Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O TEATRO DE FANTOCHES E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS NAS AULAS EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, RECURSOS DIDÁTICOS, DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS, PIBID Comunicação Oral (CO) GT-02: A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores
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Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

No âmbito escolar a Educação Física tem em suas mãos o poder de transformar realidades que vão desde a própria percepção de questões educacionais até questões ligadas a vida dos seus alunos, para isto, é preciso que haja um equilíbrio em relação aos conteúdos ministrados pelos professores, nos quais, o direito do aluno de aprender não seja violado. A transformação de pensamentos e atitudes dos alunos são frutos de uma boa seleção de conteúdos e de um bom planejamento, e para que isso aconteça, as aulas de Educação Física precisam ser fundamentadas seguindo as vertentes de objetivos (conceituais, procedimentais e atitudinais) perpassando, assim, por todos os conteúdos de forma associada, com o intuito de alcançar os seus objetivos de aprendizagem. A escolha dos recursos didáticos para a aplicação destes conteúdos se faz necessário para tonar o processo de ensino-aprendizagem mais rico e de fácil entendimento. Desta forma, o uso do teatro de fantoches e da contação de história para trabalhar os conteúdos conceituais e atitudinais, permitiu que o conhecimento fosse construído de forma mais lúdica e descontraída, dando vez ao imaginário do alunado. Metodologia: O trabalho com o teatro de fantoches foi realizado na Escola Municipal Deputado Petrônio Figueiredo com alunos do Ensino Infantil e Fundamental I - Pré I e II, 1° e 2° ano, com faixas etárias de 4 anos a 6 anos e de 6 anos a 8 anos, durante a execução do “Projeto Dançando com o meio ambiente”. Essa atuação se deu a partir do PIBID-Educação Física sob a supervisão da professora de Educação Física da escola. A escola já provia de vários fantoches, de forma que não foi necessária a produção dos mesmos. Ao escolher os fantoches, procurávamos escolher aqueles que tinham características diferentes uns dos outros, para tentar representar a diversidade entre os alunos. Eram montados roteiros para abordar os temas desejados naquela aula, e os fantoches eram manipulados pelos próprios bolsistas. A participação dos alunos acontecia através de perguntas que eram lançadas a eles a respeito do tema trabalhado. Resultados: A partir da aplicação desta estratégia durante o desenvolvimento do projeto, foi possível perceber que o trabalho com fantoche se fez eficiente para atingir a demanda dos objetivos conceituais e atitudinais, indo de encontro àqueles pré-estabelecidos. Estas constatações se davam a partir de atividades onde os alunos tinham a oportunidade de se expressar, como o desenho e a mímica. Conclusão: Esses resultados mostram o quanto é importante a experimentação e a renovação de nossos olhares a respeito das práticas empregadas com nossos alunos, e o quão gratificante é a confirmação de que através de nossa ajuda, esses alunos estão conseguindo entender as diversas possibilidades que a Educação Física pode os proporcionar, contribuindo assim para o desenvolvimento físico e cognitivo a partir da educação infantil.

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