APRESENTAÇÃO DO VERBO GUSTAR EM LIVROS DIDÁTICOS, GRAMÁTICAS E PELA REAL ACADEMIA ESPANHOLA
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39177 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 43 "inscrito_id" => 273 "titulo" => "APRESENTAÇÃO DO VERBO GUSTAR EM LIVROS DIDÁTICOS, GRAMÁTICAS E PELA REAL ACADEMIA ESPANHOLA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é demonstrar de que maneira o verbo Gustar em espanhol vem sendo apresentado e estudado em algumas gramáticas e livros didáticos. Realizaremos uma análise contrastiva para apresentarmos o uso e forma do verbo Gostar (em português), bem como uso e forma do verbo Gustar (em espanhol). Visamos a mostrar, especificamente, como o verbo Gustar é apresentado de forma simplificada em livros didáticos como Cercanía joven, Coimbra; Chaves & Barcia (2015), livro editado no Brasil; Gente Joven 1, Alonso: Martínez & Sans (2013), livro editado na Espanha; nas gramáticas como: Gramática básica del estudiante de español, Raya et. al, editada na Espanha e Gramática y práctica de español para brasileños, Fanjul (2013) et. al, editada no Brasil. Após analisarmos os livros citados, demonstraremos como este verbo é apresentado pela Real Academia Espanhola (RAE), na tentativa de esclarecermos pontos importantes relacionados à forma e ao uso do referido verbo. Diante da ausência de regras relevantes, nas gramáticas e livros didáticos citados, sobre algumas formas e usos do verbo Gustar, pretendemos esclarecer como ocorrem estes usos, baseando-nos na Real Academia Espanhola. Para nossa análise, levaremos em conta os seguintes critérios: como os livros didáticos e gramáticas escolhidos para nosso trabalho apresentam a conjugação do verbo Gustar; como, e se, neste material selecionado, é apresentada alguma relação estabelecida entre os verbos Gustar (espanhol) e Gostar (português); Como, e se, estes livros e gramáticas, apresentam o uso GUSTAR + DE; e, como, e se, o verbo gustar é apresentado conjugado em outros tempos, além do presente. Nosso embasamento teórico está pautado na Real Academia Espanhola, nos livros didáticos e gramáticas relacionados e no artigo Me, gustas, te gustas, nos gustamos: outros olhares sobre o verbo gustar (2014), de Barros et. al." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07: Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "VERBO GUSTAR, LIVROS DIDÁTICOS/GRAMÁTICAS, REAL ACADEMIA ESPANHOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA7_ID273_22112017015521.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA PATRÍCIA RIBEIRO SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA PATRÍCIA" "autor_email" => "nandapatricia9@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39177 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 43 "inscrito_id" => 273 "titulo" => "APRESENTAÇÃO DO VERBO GUSTAR EM LIVROS DIDÁTICOS, GRAMÁTICAS E PELA REAL ACADEMIA ESPANHOLA" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é demonstrar de que maneira o verbo Gustar em espanhol vem sendo apresentado e estudado em algumas gramáticas e livros didáticos. Realizaremos uma análise contrastiva para apresentarmos o uso e forma do verbo Gostar (em português), bem como uso e forma do verbo Gustar (em espanhol). Visamos a mostrar, especificamente, como o verbo Gustar é apresentado de forma simplificada em livros didáticos como Cercanía joven, Coimbra; Chaves & Barcia (2015), livro editado no Brasil; Gente Joven 1, Alonso: Martínez & Sans (2013), livro editado na Espanha; nas gramáticas como: Gramática básica del estudiante de español, Raya et. al, editada na Espanha e Gramática y práctica de español para brasileños, Fanjul (2013) et. al, editada no Brasil. Após analisarmos os livros citados, demonstraremos como este verbo é apresentado pela Real Academia Espanhola (RAE), na tentativa de esclarecermos pontos importantes relacionados à forma e ao uso do referido verbo. Diante da ausência de regras relevantes, nas gramáticas e livros didáticos citados, sobre algumas formas e usos do verbo Gustar, pretendemos esclarecer como ocorrem estes usos, baseando-nos na Real Academia Espanhola. Para nossa análise, levaremos em conta os seguintes critérios: como os livros didáticos e gramáticas escolhidos para nosso trabalho apresentam a conjugação do verbo Gustar; como, e se, neste material selecionado, é apresentada alguma relação estabelecida entre os verbos Gustar (espanhol) e Gostar (português); Como, e se, estes livros e gramáticas, apresentam o uso GUSTAR + DE; e, como, e se, o verbo gustar é apresentado conjugado em outros tempos, além do presente. Nosso embasamento teórico está pautado na Real Academia Espanhola, nos livros didáticos e gramáticas relacionados e no artigo Me, gustas, te gustas, nos gustamos: outros olhares sobre o verbo gustar (2014), de Barros et. al." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07: Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "VERBO GUSTAR, LIVROS DIDÁTICOS/GRAMÁTICAS, REAL ACADEMIA ESPANHOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA7_ID273_22112017015521.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA PATRÍCIA RIBEIRO SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA PATRÍCIA" "autor_email" => "nandapatricia9@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }