O USO DAS FÁBULAS NO COTIDIANO DA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ESPANHOL
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39283 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 174 "inscrito_id" => 72 "titulo" => "O USO DAS FÁBULAS NO COTIDIANO DA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ESPANHOL" "resumo" => "O presente trabalho irá abordar a relevância do uso da fábula nas aulas de espanhol como uma ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho também tem o foco de incentivar e auxiliar os docentes a trazerem mais leitura para dentro do ambiente escolar, de maneira que contribua no desenvolvimento das convicções morais e éticas dos educandos do ensino médio. A fábula como gênero perpassou por milênios encantando pessoas das mais diversas idades, religiões, culturas, etnias, raças, etc., apresentando exemplares como as fábulas de Esopo que foram traduzidas e repassadas de uma geração a outra por séculos permanecendo vivas até hoje. Primeiramente o trabalho apresenta alguns aspectos do gênero fábula, como seu caráter mitológico, que leva o leitor a ativar seu imaginário e seu caráter denunciativo, já que se trata de um gênero que pode apresentar críticas camufladas a questões sociais. Logo após é realizada uma análise de alguns documentos oficiais que falam sobre algumas orientações sobre como se deve realizar o ensino de línguas estrangeiras, esses documentos são: As Orientações curriculares para o Ensino Médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Logo após é realizado um relato de experiência a partir de algumas vivências realizadas no PIBID/UEPB- Espanhol, quando os autores apresentam como trabalharam as fábulas em sala. As fábulas utilizadas foram A cigarra e a formiga de La Fontaine e La hormiga buena de Monteiro Lobato. Para aula é utilizada uma tradução da fábula “A formiga boa” de Monteiro Lobato, pois trata-se de um autor conhecido e compartilha várias características e concepções culturais com os alunos proporcionando assim uma aproximação entre a obra do autor e os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07: Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "ENSINO, FÁBULAS, DESENVOLVIMENTO, AMBIENTE ESCOLAR, AMBIENTE ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA7_ID72_29112017160454.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA BATISTA REINALDO" "autor_nome_curto" => "TATIANA BATISTA" "autor_email" => "tati.batista4@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39283 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 174 "inscrito_id" => 72 "titulo" => "O USO DAS FÁBULAS NO COTIDIANO DA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ESPANHOL" "resumo" => "O presente trabalho irá abordar a relevância do uso da fábula nas aulas de espanhol como uma ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho também tem o foco de incentivar e auxiliar os docentes a trazerem mais leitura para dentro do ambiente escolar, de maneira que contribua no desenvolvimento das convicções morais e éticas dos educandos do ensino médio. A fábula como gênero perpassou por milênios encantando pessoas das mais diversas idades, religiões, culturas, etnias, raças, etc., apresentando exemplares como as fábulas de Esopo que foram traduzidas e repassadas de uma geração a outra por séculos permanecendo vivas até hoje. Primeiramente o trabalho apresenta alguns aspectos do gênero fábula, como seu caráter mitológico, que leva o leitor a ativar seu imaginário e seu caráter denunciativo, já que se trata de um gênero que pode apresentar críticas camufladas a questões sociais. Logo após é realizada uma análise de alguns documentos oficiais que falam sobre algumas orientações sobre como se deve realizar o ensino de línguas estrangeiras, esses documentos são: As Orientações curriculares para o Ensino Médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Logo após é realizado um relato de experiência a partir de algumas vivências realizadas no PIBID/UEPB- Espanhol, quando os autores apresentam como trabalharam as fábulas em sala. As fábulas utilizadas foram A cigarra e a formiga de La Fontaine e La hormiga buena de Monteiro Lobato. Para aula é utilizada uma tradução da fábula “A formiga boa” de Monteiro Lobato, pois trata-se de um autor conhecido e compartilha várias características e concepções culturais com os alunos proporcionando assim uma aproximação entre a obra do autor e os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-07: Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "ENSINO, FÁBULAS, DESENVOLVIMENTO, AMBIENTE ESCOLAR, AMBIENTE ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA7_ID72_29112017160454.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA BATISTA REINALDO" "autor_nome_curto" => "TATIANA BATISTA" "autor_email" => "tati.batista4@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }