SOUSA, Renan Henrique Beserra De et al.. O lúdico nas escolas do campo. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3929>. Acesso em: 20/11/2024 08:49
Com a finalidade de fortalecer espaços de educação lúdica existente dentro e fora da escola, o presente trabalho tem por objetivo apresentar o lúdico como ferramenta pedagógica e a importância da ludicidade no processo ensino/aprendizagem nas escolas do campo no povoado Brejo da Conceição, no município de Currais, estado do Piauí. O trabalho foi desenvolvido em duas turmas de ensino fundamental usando o método participativo. Foi realizada uma entrevista com uma professora. A participação das crianças e da comunidade com as brincadeiras e os brinquedos feitos por elas, mostraram seu conhecimento em relação à natureza. A entrevista com a professora revelou que há conexão entre o saber docente e o atual cenário educacional da comunidade mostrando interesse em inserir novas metodologias em sua prática pedagógica. A educação lúdica ajuda e influencia na formação do educando, assim, pode-se dizer que o lúdico é um grande laboratório que merece atenção de todos.