Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UMA PONTE DE VIA DUPLA NA INTER-RELAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: AS CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOCENTE

Palavra-chaves: PIBID, CONTRIBUIÇÕES, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39335
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 100
    "inscrito_id" => 316
    "titulo" => "UMA PONTE DE VIA DUPLA NA INTER-RELAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: AS CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOCENTE"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um dos programas criados pelo Ministério da Educação (MEC) e executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que incentiva os alunos a se dedicarem e aperfeiçoarem sua carreira acadêmica. O Pibid, como o próprio nome já indica, é um projeto que assiste aos estudantes do nível superior que estejam cursando alguma licenciatura. Sua finalidade é inserir o aluno no cotidiano da escola pública com o intuído de adquirir experiência desde o início da sua formação acadêmica. O presente artigo possui como título “Uma ponte de via dupla na inter-relação de ensino-aprendizagem: as contribuições da experiência do Pibid para a formação docente” é fruto da nossa vivência no Pibid e as contribuições do mesmo em nossa formação, tal como as contribuições da nossa formação nas realidades assistidas por nós. Portanto, este trabalho terá como objetivo geral discutir como a experiência do Pibid engrandece a formação docente, assim como a formação docente contribui às escolas assistidas pelo Programa. Enfatizaremos, a partir de (re)leituras bibliográficas e experiência em campo, quais os objetivos, finalidades do programa e como ele funciona, confrontando as ideias do mesmo com as nossas próprias experiências, como o Pibid engrandece nossa formação e como nossa formação contribui na realidade das escolas. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, onde os sujeitos são ativos, pois, são os pesquisados e os pesquisadores, concomitantemente, discentes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba atuantes do Programa em questão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "PIBID, CONTRIBUIÇÕES, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID316_23112017214748.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA CAROLINE PEREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA CAROLINE"
    "autor_email" => "fernandacarolline10@gmail"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39335
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 100
    "inscrito_id" => 316
    "titulo" => "UMA PONTE DE VIA DUPLA NA INTER-RELAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: AS CONTRIBUIÇÕES DA EXPERIÊNCIA COM O PIBID NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOCENTE"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um dos programas criados pelo Ministério da Educação (MEC) e executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que incentiva os alunos a se dedicarem e aperfeiçoarem sua carreira acadêmica. O Pibid, como o próprio nome já indica, é um projeto que assiste aos estudantes do nível superior que estejam cursando alguma licenciatura. Sua finalidade é inserir o aluno no cotidiano da escola pública com o intuído de adquirir experiência desde o início da sua formação acadêmica. O presente artigo possui como título “Uma ponte de via dupla na inter-relação de ensino-aprendizagem: as contribuições da experiência do Pibid para a formação docente” é fruto da nossa vivência no Pibid e as contribuições do mesmo em nossa formação, tal como as contribuições da nossa formação nas realidades assistidas por nós. Portanto, este trabalho terá como objetivo geral discutir como a experiência do Pibid engrandece a formação docente, assim como a formação docente contribui às escolas assistidas pelo Programa. Enfatizaremos, a partir de (re)leituras bibliográficas e experiência em campo, quais os objetivos, finalidades do programa e como ele funciona, confrontando as ideias do mesmo com as nossas próprias experiências, como o Pibid engrandece nossa formação e como nossa formação contribui na realidade das escolas. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, onde os sujeitos são ativos, pois, são os pesquisados e os pesquisadores, concomitantemente, discentes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba atuantes do Programa em questão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "PIBID, CONTRIBUIÇÕES, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID316_23112017214748.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA CAROLINE PEREIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA CAROLINE"
    "autor_email" => "fernandacarolline10@gmail"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um dos programas criados pelo Ministério da Educação (MEC) e executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que incentiva os alunos a se dedicarem e aperfeiçoarem sua carreira acadêmica. O Pibid, como o próprio nome já indica, é um projeto que assiste aos estudantes do nível superior que estejam cursando alguma licenciatura. Sua finalidade é inserir o aluno no cotidiano da escola pública com o intuído de adquirir experiência desde o início da sua formação acadêmica. O presente artigo possui como título “Uma ponte de via dupla na inter-relação de ensino-aprendizagem: as contribuições da experiência do Pibid para a formação docente” é fruto da nossa vivência no Pibid e as contribuições do mesmo em nossa formação, tal como as contribuições da nossa formação nas realidades assistidas por nós. Portanto, este trabalho terá como objetivo geral discutir como a experiência do Pibid engrandece a formação docente, assim como a formação docente contribui às escolas assistidas pelo Programa. Enfatizaremos, a partir de (re)leituras bibliográficas e experiência em campo, quais os objetivos, finalidades do programa e como ele funciona, confrontando as ideias do mesmo com as nossas próprias experiências, como o Pibid engrandece nossa formação e como nossa formação contribui na realidade das escolas. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, onde os sujeitos são ativos, pois, são os pesquisados e os pesquisadores, concomitantemente, discentes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba atuantes do Programa em questão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.