Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PENSANDO O NEGRO NA SOCIEDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA COM BASE EM MÚSICAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS: DIÁLOGOS E REFLEXÕES POSSÍVEIS NO PIBID.

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, ÁFRICA, MÚSICAS Comunicação Oral (CO) GT-06: Ensino de História e formação docente
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39296
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 68
    "inscrito_id" => 152
    "titulo" => "PENSANDO O NEGRO NA SOCIEDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA COM BASE EM MÚSICAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS: DIÁLOGOS E REFLEXÕES POSSÍVEIS NO PIBID."
    "resumo" => ": O presente trabalho visa destacar o trabalho de oficina no ensino de história desenvolvida numa escola localizada em Guarabira, cidade localizada no interior e região do agreste paraibano. Esta oficina possui como objeto principal de trabalho a música, que é atualmente uma das maiores e mais influentes expressões artísticas mundiais que estão englobadas na cultura capitalista e ideológicas, ou seja, algumas possuem um propósito de divulgação de ideias, com temas relevantes no cenário atual do século XXI. Através do PIBID, esta oficina foi pensada a partir do projeto desenvolvido na escola, intitulado “A África em nós”, onde por meio da história tratamos de desconstruir a superioridade branca sob as populações africanas e afrodescendentes, buscamos além disso, entender a raiz dos preconceitos baseados na etnia e como são desenhadas as relações sociais a partir da questão étnica através das representações  de letras de músicas e clipes famosos disponíveis na internet que passaram por uma seleção prévia de conteúdo, assim gerando debates em sala de aula de reflexão tirando assim da música  seu caráter apenas de entretenimento e historicizando principalmente as letras que retratam situações atuais e que foram delineadas durante o tempo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, ÁFRICA, MÚSICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID152_22112017150403.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARDEL PEREIRA DA TRINDADE"
    "autor_nome_curto" => "JARDEL PEREIRA"
    "autor_email" => "jardelhistoriach@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39296
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 68
    "inscrito_id" => 152
    "titulo" => "PENSANDO O NEGRO NA SOCIEDADE NO ENSINO DE HISTÓRIA COM BASE EM MÚSICAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS: DIÁLOGOS E REFLEXÕES POSSÍVEIS NO PIBID."
    "resumo" => ": O presente trabalho visa destacar o trabalho de oficina no ensino de história desenvolvida numa escola localizada em Guarabira, cidade localizada no interior e região do agreste paraibano. Esta oficina possui como objeto principal de trabalho a música, que é atualmente uma das maiores e mais influentes expressões artísticas mundiais que estão englobadas na cultura capitalista e ideológicas, ou seja, algumas possuem um propósito de divulgação de ideias, com temas relevantes no cenário atual do século XXI. Através do PIBID, esta oficina foi pensada a partir do projeto desenvolvido na escola, intitulado “A África em nós”, onde por meio da história tratamos de desconstruir a superioridade branca sob as populações africanas e afrodescendentes, buscamos além disso, entender a raiz dos preconceitos baseados na etnia e como são desenhadas as relações sociais a partir da questão étnica através das representações  de letras de músicas e clipes famosos disponíveis na internet que passaram por uma seleção prévia de conteúdo, assim gerando debates em sala de aula de reflexão tirando assim da música  seu caráter apenas de entretenimento e historicizando principalmente as letras que retratam situações atuais e que foram delineadas durante o tempo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, ÁFRICA, MÚSICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID152_22112017150403.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JARDEL PEREIRA DA TRINDADE"
    "autor_nome_curto" => "JARDEL PEREIRA"
    "autor_email" => "jardelhistoriach@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

: O presente trabalho visa destacar o trabalho de oficina no ensino de história desenvolvida numa escola localizada em Guarabira, cidade localizada no interior e região do agreste paraibano. Esta oficina possui como objeto principal de trabalho a música, que é atualmente uma das maiores e mais influentes expressões artísticas mundiais que estão englobadas na cultura capitalista e ideológicas, ou seja, algumas possuem um propósito de divulgação de ideias, com temas relevantes no cenário atual do século XXI. Através do PIBID, esta oficina foi pensada a partir do projeto desenvolvido na escola, intitulado “A África em nós”, onde por meio da história tratamos de desconstruir a superioridade branca sob as populações africanas e afrodescendentes, buscamos além disso, entender a raiz dos preconceitos baseados na etnia e como são desenhadas as relações sociais a partir da questão étnica através das representações de letras de músicas e clipes famosos disponíveis na internet que passaram por uma seleção prévia de conteúdo, assim gerando debates em sala de aula de reflexão tirando assim da música seu caráter apenas de entretenimento e historicizando principalmente as letras que retratam situações atuais e que foram delineadas durante o tempo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.