O ENSINO DE INGLÊS À LUZ DO GÊNERO MÚSICA NA EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39257 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 13 "inscrito_id" => 221 "titulo" => """ O ENSINO DE INGLÊS À LUZ DO GÊNERO MÚSICA NA EDUCAÇÃO\r\n DE JOVENS E ADULTOS """ "resumo" => """ O ensino de língua inglesa baseado nos gêneros textuais orais ou escritos tem gerado\r\n discussões relevantes em relação a sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem, em virtude de\r\n não expor o aprendiz a modelos tradicionais cujo foco muitas vezes acaba sendo a gramática\r\n normativa, distante de um ambiente comunicativo. Tendo em vista que a música está presente nos\r\n mais diversos meios de informação, buscamos constatar a eficácia do ensino de língua inglesa\r\n mediante a intervenção dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência\r\n (PIBID) na sala de aula à luz desse gênero textual, estruturado mediante a utilização de sequência\r\n didática, com o propósito de discutir a função social do gênero e ressaltar o desafio da oralidade por\r\n vezes não desenvolvido pelo aprendiz por medo ou insegurança. A realidade a qual desenvolvemos\r\n nossa prática foi a modalidade EJA, visto que os desafios do processo de ensino dificultam a\r\n aprendizagem do aluno neste programa a aquisição de uma segunda língua. Os resultados obtidos\r\n evidenciam o quanto a música pode despertar o interesse do aluno pela aprendizagem do idioma, de\r\n forma lúdica, prazerosa, não sendo um mero passatempo, e sim parte da vida de todos, contribuindo\r\n para que os docentes percebam a relevância de se trabalhar com tal proposta de atividade que\r\n possibilita trabalhar as habilidades para o processo comunicativo acontecer, como o listening,\r\n speaking e Reading. Dessa forma, trabalhamos o gênero e sua multimodalidade, visto que as diversas\r\n possibilidades de trabalhar acerca da letra e música. Para fomentar nossa pesquisa, nos provemos dos\r\n estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Oliveira (2014), entre outros. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08: Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL, MÚSICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, EJA, EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA8_ID221_20112017234745.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANY ALBUQUERQUE LIRA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANY" "autor_email" => "cristiany.lira@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39257 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 13 "inscrito_id" => 221 "titulo" => """ O ENSINO DE INGLÊS À LUZ DO GÊNERO MÚSICA NA EDUCAÇÃO\r\n DE JOVENS E ADULTOS """ "resumo" => """ O ensino de língua inglesa baseado nos gêneros textuais orais ou escritos tem gerado\r\n discussões relevantes em relação a sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem, em virtude de\r\n não expor o aprendiz a modelos tradicionais cujo foco muitas vezes acaba sendo a gramática\r\n normativa, distante de um ambiente comunicativo. Tendo em vista que a música está presente nos\r\n mais diversos meios de informação, buscamos constatar a eficácia do ensino de língua inglesa\r\n mediante a intervenção dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência\r\n (PIBID) na sala de aula à luz desse gênero textual, estruturado mediante a utilização de sequência\r\n didática, com o propósito de discutir a função social do gênero e ressaltar o desafio da oralidade por\r\n vezes não desenvolvido pelo aprendiz por medo ou insegurança. A realidade a qual desenvolvemos\r\n nossa prática foi a modalidade EJA, visto que os desafios do processo de ensino dificultam a\r\n aprendizagem do aluno neste programa a aquisição de uma segunda língua. Os resultados obtidos\r\n evidenciam o quanto a música pode despertar o interesse do aluno pela aprendizagem do idioma, de\r\n forma lúdica, prazerosa, não sendo um mero passatempo, e sim parte da vida de todos, contribuindo\r\n para que os docentes percebam a relevância de se trabalhar com tal proposta de atividade que\r\n possibilita trabalhar as habilidades para o processo comunicativo acontecer, como o listening,\r\n speaking e Reading. Dessa forma, trabalhamos o gênero e sua multimodalidade, visto que as diversas\r\n possibilidades de trabalhar acerca da letra e música. Para fomentar nossa pesquisa, nos provemos dos\r\n estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Oliveira (2014), entre outros. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08: Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL, MÚSICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, EJA, EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA8_ID221_20112017234745.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANY ALBUQUERQUE LIRA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANY" "autor_email" => "cristiany.lira@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }