Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A TECNOLOGIA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA.

Palavra-chaves: TECNOLOGIA, GÊNERO TEXTUAL DIGITAL, LÍNGUA INGLESA, EJA Comunicação Oral (CO) GT-13: Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39164
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 159
    "inscrito_id" => 505
    "titulo" => "A TECNOLOGIA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA."
    "resumo" => "O ensino de Língua Inglesa, quando está sincronizado com a realidade social do aluno, facilita a inserção dos discentes às práticas sociais em que exigem conhecimento de língua estrangeira. A inserção dos gêneros textuais e digitais têm ganhado espaço nas orientações pedagógicas sugeridas em documentos oficiais como nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio -  OCEM (BRASIL, 2006) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN  (BRASIL, 1998). Investidos dessa teorização focamos nosso trabalho na inserção de gêneros textuais digitais na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Assim, o objetivo geral da nossa pesquisa foi analisar uma experiência de ensino (estágio) focada no uso de uma sequência didática, junto a estudantes da EJA, de uma escola pública de Campina Grande. Como objetivos específicos, buscamos analisar as dificuldades na leitura dos textos de língua inglesa, em especial os que circulam do meio virtual, por parte dos discentes e intervir com a sequência didática, buscando minimizar as dificuldades de leitura. Para isso, abordamos os resultados de algumas atividades realizadas através da sequência didática e analisamos as possíveis progressões da habilidade de leitura dos discentes. Nossa sequência foi desenvolvida através do estágio supervisionado II, que aconteceu na  Escola Municipal de Ensino Fundamental Lions Prata, na Cidade de Campina Grande-PB. Nossas aulas foram desenvolvidas na turma do 6º ano, modalidade EJA.  Como subsídio teórico, além dos  documentos oficiais citados nos respaldamos em autores como Freire (1989) Holden (2009), Marcuschi (2004/2008), entre outros"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13: Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, GÊNERO TEXTUAL DIGITAL, LÍNGUA INGLESA, EJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA13_ID505_29112017003642.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMÓS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AMÓS"
    "autor_email" => "amos.santos.silva@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39164
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 159
    "inscrito_id" => 505
    "titulo" => "A TECNOLOGIA E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA."
    "resumo" => "O ensino de Língua Inglesa, quando está sincronizado com a realidade social do aluno, facilita a inserção dos discentes às práticas sociais em que exigem conhecimento de língua estrangeira. A inserção dos gêneros textuais e digitais têm ganhado espaço nas orientações pedagógicas sugeridas em documentos oficiais como nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio -  OCEM (BRASIL, 2006) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN  (BRASIL, 1998). Investidos dessa teorização focamos nosso trabalho na inserção de gêneros textuais digitais na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Assim, o objetivo geral da nossa pesquisa foi analisar uma experiência de ensino (estágio) focada no uso de uma sequência didática, junto a estudantes da EJA, de uma escola pública de Campina Grande. Como objetivos específicos, buscamos analisar as dificuldades na leitura dos textos de língua inglesa, em especial os que circulam do meio virtual, por parte dos discentes e intervir com a sequência didática, buscando minimizar as dificuldades de leitura. Para isso, abordamos os resultados de algumas atividades realizadas através da sequência didática e analisamos as possíveis progressões da habilidade de leitura dos discentes. Nossa sequência foi desenvolvida através do estágio supervisionado II, que aconteceu na  Escola Municipal de Ensino Fundamental Lions Prata, na Cidade de Campina Grande-PB. Nossas aulas foram desenvolvidas na turma do 6º ano, modalidade EJA.  Como subsídio teórico, além dos  documentos oficiais citados nos respaldamos em autores como Freire (1989) Holden (2009), Marcuschi (2004/2008), entre outros"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13: Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, GÊNERO TEXTUAL DIGITAL, LÍNGUA INGLESA, EJA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA13_ID505_29112017003642.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMÓS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AMÓS"
    "autor_email" => "amos.santos.silva@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino de Língua Inglesa, quando está sincronizado com a realidade social do aluno, facilita a inserção dos discentes às práticas sociais em que exigem conhecimento de língua estrangeira. A inserção dos gêneros textuais e digitais têm ganhado espaço nas orientações pedagógicas sugeridas em documentos oficiais como nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio - OCEM (BRASIL, 2006) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998). Investidos dessa teorização focamos nosso trabalho na inserção de gêneros textuais digitais na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Assim, o objetivo geral da nossa pesquisa foi analisar uma experiência de ensino (estágio) focada no uso de uma sequência didática, junto a estudantes da EJA, de uma escola pública de Campina Grande. Como objetivos específicos, buscamos analisar as dificuldades na leitura dos textos de língua inglesa, em especial os que circulam do meio virtual, por parte dos discentes e intervir com a sequência didática, buscando minimizar as dificuldades de leitura. Para isso, abordamos os resultados de algumas atividades realizadas através da sequência didática e analisamos as possíveis progressões da habilidade de leitura dos discentes. Nossa sequência foi desenvolvida através do estágio supervisionado II, que aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lions Prata, na Cidade de Campina Grande-PB. Nossas aulas foram desenvolvidas na turma do 6º ano, modalidade EJA. Como subsídio teórico, além dos documentos oficiais citados nos respaldamos em autores como Freire (1989) Holden (2009), Marcuschi (2004/2008), entre outros

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.