Os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais possuem modos próprios de vida e múltiplas experiências pessoais e sociais, o que torna necessário reconhecer e existência de infâncias no plural e, consequentemente, a singularidade de qualquer processo escolar e sua interdependência com as características da comunidade local. É importante reconhecer, também, a necessária continuidade às experiências em torno do brincar, desenvolvidas na Educação Infantil (BNCC BRASIL, 2017, p. 182). Mesmo com o conteúdo esporte explicitado na BNCC, muitos professores de educação física, quando se deparam com a educação infantil seguem o conceito psicomotor e atentam mais para atividades onde a psicomotricidade é o foco principal.Porém temos todo suporte de conteúdos esportivos e meios de como introduzi-los tanto na Educação Infantil como no Fundamental I sem perder os focos principais desde ciclo de ensino, que é a ludicidade e a psicomotricidade. No ano de 2017 o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID foi implantado na Escola Municipal Dep. Petrônio Figueiredo que ganha incentivo e aperfeiçoamento nas aulas de Educação Física com novas estratégias de ensino e práticas educativas no Ensino Fundamental I. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de levar o aprendizado no universo da criança acerca do conteúdo atletismo, pertencente à unidade temática esportes, respeitando as características próprias da faixa etária, por meio da utilização de oficinas e prática utilizando os materiais confeccionados pelos alunos.