O TEATRO DE FANTOCHES E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS NAS AULAS EDUCAÇÃO FÍSICA
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39274 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 28 "inscrito_id" => 5 "titulo" => "O TEATRO DE FANTOCHES E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS NAS AULAS EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "No âmbito escolar a Educação Física tem em suas mãos o poder de transformar realidades que vão desde a própria percepção de questões educacionais até questões ligadas a vida dos seus alunos, para isto, é preciso que haja um equilíbrio em relação aos conteúdos ministrados pelos professores, nos quais, o direito do aluno de aprender não seja violado. A transformação de pensamentos e atitudes dos alunos são frutos de uma boa seleção de conteúdos e de um bom planejamento, e para que isso aconteça, as aulas de Educação Física precisam ser fundamentadas seguindo as vertentes de objetivos (conceituais, procedimentais e atitudinais) perpassando, assim, por todos os conteúdos de forma associada, com o intuito de alcançar os seus objetivos de aprendizagem. A escolha dos recursos didáticos para a aplicação destes conteúdos se faz necessário para tonar o processo de ensino-aprendizagem mais rico e de fácil entendimento. Desta forma, o uso do teatro de fantoches e da contação de história para trabalhar os conteúdos conceituais e atitudinais, permitiu que o conhecimento fosse construído de forma mais lúdica e descontraída, dando vez ao imaginário do alunado. Metodologia: O trabalho com o teatro de fantoches foi realizado na Escola Municipal Deputado Petrônio Figueiredo com alunos do Ensino Infantil e Fundamental I - Pré I e II, 1° e 2° ano, com faixas etárias de 4 anos a 6 anos e de 6 anos a 8 anos, durante a execução do “Projeto Dançando com o meio ambiente”. Essa atuação se deu a partir do PIBID-Educação Física sob a supervisão da professora de Educação Física da escola. A escola já provia de vários fantoches, de forma que não foi necessária a produção dos mesmos. Ao escolher os fantoches, procurávamos escolher aqueles que tinham características diferentes uns dos outros, para tentar representar a diversidade entre os alunos. Eram montados roteiros para abordar os temas desejados naquela aula, e os fantoches eram manipulados pelos próprios bolsistas. A participação dos alunos acontecia através de perguntas que eram lançadas a eles a respeito do tema trabalhado. Resultados: A partir da aplicação desta estratégia durante o desenvolvimento do projeto, foi possível perceber que o trabalho com fantoche se fez eficiente para atingir a demanda dos objetivos conceituais e atitudinais, indo de encontro àqueles pré-estabelecidos. Estas constatações se davam a partir de atividades onde os alunos tinham a oportunidade de se expressar, como o desenho e a mímica. Conclusão: Esses resultados mostram o quanto é importante a experimentação e a renovação de nossos olhares a respeito das práticas empregadas com nossos alunos, e o quão gratificante é a confirmação de que através de nossa ajuda, esses alunos estão conseguindo entender as diversas possibilidades que a Educação Física pode os proporcionar, contribuindo assim para o desenvolvimento físico e cognitivo a partir da educação infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, RECURSOS DIDÁTICOS, DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA2_ID5_21112017220331.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA LUCIANA DE MACENA" "autor_nome_curto" => "ROBERTA" "autor_email" => "robertamacena@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39274 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 28 "inscrito_id" => 5 "titulo" => "O TEATRO DE FANTOCHES E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS NAS AULAS EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "No âmbito escolar a Educação Física tem em suas mãos o poder de transformar realidades que vão desde a própria percepção de questões educacionais até questões ligadas a vida dos seus alunos, para isto, é preciso que haja um equilíbrio em relação aos conteúdos ministrados pelos professores, nos quais, o direito do aluno de aprender não seja violado. A transformação de pensamentos e atitudes dos alunos são frutos de uma boa seleção de conteúdos e de um bom planejamento, e para que isso aconteça, as aulas de Educação Física precisam ser fundamentadas seguindo as vertentes de objetivos (conceituais, procedimentais e atitudinais) perpassando, assim, por todos os conteúdos de forma associada, com o intuito de alcançar os seus objetivos de aprendizagem. A escolha dos recursos didáticos para a aplicação destes conteúdos se faz necessário para tonar o processo de ensino-aprendizagem mais rico e de fácil entendimento. Desta forma, o uso do teatro de fantoches e da contação de história para trabalhar os conteúdos conceituais e atitudinais, permitiu que o conhecimento fosse construído de forma mais lúdica e descontraída, dando vez ao imaginário do alunado. Metodologia: O trabalho com o teatro de fantoches foi realizado na Escola Municipal Deputado Petrônio Figueiredo com alunos do Ensino Infantil e Fundamental I - Pré I e II, 1° e 2° ano, com faixas etárias de 4 anos a 6 anos e de 6 anos a 8 anos, durante a execução do “Projeto Dançando com o meio ambiente”. Essa atuação se deu a partir do PIBID-Educação Física sob a supervisão da professora de Educação Física da escola. A escola já provia de vários fantoches, de forma que não foi necessária a produção dos mesmos. Ao escolher os fantoches, procurávamos escolher aqueles que tinham características diferentes uns dos outros, para tentar representar a diversidade entre os alunos. Eram montados roteiros para abordar os temas desejados naquela aula, e os fantoches eram manipulados pelos próprios bolsistas. A participação dos alunos acontecia através de perguntas que eram lançadas a eles a respeito do tema trabalhado. Resultados: A partir da aplicação desta estratégia durante o desenvolvimento do projeto, foi possível perceber que o trabalho com fantoche se fez eficiente para atingir a demanda dos objetivos conceituais e atitudinais, indo de encontro àqueles pré-estabelecidos. Estas constatações se davam a partir de atividades onde os alunos tinham a oportunidade de se expressar, como o desenho e a mímica. Conclusão: Esses resultados mostram o quanto é importante a experimentação e a renovação de nossos olhares a respeito das práticas empregadas com nossos alunos, e o quão gratificante é a confirmação de que através de nossa ajuda, esses alunos estão conseguindo entender as diversas possibilidades que a Educação Física pode os proporcionar, contribuindo assim para o desenvolvimento físico e cognitivo a partir da educação infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02: A Educação Física no cenário brasileiro: desafios e avanços na formação de professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, RECURSOS DIDÁTICOS, DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA2_ID5_21112017220331.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA LUCIANA DE MACENA" "autor_nome_curto" => "ROBERTA" "autor_email" => "robertamacena@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }