Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O PRINCÍPIO DOS 3 R’S COMO PROJETO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO, INTERVENÇÃO Pôster (PO) GT-01: A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39272
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 36
    "inscrito_id" => 314
    "titulo" => "O PRINCÍPIO DOS 3 R’S COMO PROJETO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "Atualmente se discute muito sobre o principio dos 3 R's, que são reduzir, reutilizar e reciclar, estas são ações foram desenvolvidas visando diminuir a geração de resíduos, sendo que atualmente a população está consumindo muito mais recurso naturais, cerca de 30%, e gerando resíduos do que a Terra tem capacidade de resilir.  Então os 3 R's consistem em: Reduzir, a ação para ter a diminuição de consumo de produtos que geram muitos resíduos, como descartáveis e preferir produtos mais duráveis, de acordo com a necessidade; Reutilizar é o ato de usar novamente um produto, que seja na mesma função ou não, em vez de joga-los diretamente no lixo; e Reciclar é a ação que envolve processamento dos materiais a serem transformados fisicamente ou quimicamente, sendo usados de forma original ou para matéria-prima, como o papelão, vidro, latas, entre outros. Sabendo destas informações foi que o projeto para trabalhar os 3 R's dentro de sala de aula surgiu, para formar jovens cidadãos conscientes de seus atos para com o meio ambiente, a preservação deste e mostrar como é o principio dos 3 R's, realizando atividades com os mesmos, podendo abranger até a comunidade escolar por um completo e se espalhar para fora dos muros da escola. Assim, o projeto será avaliado a partir do método quantitativo-qualitativo, o que proporciona mostrar os resultados de dois modos diferentes, sendo o método qualitativo o que irá priorizar a conceituação das opiniões dos alunos e o quantitativo será os resultados numéricos. Este projeto está em andamento, dentro do programa PIBID, e ocorrerá na Escola Estadual de Ensino Médio Dr Elpidio de Almeida,o estadual da Prata, com uma turma de 3º ano e para ser desempenhada a metodologia o projeto será dividido em 4 etapas, onde a primeira será uma sondagem, com um pré-teste, para conhecer o público alvo e o que os mesmos sabem antecipadamente sobre o principio dos 3 R's; a segunda etapa consistirá na exposição do conteúdo, abrangendo temas links, como a sustentabilidade, o consumo consciente, a preservação do meio ambiente e os 3 R's; a terceira etapa será uma oficina para os alunos mesmos montarem brinquedos ou outros objetos com materiais que possam ser reutilizados, e realizar também uma discussão sobre os que eles acharam do projeto, quais opiniões desenvolveram ao decorrer da oficina; e por fim a quarta etapa que terá a aplicação de um pós-teste junto com um texto que os alunos iram elaborar sobre o projeto e o que aprenderam sobre este e sua experiência, para mostrar se seus pensamentos evoluíram ao final do projeto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-01: A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO, INTERVENÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD4_SA1_ID314_22112017005211.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEPHANY DINIZ SILVA MINEIRO"
    "autor_nome_curto" => "STEPHANY"
    "autor_email" => "stephanydiniz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39272
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 36
    "inscrito_id" => 314
    "titulo" => "O PRINCÍPIO DOS 3 R’S COMO PROJETO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "Atualmente se discute muito sobre o principio dos 3 R's, que são reduzir, reutilizar e reciclar, estas são ações foram desenvolvidas visando diminuir a geração de resíduos, sendo que atualmente a população está consumindo muito mais recurso naturais, cerca de 30%, e gerando resíduos do que a Terra tem capacidade de resilir.  Então os 3 R's consistem em: Reduzir, a ação para ter a diminuição de consumo de produtos que geram muitos resíduos, como descartáveis e preferir produtos mais duráveis, de acordo com a necessidade; Reutilizar é o ato de usar novamente um produto, que seja na mesma função ou não, em vez de joga-los diretamente no lixo; e Reciclar é a ação que envolve processamento dos materiais a serem transformados fisicamente ou quimicamente, sendo usados de forma original ou para matéria-prima, como o papelão, vidro, latas, entre outros. Sabendo destas informações foi que o projeto para trabalhar os 3 R's dentro de sala de aula surgiu, para formar jovens cidadãos conscientes de seus atos para com o meio ambiente, a preservação deste e mostrar como é o principio dos 3 R's, realizando atividades com os mesmos, podendo abranger até a comunidade escolar por um completo e se espalhar para fora dos muros da escola. Assim, o projeto será avaliado a partir do método quantitativo-qualitativo, o que proporciona mostrar os resultados de dois modos diferentes, sendo o método qualitativo o que irá priorizar a conceituação das opiniões dos alunos e o quantitativo será os resultados numéricos. Este projeto está em andamento, dentro do programa PIBID, e ocorrerá na Escola Estadual de Ensino Médio Dr Elpidio de Almeida,o estadual da Prata, com uma turma de 3º ano e para ser desempenhada a metodologia o projeto será dividido em 4 etapas, onde a primeira será uma sondagem, com um pré-teste, para conhecer o público alvo e o que os mesmos sabem antecipadamente sobre o principio dos 3 R's; a segunda etapa consistirá na exposição do conteúdo, abrangendo temas links, como a sustentabilidade, o consumo consciente, a preservação do meio ambiente e os 3 R's; a terceira etapa será uma oficina para os alunos mesmos montarem brinquedos ou outros objetos com materiais que possam ser reutilizados, e realizar também uma discussão sobre os que eles acharam do projeto, quais opiniões desenvolveram ao decorrer da oficina; e por fim a quarta etapa que terá a aplicação de um pós-teste junto com um texto que os alunos iram elaborar sobre o projeto e o que aprenderam sobre este e sua experiência, para mostrar se seus pensamentos evoluíram ao final do projeto."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-01: A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO, INTERVENÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD4_SA1_ID314_22112017005211.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEPHANY DINIZ SILVA MINEIRO"
    "autor_nome_curto" => "STEPHANY"
    "autor_email" => "stephanydiniz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

Atualmente se discute muito sobre o principio dos 3 R's, que são reduzir, reutilizar e reciclar, estas são ações foram desenvolvidas visando diminuir a geração de resíduos, sendo que atualmente a população está consumindo muito mais recurso naturais, cerca de 30%, e gerando resíduos do que a Terra tem capacidade de resilir. Então os 3 R's consistem em: Reduzir, a ação para ter a diminuição de consumo de produtos que geram muitos resíduos, como descartáveis e preferir produtos mais duráveis, de acordo com a necessidade; Reutilizar é o ato de usar novamente um produto, que seja na mesma função ou não, em vez de joga-los diretamente no lixo; e Reciclar é a ação que envolve processamento dos materiais a serem transformados fisicamente ou quimicamente, sendo usados de forma original ou para matéria-prima, como o papelão, vidro, latas, entre outros. Sabendo destas informações foi que o projeto para trabalhar os 3 R's dentro de sala de aula surgiu, para formar jovens cidadãos conscientes de seus atos para com o meio ambiente, a preservação deste e mostrar como é o principio dos 3 R's, realizando atividades com os mesmos, podendo abranger até a comunidade escolar por um completo e se espalhar para fora dos muros da escola. Assim, o projeto será avaliado a partir do método quantitativo-qualitativo, o que proporciona mostrar os resultados de dois modos diferentes, sendo o método qualitativo o que irá priorizar a conceituação das opiniões dos alunos e o quantitativo será os resultados numéricos. Este projeto está em andamento, dentro do programa PIBID, e ocorrerá na Escola Estadual de Ensino Médio Dr Elpidio de Almeida,o estadual da Prata, com uma turma de 3º ano e para ser desempenhada a metodologia o projeto será dividido em 4 etapas, onde a primeira será uma sondagem, com um pré-teste, para conhecer o público alvo e o que os mesmos sabem antecipadamente sobre o principio dos 3 R's; a segunda etapa consistirá na exposição do conteúdo, abrangendo temas links, como a sustentabilidade, o consumo consciente, a preservação do meio ambiente e os 3 R's; a terceira etapa será uma oficina para os alunos mesmos montarem brinquedos ou outros objetos com materiais que possam ser reutilizados, e realizar também uma discussão sobre os que eles acharam do projeto, quais opiniões desenvolveram ao decorrer da oficina; e por fim a quarta etapa que terá a aplicação de um pós-teste junto com um texto que os alunos iram elaborar sobre o projeto e o que aprenderam sobre este e sua experiência, para mostrar se seus pensamentos evoluíram ao final do projeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.