ENSINANDO E APRENDENDO FÍSICA COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS TEATRAIS
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39211 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 16 "inscrito_id" => 11 "titulo" => "ENSINANDO E APRENDENDO FÍSICA COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS TEATRAIS" "resumo" => "No presente artigo apresentamos um relato de experiências vivenciadas pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) Física UEPB- Campus VII, os mesmos desenvolveram estudos acerca da interdisciplinaridade das Ciências e Artes como práticas pedagógicas no ensino da Física uma vez que se constitui de uma temática rica que pode ser explorada na sala de aula. O subprojeto foi desenvolvido na Escola Auzanir Lacerda município de Patos-PB, nas turmas de 1º e 2º ano do Ensino Médio. Buscou-se provocar discussões sobre os meios de popularização e comunicação da ciência, a fim de que possam ser utilizadas na otimização do ensino da Física, e que as mesmas cheguem a despertar maior interesse dos alunos pelas aulas. Partindo disso, observa-se que a utilização da dramatização nas aulas tem grande valia para o processo de ensino-aprendizagem e vem a ser uma nova ferramenta de auxílio na disciplina. Buscando analisar está ideia enfatizamos sobre as possibilidades da utilização de jogos teatrais no ensino da física que pode contribuir para a desmistificação da disciplina, onde tantos acreditam que a componente curricular é uma matéria que trata apenas de conteúdos fora da nossa realidade ou como uma “matemática mais difícil”, levando-se o pensamento de ser incapaz de compreender o desenvolvimento de leis e teorias que são estudadas. Percebemos a existência de diversas maneiras de adotar técnicas teatrais no ensino da Física e que essa utilização tende a ser um recurso para uma aula diferenciada, objetivando desde já o interesse dos alunos pelas aulas. Para tanto, foram desenvolvidas aulas dinâmicas e prazerosas, a fim de constatar a facilidade e interesse dos alunos, sendo utilizada uma didática diferente de ensino. As descrições e análises apresentadas neste artigo são resultados de uma intervenção em salas de aulas conforme citadas. Por conseguinte, tornou-se necessário tecer considerações acerca das teorias estudadas na graduação em relação ao processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, o referencial teórico é formado por citações e estudos de pesquisadores que defendem esta problematização de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TEATRO, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA4_ID11_21112017140443.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO CÁSSIO GARCIA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "DIEGO CÁSSIO" "autor_email" => "diegocassio34@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39211 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 16 "inscrito_id" => 11 "titulo" => "ENSINANDO E APRENDENDO FÍSICA COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS TEATRAIS" "resumo" => "No presente artigo apresentamos um relato de experiências vivenciadas pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) Física UEPB- Campus VII, os mesmos desenvolveram estudos acerca da interdisciplinaridade das Ciências e Artes como práticas pedagógicas no ensino da Física uma vez que se constitui de uma temática rica que pode ser explorada na sala de aula. O subprojeto foi desenvolvido na Escola Auzanir Lacerda município de Patos-PB, nas turmas de 1º e 2º ano do Ensino Médio. Buscou-se provocar discussões sobre os meios de popularização e comunicação da ciência, a fim de que possam ser utilizadas na otimização do ensino da Física, e que as mesmas cheguem a despertar maior interesse dos alunos pelas aulas. Partindo disso, observa-se que a utilização da dramatização nas aulas tem grande valia para o processo de ensino-aprendizagem e vem a ser uma nova ferramenta de auxílio na disciplina. Buscando analisar está ideia enfatizamos sobre as possibilidades da utilização de jogos teatrais no ensino da física que pode contribuir para a desmistificação da disciplina, onde tantos acreditam que a componente curricular é uma matéria que trata apenas de conteúdos fora da nossa realidade ou como uma “matemática mais difícil”, levando-se o pensamento de ser incapaz de compreender o desenvolvimento de leis e teorias que são estudadas. Percebemos a existência de diversas maneiras de adotar técnicas teatrais no ensino da Física e que essa utilização tende a ser um recurso para uma aula diferenciada, objetivando desde já o interesse dos alunos pelas aulas. Para tanto, foram desenvolvidas aulas dinâmicas e prazerosas, a fim de constatar a facilidade e interesse dos alunos, sendo utilizada uma didática diferente de ensino. As descrições e análises apresentadas neste artigo são resultados de uma intervenção em salas de aulas conforme citadas. Por conseguinte, tornou-se necessário tecer considerações acerca das teorias estudadas na graduação em relação ao processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, o referencial teórico é formado por citações e estudos de pesquisadores que defendem esta problematização de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TEATRO, ENSINO DE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA4_ID11_21112017140443.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO CÁSSIO GARCIA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "DIEGO CÁSSIO" "autor_email" => "diegocassio34@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }