As unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS), tomam como base um conjunto de teorias de aprendizagem que tem como objetivo de promover um ensino com base na aprendizagem significativa. O seu planejamento e execução, tem contribuído para melhorar a abordagem do ensino tradicional (aprendizagem mecânica), ainda muito empregado no Ensino de Química em muitas escolas da educação básica. Pensando nestas questões, o presente trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar quais os conceitos assimilados pelos estudantes a partir da aplicação de uma UEPS para o estudo das reações orgânicas, tendo como tema gerador, a conscientização do descarte inadequado do óleo vegetal, buscando verificar se houve indícios de aprendizagem significativa nos estudantes a partir da proposta executada. O estudo de caracteriza como uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. O público alvo foi uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados os mapas conceituais como ferramentas para avaliar indícios de aprendizagem significativa. Os resultados revelam que os estudantes conseguiram assimilar uma quantidade significativa de conceitos em suas estruturas cognitivas, apresentando dificuldades de organizar as ideias no mapa, a partir do uso de elementos que o compõe. Desta forma, espera-se que este tipo de proposta e recurso avaliativo, seja mais explorado nas aulas de Química, oportunizando melhorias na aprendizagem dos alunos.