A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A MATEMÁTICA
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39168 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 13 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A MATEMÁTICA" "resumo" => "Quando se refere ao ensino de Matemática, analisa-se que é indispensável à existência de um laboratório nas escolas para que professores possam trabalhar seus experimentos, o que não é verdadeiro, pode-se trabalhar em outros espaços como a sala de aula, por exemplo. Neste trabalho iniciamos uma reflexão e possíveis alterações no processo ensino aprendizagem da Matemática na E. E. E. M. João de Oliveira Chaves, localizada no Município de Monteiro-PB, na turma do 2° ano do ensino médio, propondo uma metodologia que permita aos alunos a construção do conhecimento. De modo geral, o professor ao chegar à sala de aula colocava o tema e fazia uma longa explanação acerca do mesmo para posteriormente exigir do aluno que respondesse uma lista de exercícios reproduzindo aquilo que foi exposto. A nossa intervenção do PIBID se caracterizava pela habilidade de expor com maior clareza o tema em estudo. Atualmente, por meio de estudos no campo da Educação Matemática, este não é mais o único modelo de ensino presente. Outras tendências tem se estabelecido como alternativas viáveis no ensino de Matemática como a história da Matemática, a resolução de problemas, modelagem Matemática dentre outras. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre a utilização de materiais manipulativos como recurso didático para o ensino de Matemática na escola do ensino Fundamental e médio. O estudo tem por base os princípios dos materiais manipuláveis, por ser esta uma das tendências atuais para o ensino desta disciplina que tem apresentado bons resultados, principalmente no ensino fundamental. A presente comunicação é o resultado de experiência vivenciada no PIBID, no qual obtemos resultados positivos com a utilização desses recursos matemáticos. A utilização dos materiais manipuláveis é uma possibilidade muito rica de contextualizar os conteúdos matemáticos, relacionando com situações mais concretas e promovendo uma aprendizagem sem os transtornos comuns nesse ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, MATERIAIS MANIPULATIVOS, RECURSO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA10_ID13_29112017095517.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAYNA ESTANDESLAU DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JANAYNA" "autor_email" => "janayna.estandeslau@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39168 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 13 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A MATEMÁTICA" "resumo" => "Quando se refere ao ensino de Matemática, analisa-se que é indispensável à existência de um laboratório nas escolas para que professores possam trabalhar seus experimentos, o que não é verdadeiro, pode-se trabalhar em outros espaços como a sala de aula, por exemplo. Neste trabalho iniciamos uma reflexão e possíveis alterações no processo ensino aprendizagem da Matemática na E. E. E. M. João de Oliveira Chaves, localizada no Município de Monteiro-PB, na turma do 2° ano do ensino médio, propondo uma metodologia que permita aos alunos a construção do conhecimento. De modo geral, o professor ao chegar à sala de aula colocava o tema e fazia uma longa explanação acerca do mesmo para posteriormente exigir do aluno que respondesse uma lista de exercícios reproduzindo aquilo que foi exposto. A nossa intervenção do PIBID se caracterizava pela habilidade de expor com maior clareza o tema em estudo. Atualmente, por meio de estudos no campo da Educação Matemática, este não é mais o único modelo de ensino presente. Outras tendências tem se estabelecido como alternativas viáveis no ensino de Matemática como a história da Matemática, a resolução de problemas, modelagem Matemática dentre outras. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre a utilização de materiais manipulativos como recurso didático para o ensino de Matemática na escola do ensino Fundamental e médio. O estudo tem por base os princípios dos materiais manipuláveis, por ser esta uma das tendências atuais para o ensino desta disciplina que tem apresentado bons resultados, principalmente no ensino fundamental. A presente comunicação é o resultado de experiência vivenciada no PIBID, no qual obtemos resultados positivos com a utilização desses recursos matemáticos. A utilização dos materiais manipuláveis é uma possibilidade muito rica de contextualizar os conteúdos matemáticos, relacionando com situações mais concretas e promovendo uma aprendizagem sem os transtornos comuns nesse ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, MATERIAIS MANIPULATIVOS, RECURSO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA10_ID13_29112017095517.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAYNA ESTANDESLAU DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JANAYNA" "autor_email" => "janayna.estandeslau@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }