O ensino de língua inglesa baseado nos gêneros textuais orais ou escritos tem gerado
discussões relevantes em relação a sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem, em virtude de
não expor o aprendiz a modelos tradicionais cujo foco muitas vezes acaba sendo a gramática
normativa, distante de um ambiente comunicativo. Tendo em vista que a música está presente nos
mais diversos meios de informação, buscamos constatar a eficácia do ensino de língua inglesa
mediante a intervenção dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(PIBID) na sala de aula à luz desse gênero textual, estruturado mediante a utilização de sequência
didática, com o propósito de discutir a função social do gênero e ressaltar o desafio da oralidade por
vezes não desenvolvido pelo aprendiz por medo ou insegurança. A realidade a qual desenvolvemos
nossa prática foi a modalidade EJA, visto que os desafios do processo de ensino dificultam a
aprendizagem do aluno neste programa a aquisição de uma segunda língua. Os resultados obtidos
evidenciam o quanto a música pode despertar o interesse do aluno pela aprendizagem do idioma, de
forma lúdica, prazerosa, não sendo um mero passatempo, e sim parte da vida de todos, contribuindo
para que os docentes percebam a relevância de se trabalhar com tal proposta de atividade que
possibilita trabalhar as habilidades para o processo comunicativo acontecer, como o listening,
speaking e Reading. Dessa forma, trabalhamos o gênero e sua multimodalidade, visto que as diversas
possibilidades de trabalhar acerca da letra e música. Para fomentar nossa pesquisa, nos provemos dos
estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Oliveira (2014), entre outros.