Quando se refere ao ensino de Matemática, analisa-se que é indispensável à existência de um laboratório nas escolas para que professores possam trabalhar seus experimentos, o que não é verdadeiro, pode-se trabalhar em outros espaços como a sala de aula, por exemplo. Neste trabalho iniciamos uma reflexão e possíveis alterações no processo ensino aprendizagem da Matemática na E. E. E. M. João de Oliveira Chaves, localizada no Município de Monteiro-PB, na turma do 2° ano do ensino médio, propondo uma metodologia que permita aos alunos a construção do conhecimento. De modo geral, o professor ao chegar à sala de aula colocava o tema e fazia uma longa explanação acerca do mesmo para posteriormente exigir do aluno que respondesse uma lista de exercícios reproduzindo aquilo que foi exposto. A nossa intervenção do PIBID se caracterizava pela habilidade de expor com maior clareza o tema em estudo. Atualmente, por meio de estudos no campo da Educação Matemática, este não é mais o único modelo de ensino presente. Outras tendências tem se estabelecido como alternativas viáveis no ensino de Matemática como a história da Matemática, a resolução de problemas, modelagem Matemática dentre outras. O objetivo geral deste trabalho é refletir sobre a utilização de materiais manipulativos como recurso didático para o ensino de Matemática na escola do ensino Fundamental e médio. O estudo tem por base os princípios dos materiais manipuláveis, por ser esta uma das tendências atuais para o ensino desta disciplina que tem apresentado bons resultados, principalmente no ensino fundamental. A presente comunicação é o resultado de experiência vivenciada no PIBID, no qual obtemos resultados positivos com a utilização desses recursos matemáticos. A utilização dos materiais manipuláveis é uma possibilidade muito rica de contextualizar os conteúdos matemáticos, relacionando com situações mais concretas e promovendo uma aprendizagem sem os transtornos comuns nesse ensino.