PERSONAGENS NEGROS NA LITERATURA INFANTO- JUVENIL: ENTRE A REPRESSÃO E A VALORIZAÇÃO IDENTITÁRIA
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39300 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 167 "inscrito_id" => 503 "titulo" => "PERSONAGENS NEGROS NA LITERATURA INFANTO- JUVENIL: ENTRE A REPRESSÃO E A VALORIZAÇÃO IDENTITÁRIA" "resumo" => "Nas literaturas infanto-juvenis afro-brasileiras, o tema da identidade é onipresente mesmo quando não expressamente nomeado. Eventos como o passado colonial, a escravidão, o tráfico negreiro, a dominação estrangeira e a etinicidade de cada um, penetram ou estão latentes em todas as relações humanas e em todas as decisões particulares e políticas. Partindo dessa perspectiva, temos a identidade como a concordância ou a ligação do indivíduo entre ele mesmo e a sociedade. Apesar da Lei 10.639/2003 e 11.645/2008 que estabelecem a importância de se trabalhar a cultura negra nos seu mais variados aspectos, percebemos que ainda há um longocaminho a ser percorrido. Destacar a importância da inclusão da temática da cultura afro-brasileira nas escolas ainda é um grande desafio. Por isso, cabe aos educadores usar as estratégias necessárias para abordar a importância do negro em nossa sociedade de forma significativa. Dessa forma, O presente artigo discute a posição de duas obras da literatura infanto-juvenil. Uma dos anos 90, Tonico e Carniça de José Rezende Filho e Assis Brasil e outra contemporânea Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado. As obras mostram a presença de estereótipos da cultura branca dominante, atrelados às várias formas de resistência e afirmação identitária. Em um primeiro momento, apresentaremos a condição negra como objeto em uma visão distanciada e reprimida de grupos historicamente desfavorecidos e marginalizados, encontrando-se em posição de extrema violência, vulnerabilidade e impossibilidade de resgatar uma identidade positiva para almejar um futuro promissor. Em um segundo momento, apresentaremos uma obra com uma visão renovada reivindicando a diferença, preenchendo lacunas, denunciando a discriminação e desconstruindo estereótipos. A compreensão dessas obras é de suma importância para combater a discriminação racial, sobretudo pela possibilidade de abrir caminhos e espaços diversificados para a afirmação, via literatura, de uma identidade coletiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTO-JUVENIL, RESISTÊNCIA, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID503_29112017115554.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALCÊMIA FREIRE MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "VALCÊMIA" "autor_email" => "valcemiafmonteiro@yahoo.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39300 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 167 "inscrito_id" => 503 "titulo" => "PERSONAGENS NEGROS NA LITERATURA INFANTO- JUVENIL: ENTRE A REPRESSÃO E A VALORIZAÇÃO IDENTITÁRIA" "resumo" => "Nas literaturas infanto-juvenis afro-brasileiras, o tema da identidade é onipresente mesmo quando não expressamente nomeado. Eventos como o passado colonial, a escravidão, o tráfico negreiro, a dominação estrangeira e a etinicidade de cada um, penetram ou estão latentes em todas as relações humanas e em todas as decisões particulares e políticas. Partindo dessa perspectiva, temos a identidade como a concordância ou a ligação do indivíduo entre ele mesmo e a sociedade. Apesar da Lei 10.639/2003 e 11.645/2008 que estabelecem a importância de se trabalhar a cultura negra nos seu mais variados aspectos, percebemos que ainda há um longocaminho a ser percorrido. Destacar a importância da inclusão da temática da cultura afro-brasileira nas escolas ainda é um grande desafio. Por isso, cabe aos educadores usar as estratégias necessárias para abordar a importância do negro em nossa sociedade de forma significativa. Dessa forma, O presente artigo discute a posição de duas obras da literatura infanto-juvenil. Uma dos anos 90, Tonico e Carniça de José Rezende Filho e Assis Brasil e outra contemporânea Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado. As obras mostram a presença de estereótipos da cultura branca dominante, atrelados às várias formas de resistência e afirmação identitária. Em um primeiro momento, apresentaremos a condição negra como objeto em uma visão distanciada e reprimida de grupos historicamente desfavorecidos e marginalizados, encontrando-se em posição de extrema violência, vulnerabilidade e impossibilidade de resgatar uma identidade positiva para almejar um futuro promissor. Em um segundo momento, apresentaremos uma obra com uma visão renovada reivindicando a diferença, preenchendo lacunas, denunciando a discriminação e desconstruindo estereótipos. A compreensão dessas obras é de suma importância para combater a discriminação racial, sobretudo pela possibilidade de abrir caminhos e espaços diversificados para a afirmação, via literatura, de uma identidade coletiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTO-JUVENIL, RESISTÊNCIA, IDENTIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID503_29112017115554.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALCÊMIA FREIRE MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "VALCÊMIA" "autor_email" => "valcemiafmonteiro@yahoo.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }