A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39144 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 96 "inscrito_id" => 355 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "Tendo em vista a importância da leitura e interpretação nas aulas de Geografia na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), este trabalho tem como objetivo mostrar a relevância da leitura e da interpretação para a compreensão dos conteúdos vistos em sala de aula, uma vez que os conteúdos da disciplina de Geografia necessitem de uma atenção maior para a interpretação dos fatos e fenômenos, fazendo-se necessário a leitura. A aula abordada foi uma produção de cartazes com base em conteúdos estudados anteriormente em sala de aula. Esta atividade foi realizada em turmas de 3° ano, sendo na modalidade EJA, os ciclos VII e VII.1 da Escola Cidadã Integral “Prof. José Soares de Carvalho”, localizada no município de Guarabira-PB, onde o PIBID/GEOGRAFIA esta presente, contribuindo para a qualidade das aulas de Geografia das turmas EJA. A realização deste estudo pauta-se em leituras de autores que tratam a respeito do tema, dentre eles: Araújo (2016), Belesk (2010), Machado (2012); e no relato de experiência de uma produção de cartazes realizada nas turmas supracitadas, durante o 3° bimestre do ano letivo de 2017. Como resultado, foi possível constatar que é extremamente importante realizar atividades que possibilitem incentivar a leitura e a interpretação dos alunos proporcionando assim as possibilidades de maior interatividade entre os alunos e a interpretação dos fatos apresentados em sala e a sua volta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "LEITURA, INTERPRETAÇÃO, EJA, AULA DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA13_ID355_22112017231807.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICA CABRAL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ERICA" "autor_email" => "ericabral18@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39144 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 96 "inscrito_id" => 355 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E INTERPRETAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "Tendo em vista a importância da leitura e interpretação nas aulas de Geografia na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), este trabalho tem como objetivo mostrar a relevância da leitura e da interpretação para a compreensão dos conteúdos vistos em sala de aula, uma vez que os conteúdos da disciplina de Geografia necessitem de uma atenção maior para a interpretação dos fatos e fenômenos, fazendo-se necessário a leitura. A aula abordada foi uma produção de cartazes com base em conteúdos estudados anteriormente em sala de aula. Esta atividade foi realizada em turmas de 3° ano, sendo na modalidade EJA, os ciclos VII e VII.1 da Escola Cidadã Integral “Prof. José Soares de Carvalho”, localizada no município de Guarabira-PB, onde o PIBID/GEOGRAFIA esta presente, contribuindo para a qualidade das aulas de Geografia das turmas EJA. A realização deste estudo pauta-se em leituras de autores que tratam a respeito do tema, dentre eles: Araújo (2016), Belesk (2010), Machado (2012); e no relato de experiência de uma produção de cartazes realizada nas turmas supracitadas, durante o 3° bimestre do ano letivo de 2017. Como resultado, foi possível constatar que é extremamente importante realizar atividades que possibilitem incentivar a leitura e a interpretação dos alunos proporcionando assim as possibilidades de maior interatividade entre os alunos e a interpretação dos fatos apresentados em sala e a sua volta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "LEITURA, INTERPRETAÇÃO, EJA, AULA DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA13_ID355_22112017231807.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICA CABRAL DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ERICA" "autor_email" => "ericabral18@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }