Resumo: O objetivo desse estudo é de mostrar ao leitor a importância da educação filosófica no ensino médio para o desenvolvimento integral do estudante, tanto no âmbito escolar quanto fora dele, no qual, se enfatiza a relação que o professor deve deter entre a transmissão do conteúdo filosófico com o a arte do filosofar para que essa área do saber realmente tenha uma contribuição significativa na vida dos estudantes. Com este objetivo em mente, para se chegar a uma conclusão satisfatória sobre a relevância da relação entre o transmitir um determinado conteúdo presente no livro didático e o filosofar, que aqui toma como base a maiêutica socrática, foram efetuadas algumas análises por meio de textos filosóficos e sobre ensino de filosofia, no qual, no decorrer da argumentação, mostra-se que para essa área do saber ter uma relevância na vida do estudante, é necessário que estas duas formas de ensino e aprendizado andem em conjunto. Com isto, por intermédio desse estudo, foi concluído que a mera transmissão de conteúdo filosófico não é suficiente para despertar nos alunos o espírito inquietante da filosofia e proporcionar qualidades contribuintes para o desenvolvimento do indivíduo, e para que isso aconteça, é indispensável que o ato de filosofar esteja presente de forma simultânea no ensino de filosofia, isto é, ensinar filosofia e filosofar deve estar a todo o momento ligado um ao outro. Por fim, efetuando esse tipo de metodologia em sala de aula, o professor de filosofia irá contribuir de forma significante na vida do aluno, pois, com o ensino da história da filosofia junto com a arte do filosofar, os alunos iram desenvolverem atitudes mais críticas e reflexivas sobre si mesmos e sobre o mundo, fazendo assim com que a filosofia tenha uma grande importância na vida do indivíduo.