O PIBID E AS ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL:
UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE UM LIVRO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39269 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 9 "inscrito_id" => 14 "titulo" => """ O PIBID E AS ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: \r\n UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE UM LIVRO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. """ "resumo" => "A experiência relatada neste trabalho foi desenvolvida pela equipe do PIBID – Subprojeto de Língua Inglesa do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba numa escola pública em Guarabira-PB nas turmas de Ensino Fundamental. A proposta de trabalho surgiu a partir da tentativa de tornar a aula de língua inglesa mais interessante para que os alunos se sentissem mais motivados para estudar, para aprender para produzir textos em língua inglesa. Com este objetivo e buscando elevar a autoestima dos educandos no sentido de revelar a capacidade que cada um possui de aprender uma nova língua, foi elaborada a proposta de trabalho com a leitura da obra Cinderella e posterior atividade de produção de um novo texto em língua inglesa a partir do uso de estratégias de tradução. O passo seguinte, foi a escolha dos personagens. Cada aluno deveria representar um dos personagens da obra, com figurino específico, para a composição do livro a partir de material fotográfico. A próxima atividade foi uma sessão fotográfica produzida na escola. Com o preparo coletivo dos figurinos, do cenário e todo o material necessário para realização das fotografias que compõem a obra Cinderella. Para encerrar as atividades do projeto, foi elaborada uma manhã de autógrafos, realizada na quadra da escola, com a presença dos pais das crianças, demais professores da instituição. No tocante aos resultados obtidos, o novo livro de Cinderella tornou-se um material interessante que não somente os alunos do projeto, como também alunos de outras turmas podem ter acesso, como também outros professores podem desenvolver atividades. E dessa forma foi possível contribuir com o enriquecimento do acervo bibliográfico da escola. Com relação a construção de uma autoimagem positiva, conseguimos, realmente, desenvolver atividades que elevaram a autoestima dos alunos, que se perceberam capazes de ler em inglês, de escrever em inglês, de se perceberem na condição de alguém que escreve um livro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08: Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, APRENDIZAGEM COLABORATIVA, RELATO DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA8_ID14_20112017134615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA PAULA COSTA CARDOSO E ANDRADE" "autor_nome_curto" => "JOANA ANDRADE" "autor_email" => "joanaandrademiguel@gmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39269 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 9 "inscrito_id" => 14 "titulo" => """ O PIBID E AS ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: \r\n UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE UM LIVRO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. """ "resumo" => "A experiência relatada neste trabalho foi desenvolvida pela equipe do PIBID – Subprojeto de Língua Inglesa do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba numa escola pública em Guarabira-PB nas turmas de Ensino Fundamental. A proposta de trabalho surgiu a partir da tentativa de tornar a aula de língua inglesa mais interessante para que os alunos se sentissem mais motivados para estudar, para aprender para produzir textos em língua inglesa. Com este objetivo e buscando elevar a autoestima dos educandos no sentido de revelar a capacidade que cada um possui de aprender uma nova língua, foi elaborada a proposta de trabalho com a leitura da obra Cinderella e posterior atividade de produção de um novo texto em língua inglesa a partir do uso de estratégias de tradução. O passo seguinte, foi a escolha dos personagens. Cada aluno deveria representar um dos personagens da obra, com figurino específico, para a composição do livro a partir de material fotográfico. A próxima atividade foi uma sessão fotográfica produzida na escola. Com o preparo coletivo dos figurinos, do cenário e todo o material necessário para realização das fotografias que compõem a obra Cinderella. Para encerrar as atividades do projeto, foi elaborada uma manhã de autógrafos, realizada na quadra da escola, com a presença dos pais das crianças, demais professores da instituição. No tocante aos resultados obtidos, o novo livro de Cinderella tornou-se um material interessante que não somente os alunos do projeto, como também alunos de outras turmas podem ter acesso, como também outros professores podem desenvolver atividades. E dessa forma foi possível contribuir com o enriquecimento do acervo bibliográfico da escola. Com relação a construção de uma autoimagem positiva, conseguimos, realmente, desenvolver atividades que elevaram a autoestima dos alunos, que se perceberam capazes de ler em inglês, de escrever em inglês, de se perceberem na condição de alguém que escreve um livro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08: Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, APRENDIZAGEM COLABORATIVA, RELATO DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA8_ID14_20112017134615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA PAULA COSTA CARDOSO E ANDRADE" "autor_nome_curto" => "JOANA ANDRADE" "autor_email" => "joanaandrademiguel@gmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }