O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as experiências vivenciadas nas Escolas Estaduais: EEEFM Jonh Kennedy, EEEFM José Soares de Carvalho e EEEFM Monsenhor Emiliano de Cristo, durante os anos de 2016 e 2017. Sendo o PIBID um projeto que busca correlacionar a Universidade e a Escola de ensino básico, o programa tem sido uma importante oportunidade para o desenvolvimento de novas abordagens, metodologias e elucidação das relações entre a teoria e a prática do ensino de História no ambiente das escolas de ensino básico. Aliado a esse processo formativo-reflexivo sobre o ensino de História, o projeto desenvolvido nas escolas participantes tem envolvido um trabalho junto ao Núcleo de Documentação Histórica da UEPB, buscando-se assim, aproximar o estudante do nível básico ao processo de análise e construção dos relatos históricos extraídos dos documentos disponíveis no NDH. Dessa forma, para além do “incentivo a docência” o PIBID de História tem buscado criar espaços para um aprendizado mais profundo e amplo da disciplina nas Escolas.