Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O ENSINO DE INGLÊS À LUZ DO GÊNERO MÚSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: GÊNERO TEXTUAL, MÚSICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, EJA, EJA Comunicação Oral (CO) GT-08: Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada
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      não expor o aprendiz a modelos tradicionais cujo foco muitas vezes acaba sendo a gramática\r\n
      normativa, distante de um ambiente comunicativo. Tendo em vista que a música está presente nos\r\n
      mais diversos meios de informação, buscamos constatar a eficácia do ensino de língua inglesa\r\n
      mediante a intervenção dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência\r\n
      (PIBID) na sala de aula à luz desse gênero textual, estruturado mediante a utilização de sequência\r\n
      didática, com o propósito de discutir a função social do gênero e ressaltar o desafio da oralidade por\r\n
      vezes não desenvolvido pelo aprendiz por medo ou insegurança. A realidade a qual desenvolvemos\r\n
      nossa prática foi a modalidade EJA, visto que os desafios do processo de ensino dificultam a\r\n
      aprendizagem do aluno neste programa a aquisição de uma segunda língua. Os resultados obtidos\r\n
      evidenciam o quanto a música pode despertar o interesse do aluno pela aprendizagem do idioma, de\r\n
      forma lúdica, prazerosa, não sendo um mero passatempo, e sim parte da vida de todos, contribuindo\r\n
      para que os docentes percebam a relevância de se trabalhar com tal proposta de atividade que\r\n
      possibilita trabalhar as habilidades para o processo comunicativo acontecer, como o listening,\r\n
      speaking e Reading. Dessa forma, trabalhamos o gênero e sua multimodalidade, visto que as diversas\r\n
      possibilidades de trabalhar acerca da letra e música. Para fomentar nossa pesquisa, nos provemos dos\r\n
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Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino de língua inglesa baseado nos gêneros textuais orais ou escritos tem gerado discussões relevantes em relação a sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem, em virtude de não expor o aprendiz a modelos tradicionais cujo foco muitas vezes acaba sendo a gramática normativa, distante de um ambiente comunicativo. Tendo em vista que a música está presente nos mais diversos meios de informação, buscamos constatar a eficácia do ensino de língua inglesa mediante a intervenção dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na sala de aula à luz desse gênero textual, estruturado mediante a utilização de sequência didática, com o propósito de discutir a função social do gênero e ressaltar o desafio da oralidade por vezes não desenvolvido pelo aprendiz por medo ou insegurança. A realidade a qual desenvolvemos nossa prática foi a modalidade EJA, visto que os desafios do processo de ensino dificultam a aprendizagem do aluno neste programa a aquisição de uma segunda língua. Os resultados obtidos evidenciam o quanto a música pode despertar o interesse do aluno pela aprendizagem do idioma, de forma lúdica, prazerosa, não sendo um mero passatempo, e sim parte da vida de todos, contribuindo para que os docentes percebam a relevância de se trabalhar com tal proposta de atividade que possibilita trabalhar as habilidades para o processo comunicativo acontecer, como o listening, speaking e Reading. Dessa forma, trabalhamos o gênero e sua multimodalidade, visto que as diversas possibilidades de trabalhar acerca da letra e música. Para fomentar nossa pesquisa, nos provemos dos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Oliveira (2014), entre outros.

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