A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA DESENVOLVIDA PELO PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39158 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 177 "inscrito_id" => 171 "titulo" => "A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA DESENVOLVIDA PELO PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES" "resumo" => "A utilização de jogos lúdicos e educativos pode ser vista como uma estratégia de ensino para os conteúdos na disciplina de química. Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora capaz de tornar as aulas mais atraentes e consequentemente menos temidas pelos alunos, apresentando novas ideias e construções para o seu próprio desenvolvimento e/ao conhecimento, capacitando maneiras mais eficazes para aprendizagem do assunto abordado. A química é uma ciência prática, que atua nas diversas áreas do ser humano, desde o meio social até o meio tecnológico, sendo assim uma ciência tão vasta ela é responsável por desmitificar diversos conhecimentos trazidos do senso comum, entretanto, quando não trabalhada de forma criativa a mesma torna-se desinteressante para a classe discente. É necessário que o professor una de forma coerente e didática atividades que despertem a curiosidade das turmas e os levem a compreender o conteúdo que deve ser ministrado. Sendo assim, porque não ensinar química com jogos? Este trabalho tem como objetivo mostrar a construção, desenvolvimento e resultado da utilização dos jogos lúdicos em sala de aula, avaliando a participação da turma, a aprendizagem e a dinâmica das aulas. Foram selecionados alguns jogos, destacados como os melhores, do ponto de vista dos alunos e dos bolsistas do Programa PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES, em termos de aprendizados. Cada um baseou-se em jogos lúdicos distintos, aprimorados ao conteúdo e ao nível de desenvolvimento de cada turma. Estas atividades foram desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral no ano de 2016 e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Virgínius da Gama e Melo, ambos localizadas na cidade de Campina Grande-PB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ESTRATÉGIAS DE ENSINO,, ENSINO DE QUÍMICA, PIBID DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA12_ID171_29112017171429.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELISABETH DE OLIVEIRA FÉLIX" "autor_nome_curto" => "ELISABETH" "autor_email" => "elisabethfl83@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39158 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 177 "inscrito_id" => 171 "titulo" => "A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA DESENVOLVIDA PELO PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES" "resumo" => "A utilização de jogos lúdicos e educativos pode ser vista como uma estratégia de ensino para os conteúdos na disciplina de química. Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora capaz de tornar as aulas mais atraentes e consequentemente menos temidas pelos alunos, apresentando novas ideias e construções para o seu próprio desenvolvimento e/ao conhecimento, capacitando maneiras mais eficazes para aprendizagem do assunto abordado. A química é uma ciência prática, que atua nas diversas áreas do ser humano, desde o meio social até o meio tecnológico, sendo assim uma ciência tão vasta ela é responsável por desmitificar diversos conhecimentos trazidos do senso comum, entretanto, quando não trabalhada de forma criativa a mesma torna-se desinteressante para a classe discente. É necessário que o professor una de forma coerente e didática atividades que despertem a curiosidade das turmas e os levem a compreender o conteúdo que deve ser ministrado. Sendo assim, porque não ensinar química com jogos? Este trabalho tem como objetivo mostrar a construção, desenvolvimento e resultado da utilização dos jogos lúdicos em sala de aula, avaliando a participação da turma, a aprendizagem e a dinâmica das aulas. Foram selecionados alguns jogos, destacados como os melhores, do ponto de vista dos alunos e dos bolsistas do Programa PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES, em termos de aprendizados. Cada um baseou-se em jogos lúdicos distintos, aprimorados ao conteúdo e ao nível de desenvolvimento de cada turma. Estas atividades foram desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID/QUÍMICA/UEPB/CAPES nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral no ano de 2016 e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Virgínius da Gama e Melo, ambos localizadas na cidade de Campina Grande-PB." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ESTRATÉGIAS DE ENSINO,, ENSINO DE QUÍMICA, PIBID DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA12_ID171_29112017171429.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELISABETH DE OLIVEIRA FÉLIX" "autor_nome_curto" => "ELISABETH" "autor_email" => "elisabethfl83@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }