Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Palavra-chaves: ENSINO FUNDAMENTAL, BNCC, PIBID, ESPORTES Pôster (PO) GT-02: A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39292
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 34
    "inscrito_id" => 178
    "titulo" => "OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA."
    "resumo" => "Os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais possuem modos próprios de vida e múltiplas experiências pessoais e sociais, o que torna necessário reconhecer e existência de infâncias no plural e, consequentemente, a singularidade de qualquer processo escolar e sua interdependência com as características da comunidade local. É importante reconhecer, também, a necessária continuidade às experiências em torno do brincar, desenvolvidas na Educação Infantil (BNCC BRASIL, 2017, p. 182). Mesmo com o conteúdo esporte explicitado na BNCC, muitos professores de educação física, quando se deparam com a educação infantil seguem o conceito psicomotor e atentam mais para atividades onde a psicomotricidade é o foco principal.Porém temos todo suporte de conteúdos esportivos e meios de como introduzi-los tanto na Educação Infantil como no Fundamental I sem perder os focos principais desde ciclo de ensino, que é a ludicidade e a psicomotricidade. No ano de 2017 o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID foi implantado na Escola Municipal Dep. Petrônio Figueiredo que ganha incentivo e aperfeiçoamento nas aulas de Educação Física com novas estratégias de ensino e práticas educativas no Ensino Fundamental I. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de levar o aprendizado no universo da criança acerca do conteúdo atletismo, pertencente à unidade temática esportes, respeitando as características próprias da faixa etária, por meio da utilização de oficinas e prática utilizando os materiais confeccionados pelos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-02: A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, BNCC, PIBID, ESPORTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD4_SA2_ID178_21112017234543.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLEN CLISS CORREIRA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALLEN"
    "autor_email" => "allencliss9@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39292
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 34
    "inscrito_id" => 178
    "titulo" => "OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA."
    "resumo" => "Os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais possuem modos próprios de vida e múltiplas experiências pessoais e sociais, o que torna necessário reconhecer e existência de infâncias no plural e, consequentemente, a singularidade de qualquer processo escolar e sua interdependência com as características da comunidade local. É importante reconhecer, também, a necessária continuidade às experiências em torno do brincar, desenvolvidas na Educação Infantil (BNCC BRASIL, 2017, p. 182). Mesmo com o conteúdo esporte explicitado na BNCC, muitos professores de educação física, quando se deparam com a educação infantil seguem o conceito psicomotor e atentam mais para atividades onde a psicomotricidade é o foco principal.Porém temos todo suporte de conteúdos esportivos e meios de como introduzi-los tanto na Educação Infantil como no Fundamental I sem perder os focos principais desde ciclo de ensino, que é a ludicidade e a psicomotricidade. No ano de 2017 o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID foi implantado na Escola Municipal Dep. Petrônio Figueiredo que ganha incentivo e aperfeiçoamento nas aulas de Educação Física com novas estratégias de ensino e práticas educativas no Ensino Fundamental I. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de levar o aprendizado no universo da criança acerca do conteúdo atletismo, pertencente à unidade temática esportes, respeitando as características próprias da faixa etária, por meio da utilização de oficinas e prática utilizando os materiais confeccionados pelos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-02: A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, BNCC, PIBID, ESPORTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD4_SA2_ID178_21112017234543.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALLEN CLISS CORREIRA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALLEN"
    "autor_email" => "allencliss9@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

Os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais possuem modos próprios de vida e múltiplas experiências pessoais e sociais, o que torna necessário reconhecer e existência de infâncias no plural e, consequentemente, a singularidade de qualquer processo escolar e sua interdependência com as características da comunidade local. É importante reconhecer, também, a necessária continuidade às experiências em torno do brincar, desenvolvidas na Educação Infantil (BNCC BRASIL, 2017, p. 182). Mesmo com o conteúdo esporte explicitado na BNCC, muitos professores de educação física, quando se deparam com a educação infantil seguem o conceito psicomotor e atentam mais para atividades onde a psicomotricidade é o foco principal.Porém temos todo suporte de conteúdos esportivos e meios de como introduzi-los tanto na Educação Infantil como no Fundamental I sem perder os focos principais desde ciclo de ensino, que é a ludicidade e a psicomotricidade. No ano de 2017 o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID foi implantado na Escola Municipal Dep. Petrônio Figueiredo que ganha incentivo e aperfeiçoamento nas aulas de Educação Física com novas estratégias de ensino e práticas educativas no Ensino Fundamental I. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de levar o aprendizado no universo da criança acerca do conteúdo atletismo, pertencente à unidade temática esportes, respeitando as características próprias da faixa etária, por meio da utilização de oficinas e prática utilizando os materiais confeccionados pelos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.