EDUCAÇÃO FILOSÓFICA E A IMPORTÂNCIA DO FILOSOFAR
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39210 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 75 "inscrito_id" => 345 "titulo" => "EDUCAÇÃO FILOSÓFICA E A IMPORTÂNCIA DO FILOSOFAR" "resumo" => "Resumo: O objetivo desse estudo é de mostrar ao leitor a importância da educação filosófica no ensino médio para o desenvolvimento integral do estudante, tanto no âmbito escolar quanto fora dele, no qual, se enfatiza a relação que o professor deve deter entre a transmissão do conteúdo filosófico com o a arte do filosofar para que essa área do saber realmente tenha uma contribuição significativa na vida dos estudantes. Com este objetivo em mente, para se chegar a uma conclusão satisfatória sobre a relevância da relação entre o transmitir um determinado conteúdo presente no livro didático e o filosofar, que aqui toma como base a maiêutica socrática, foram efetuadas algumas análises por meio de textos filosóficos e sobre ensino de filosofia, no qual, no decorrer da argumentação, mostra-se que para essa área do saber ter uma relevância na vida do estudante, é necessário que estas duas formas de ensino e aprendizado andem em conjunto. Com isto, por intermédio desse estudo, foi concluído que a mera transmissão de conteúdo filosófico não é suficiente para despertar nos alunos o espírito inquietante da filosofia e proporcionar qualidades contribuintes para o desenvolvimento do indivíduo, e para que isso aconteça, é indispensável que o ato de filosofar esteja presente de forma simultânea no ensino de filosofia, isto é, ensinar filosofia e filosofar deve estar a todo o momento ligado um ao outro. Por fim, efetuando esse tipo de metodologia em sala de aula, o professor de filosofia irá contribuir de forma significante na vida do aluno, pois, com o ensino da história da filosofia junto com a arte do filosofar, os alunos iram desenvolverem atitudes mais críticas e reflexivas sobre si mesmos e sobre o mundo, fazendo assim com que a filosofia tenha uma grande importância na vida do indivíduo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03: Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FILOSÓFICA, TRANSMISSÃO, MAIÊUTICA, SÓCRATES, SÓCRATES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA3_ID345_22112017165018.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STÊNIO MARCELO DE LIMA COSTA" "autor_nome_curto" => "STÊNIO" "autor_email" => "stenio_np@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39210 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 75 "inscrito_id" => 345 "titulo" => "EDUCAÇÃO FILOSÓFICA E A IMPORTÂNCIA DO FILOSOFAR" "resumo" => "Resumo: O objetivo desse estudo é de mostrar ao leitor a importância da educação filosófica no ensino médio para o desenvolvimento integral do estudante, tanto no âmbito escolar quanto fora dele, no qual, se enfatiza a relação que o professor deve deter entre a transmissão do conteúdo filosófico com o a arte do filosofar para que essa área do saber realmente tenha uma contribuição significativa na vida dos estudantes. Com este objetivo em mente, para se chegar a uma conclusão satisfatória sobre a relevância da relação entre o transmitir um determinado conteúdo presente no livro didático e o filosofar, que aqui toma como base a maiêutica socrática, foram efetuadas algumas análises por meio de textos filosóficos e sobre ensino de filosofia, no qual, no decorrer da argumentação, mostra-se que para essa área do saber ter uma relevância na vida do estudante, é necessário que estas duas formas de ensino e aprendizado andem em conjunto. Com isto, por intermédio desse estudo, foi concluído que a mera transmissão de conteúdo filosófico não é suficiente para despertar nos alunos o espírito inquietante da filosofia e proporcionar qualidades contribuintes para o desenvolvimento do indivíduo, e para que isso aconteça, é indispensável que o ato de filosofar esteja presente de forma simultânea no ensino de filosofia, isto é, ensinar filosofia e filosofar deve estar a todo o momento ligado um ao outro. Por fim, efetuando esse tipo de metodologia em sala de aula, o professor de filosofia irá contribuir de forma significante na vida do aluno, pois, com o ensino da história da filosofia junto com a arte do filosofar, os alunos iram desenvolverem atitudes mais críticas e reflexivas sobre si mesmos e sobre o mundo, fazendo assim com que a filosofia tenha uma grande importância na vida do indivíduo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03: Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FILOSÓFICA, TRANSMISSÃO, MAIÊUTICA, SÓCRATES, SÓCRATES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA3_ID345_22112017165018.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STÊNIO MARCELO DE LIMA COSTA" "autor_nome_curto" => "STÊNIO" "autor_email" => "stenio_np@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }