Este artigo é o resultado de um relato de experiência de um mini projeto, intitulado, “Introdução do jogo de Xadrez para a compreensão das estratégias, geopolítica, comercio e influência no mundo da União Europeia”, que visou utilizar o jogo de Xadrez nas aulas de Geografia, este foi realizado com duas turmas, um terceiro ano EJA e um terceiro ano regular, ambas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, onde desenvolvemos o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência). Neste projeto foi confeccionado junto com os alunos um tabuleiro gigante de Xadrez, onde os mesmos seriam as peças para partida do jogo. Usamos como metodologia um trabalho de escolha de conteúdo, aulas expositivas e dialogadas, atividades em sala, utilização do jogo de Xadrez na sua forma original, o Xadrez Humano, aulas práticas e vídeos. Ainda foi feito um levantamento bibliográfico, onde encontramos suporte teórico em autores que tratam da temática, tanto da utilização do Xadrez como procedimento metodológico, como outros que discutem a docência como um todo, entre eles estão, Angélico e Porfírio (2010), Soares e Soares (2014), Bezerril e Galvão (2013) Vasconcelos (et al, 2012), Karnal (2014), Mosé (2013), Kaercher, (2014) e Castrogiovanni, (2014). Objetivamos com esse artigo analisar a real eficácia do jogo de Xadrez para tornar as aulas de Geografia mais dinâmicas, atrativas e gratificante para professores e alunos. Por fim o jogo humano de Xadrez foi jogado pelos alunos no decorrer do projeto, portanto concluímos que o Xadrez, em condições favoráveis, pode ser um ótimo procedimento metodológico capaz de tornar as aulas de geografia mais dinâmicas, atrativas e prazerosa para os alunos.