Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O PIBID E AS ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE UM LIVRO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Palavra-chaves: PRODUÇÃO TEXTUAL, APRENDIZAGEM COLABORATIVA, RELATO DE EXPERIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT-08: Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada
0 of 0
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39269 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 9 "inscrito_id" => 14 "titulo" => """ O PIBID E AS ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: \r\n UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE UM LIVRO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. """ "resumo" => "A experiência relatada neste trabalho foi desenvolvida pela equipe do PIBID – Subprojeto de Língua Inglesa do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba numa escola pública em Guarabira-PB nas turmas de Ensino Fundamental. A proposta de trabalho surgiu a partir da tentativa de tornar a aula de língua inglesa mais interessante para que os alunos se sentissem mais motivados para estudar, para aprender para produzir textos em língua inglesa. Com este objetivo e buscando elevar a autoestima dos educandos no sentido de revelar a capacidade que cada um possui de aprender uma nova língua, foi elaborada a proposta de trabalho com a leitura da obra Cinderella e posterior atividade de produção de um novo texto em língua inglesa a partir do uso de estratégias de tradução. O passo seguinte, foi a escolha dos personagens. Cada aluno deveria representar um dos personagens da obra, com figurino específico, para a composição do livro a partir de material fotográfico. A próxima atividade foi uma sessão fotográfica produzida na escola. Com o preparo coletivo dos figurinos, do cenário e todo o material necessário para realização das fotografias que compõem a obra Cinderella. Para encerrar as atividades do projeto, foi elaborada uma manhã de autógrafos, realizada na quadra da escola, com a presença dos pais das crianças, demais professores da instituição. No tocante aos resultados obtidos, o novo livro de Cinderella tornou-se um material interessante que não somente os alunos do projeto, como também alunos de outras turmas podem ter acesso, como também outros professores podem desenvolver atividades. E dessa forma foi possível contribuir com o enriquecimento do acervo bibliográfico da escola. Com relação a construção de uma autoimagem positiva, conseguimos, realmente, desenvolver atividades que elevaram a autoestima dos alunos, que se perceberam capazes de ler em inglês, de escrever em inglês, de se perceberem na condição de alguém que escreve um livro.A experiência relatada neste trabalho foi desenvolvida pela equipe do PIBID – Subprojeto de Língua Inglesa do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08: Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, APRENDIZAGEM COLABORATIVA, RELATO DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA8_ID14_20112017134615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA PAULA COSTA CARDOSO E ANDRADE" "autor_nome_curto" => "JOANA ANDRADE" "autor_email" => "joanaandrademiguel@gmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39269 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 9 "inscrito_id" => 14 "titulo" => """ O PIBID E AS ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: \r\n UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE UM LIVRO EM LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. """ "resumo" => "A experiência relatada neste trabalho foi desenvolvida pela equipe do PIBID – Subprojeto de Língua Inglesa do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba numa escola pública em Guarabira-PB nas turmas de Ensino Fundamental. A proposta de trabalho surgiu a partir da tentativa de tornar a aula de língua inglesa mais interessante para que os alunos se sentissem mais motivados para estudar, para aprender para produzir textos em língua inglesa. Com este objetivo e buscando elevar a autoestima dos educandos no sentido de revelar a capacidade que cada um possui de aprender uma nova língua, foi elaborada a proposta de trabalho com a leitura da obra Cinderella e posterior atividade de produção de um novo texto em língua inglesa a partir do uso de estratégias de tradução. O passo seguinte, foi a escolha dos personagens. Cada aluno deveria representar um dos personagens da obra, com figurino específico, para a composição do livro a partir de material fotográfico. A próxima atividade foi uma sessão fotográfica produzida na escola. Com o preparo coletivo dos figurinos, do cenário e todo o material necessário para realização das fotografias que compõem a obra Cinderella. Para encerrar as atividades do projeto, foi elaborada uma manhã de autógrafos, realizada na quadra da escola, com a presença dos pais das crianças, demais professores da instituição. No tocante aos resultados obtidos, o novo livro de Cinderella tornou-se um material interessante que não somente os alunos do projeto, como também alunos de outras turmas podem ter acesso, como também outros professores podem desenvolver atividades. E dessa forma foi possível contribuir com o enriquecimento do acervo bibliográfico da escola. Com relação a construção de uma autoimagem positiva, conseguimos, realmente, desenvolver atividades que elevaram a autoestima dos alunos, que se perceberam capazes de ler em inglês, de escrever em inglês, de se perceberem na condição de alguém que escreve um livro.A experiência relatada neste trabalho foi desenvolvida pela equipe do PIBID – Subprojeto de Língua Inglesa do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08: Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, APRENDIZAGEM COLABORATIVA, RELATO DE EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA8_ID14_20112017134615.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA PAULA COSTA CARDOSO E ANDRADE" "autor_nome_curto" => "JOANA ANDRADE" "autor_email" => "joanaandrademiguel@gmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

A experiência relatada neste trabalho foi desenvolvida pela equipe do PIBID – Subprojeto de Língua Inglesa do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba numa escola pública em Guarabira-PB nas turmas de Ensino Fundamental. A proposta de trabalho surgiu a partir da tentativa de tornar a aula de língua inglesa mais interessante para que os alunos se sentissem mais motivados para estudar, para aprender para produzir textos em língua inglesa. Com este objetivo e buscando elevar a autoestima dos educandos no sentido de revelar a capacidade que cada um possui de aprender uma nova língua, foi elaborada a proposta de trabalho com a leitura da obra Cinderella e posterior atividade de produção de um novo texto em língua inglesa a partir do uso de estratégias de tradução. O passo seguinte, foi a escolha dos personagens. Cada aluno deveria representar um dos personagens da obra, com figurino específico, para a composição do livro a partir de material fotográfico. A próxima atividade foi uma sessão fotográfica produzida na escola. Com o preparo coletivo dos figurinos, do cenário e todo o material necessário para realização das fotografias que compõem a obra Cinderella. Para encerrar as atividades do projeto, foi elaborada uma manhã de autógrafos, realizada na quadra da escola, com a presença dos pais das crianças, demais professores da instituição. No tocante aos resultados obtidos, o novo livro de Cinderella tornou-se um material interessante que não somente os alunos do projeto, como também alunos de outras turmas podem ter acesso, como também outros professores podem desenvolver atividades. E dessa forma foi possível contribuir com o enriquecimento do acervo bibliográfico da escola. Com relação a construção de uma autoimagem positiva, conseguimos, realmente, desenvolver atividades que elevaram a autoestima dos alunos, que se perceberam capazes de ler em inglês, de escrever em inglês, de se perceberem na condição de alguém que escreve um livro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.