UMA PONTE DE VIA DUPLA NA INTER-RELAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: AS CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOCENTE
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39335 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 100 "inscrito_id" => 316 "titulo" => "UMA PONTE DE VIA DUPLA NA INTER-RELAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: AS CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOCENTE" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um dos programas criados pelo Ministério da Educação (MEC) e executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que incentiva os alunos a se dedicarem e aperfeiçoarem sua carreira acadêmica. O Pibid, como o próprio nome já indica, é um projeto que assiste aos estudantes do nível superior que estejam cursando alguma licenciatura. Sua finalidade é inserir o aluno no cotidiano da escola pública com o intuído de adquirir experiência desde o início da sua formação acadêmica. O presente artigo possui como título “Uma ponte de via dupla na inter-relação de ensino-aprendizagem: as contribuições da experiência do Pibid para a formação docente” é fruto da nossa vivência no Pibid e as contribuições do mesmo em nossa formação, tal como as contribuições da nossa formação nas realidades assistidas por nós. Portanto, este trabalho terá como objetivo geral discutir como a experiência do Pibid engrandece a formação docente, assim como a formação docente contribui às escolas assistidas pelo Programa. Enfatizaremos, a partir de (re)leituras bibliográficas e experiência em campo, quais os objetivos, finalidades do programa e como ele funciona, confrontando as ideias do mesmo com as nossas próprias experiências, como o Pibid engrandece nossa formação e como nossa formação contribui na realidade das escolas. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, onde os sujeitos são ativos, pois, são os pesquisados e os pesquisadores, concomitantemente, discentes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba atuantes do Programa em questão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "PIBID, CONTRIBUIÇÕES, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID316_23112017214748.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA CAROLINE PEREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA CAROLINE" "autor_email" => "fernandacarolline10@gmail" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39335 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 100 "inscrito_id" => 316 "titulo" => "UMA PONTE DE VIA DUPLA NA INTER-RELAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: AS CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOCENTE" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um dos programas criados pelo Ministério da Educação (MEC) e executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que incentiva os alunos a se dedicarem e aperfeiçoarem sua carreira acadêmica. O Pibid, como o próprio nome já indica, é um projeto que assiste aos estudantes do nível superior que estejam cursando alguma licenciatura. Sua finalidade é inserir o aluno no cotidiano da escola pública com o intuído de adquirir experiência desde o início da sua formação acadêmica. O presente artigo possui como título “Uma ponte de via dupla na inter-relação de ensino-aprendizagem: as contribuições da experiência do Pibid para a formação docente” é fruto da nossa vivência no Pibid e as contribuições do mesmo em nossa formação, tal como as contribuições da nossa formação nas realidades assistidas por nós. Portanto, este trabalho terá como objetivo geral discutir como a experiência do Pibid engrandece a formação docente, assim como a formação docente contribui às escolas assistidas pelo Programa. Enfatizaremos, a partir de (re)leituras bibliográficas e experiência em campo, quais os objetivos, finalidades do programa e como ele funciona, confrontando as ideias do mesmo com as nossas próprias experiências, como o Pibid engrandece nossa formação e como nossa formação contribui na realidade das escolas. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, onde os sujeitos são ativos, pois, são os pesquisados e os pesquisadores, concomitantemente, discentes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba atuantes do Programa em questão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "PIBID, CONTRIBUIÇÕES, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID316_23112017214748.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA CAROLINE PEREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA CAROLINE" "autor_email" => "fernandacarolline10@gmail" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }