Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

CARTAS NA HISTÓRIA: VINCULANDO ENSINO DE HISTÓRIA E PRODUÇÃO TEXTUAL

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, PRODUÇÃO DE TEXTO, CARTAS, ENSINO, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT-06: Ensino de História e formação docente
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39189
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 21
    "inscrito_id" => 350
    "titulo" => "CARTAS NA HISTÓRIA: VINCULANDO ENSINO DE HISTÓRIA E PRODUÇÃO TEXTUAL"
    "resumo" => "Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência pedagógica, ocorrida neste ano letivo, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solon de Lucena, na cidade de Campina Grande/PB. As atividades aconteceram a partir de oficinas de produções textuais realizadas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), subprojeto de História. Optamos pelo gênero textual das cartas, acreditamos que seja um diferencial devido a sua capacidade de carregar sensibilidades e subjetividades, além de contribuir para a leitura e escrita. Percebemos que as cartas, mesmo em desuso, despertou o interesse na escrita dos educandos. Atividades interdisciplinares são importantes para ampliar as discussões e criar uma rede de interações entre as disciplinas e promove uma educação mais dinâmica e significativa. As oficinas foram realizadas, em sala de aula, em que realizamos as orientações sobre a estrutura básica das cartas, para que, na sequência ocorressem, as produções escritas autorais, sendo muito importante colocar o estudantes em uma posição protagonista na sua aprendizagem. Sua criatividade foi explorada aliada ao conhecimento histórico aprendido. Partimos de uma premissa construtivista do ensino-aprendizagem, na medida em que propomos produções autorais para os educandos com perfil histórico. Aqui apresentamos e analisamos três cartas sobre os seguintes temas: Segunda Guerra Mundial, Guerra de Canudos e Revolta da Vacina. Nelas, podemos perceber as diferentes representações e construções narrativas, bem como sua relação com o contexto histórico. Estas oficinas, assim como a experiência do PIBID, são momentos importantes para a formação dos bolsistas, de aprendizagem para o educando e de uma constante autorreflexão da prática pedagógica do supervisor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, PRODUÇÃO DE TEXTO, CARTAS, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID350_21112017173134.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL DA SILVA ABREU"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "abreurs@live.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39189
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 21
    "inscrito_id" => 350
    "titulo" => "CARTAS NA HISTÓRIA: VINCULANDO ENSINO DE HISTÓRIA E PRODUÇÃO TEXTUAL"
    "resumo" => "Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência pedagógica, ocorrida neste ano letivo, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solon de Lucena, na cidade de Campina Grande/PB. As atividades aconteceram a partir de oficinas de produções textuais realizadas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), subprojeto de História. Optamos pelo gênero textual das cartas, acreditamos que seja um diferencial devido a sua capacidade de carregar sensibilidades e subjetividades, além de contribuir para a leitura e escrita. Percebemos que as cartas, mesmo em desuso, despertou o interesse na escrita dos educandos. Atividades interdisciplinares são importantes para ampliar as discussões e criar uma rede de interações entre as disciplinas e promove uma educação mais dinâmica e significativa. As oficinas foram realizadas, em sala de aula, em que realizamos as orientações sobre a estrutura básica das cartas, para que, na sequência ocorressem, as produções escritas autorais, sendo muito importante colocar o estudantes em uma posição protagonista na sua aprendizagem. Sua criatividade foi explorada aliada ao conhecimento histórico aprendido. Partimos de uma premissa construtivista do ensino-aprendizagem, na medida em que propomos produções autorais para os educandos com perfil histórico. Aqui apresentamos e analisamos três cartas sobre os seguintes temas: Segunda Guerra Mundial, Guerra de Canudos e Revolta da Vacina. Nelas, podemos perceber as diferentes representações e construções narrativas, bem como sua relação com o contexto histórico. Estas oficinas, assim como a experiência do PIBID, são momentos importantes para a formação dos bolsistas, de aprendizagem para o educando e de uma constante autorreflexão da prática pedagógica do supervisor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06: Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, PRODUÇÃO DE TEXTO, CARTAS, ENSINO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA6_ID350_21112017173134.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL DA SILVA ABREU"
    "autor_nome_curto" => "RAFAEL"
    "autor_email" => "abreurs@live.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência pedagógica, ocorrida neste ano letivo, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Solon de Lucena, na cidade de Campina Grande/PB. As atividades aconteceram a partir de oficinas de produções textuais realizadas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), subprojeto de História. Optamos pelo gênero textual das cartas, acreditamos que seja um diferencial devido a sua capacidade de carregar sensibilidades e subjetividades, além de contribuir para a leitura e escrita. Percebemos que as cartas, mesmo em desuso, despertou o interesse na escrita dos educandos. Atividades interdisciplinares são importantes para ampliar as discussões e criar uma rede de interações entre as disciplinas e promove uma educação mais dinâmica e significativa. As oficinas foram realizadas, em sala de aula, em que realizamos as orientações sobre a estrutura básica das cartas, para que, na sequência ocorressem, as produções escritas autorais, sendo muito importante colocar o estudantes em uma posição protagonista na sua aprendizagem. Sua criatividade foi explorada aliada ao conhecimento histórico aprendido. Partimos de uma premissa construtivista do ensino-aprendizagem, na medida em que propomos produções autorais para os educandos com perfil histórico. Aqui apresentamos e analisamos três cartas sobre os seguintes temas: Segunda Guerra Mundial, Guerra de Canudos e Revolta da Vacina. Nelas, podemos perceber as diferentes representações e construções narrativas, bem como sua relação com o contexto histórico. Estas oficinas, assim como a experiência do PIBID, são momentos importantes para a formação dos bolsistas, de aprendizagem para o educando e de uma constante autorreflexão da prática pedagógica do supervisor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.