O presente artigo tem como principal objetivo descrever e relatar uma experiência realizada em sala de
aula com os alunos de 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual de Ensino
Fundamental Augusto dos Anjos, na cidade de Campina Grande-PB. Tendo como proposta a
preparação dos alunos para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP),
foram desenvolvidas atividades por meio da realização de uma Olimpíada Interna, realizada no
período de abril até junho de 2017. Este projeto teve por finalidade incentivar e buscar complementar
o raciocínio lógico matemático dos alunos, assim também inseri-los numa nova realidade como a da
OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), na qual iriam participar pela
primeira vez em junho de 2017. No decorrer do desenvolvimento do projeto foram realizados
simulados e revisões dos conteúdos matemáticos pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID/UEPB. E logo após os alunos participaram da primeira
olimpíada interna de matemática Augusto dos Anjos de forma competitiva, com premiações aos cinco
primeiros colocados. Desse modo os alunos podem despertar o interesse pela matemática e o seu
raciocínio lógico através da resolução de questões desafiadoras e contextualizadas. Assim facilitando e
preparando-os para OBMEP. Ao realizar a Olimpíada Interna com os alunos, buscamos incentivar o
desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dos mesmos, tanto nos simulados quanto nas aulas
de revisão de conteúdos. De modo que eles buscassem complementar e desenvolver um raciocínio
para poder resolver as questões e, além disso, almejar estudar a matemática e vê-la de uma nova
forma, mais dinâmica e atrativa.