O ATO DE LER E A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39249 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 125 "titulo" => "O ATO DE LER E A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR" "resumo" => "Sabemos que o desenvolvimento da leitura deve ser estimulado bem antes das crianças ingressarem nos espaços educativos, contando em especial com a participação da família para que estas possam criar desde cedo nas crianças o hábito de leitura. Seguindo esse contexto, a escola como instituição da educação formal, tem como objetivo contribuir para o progresso dos alunos, fazendo uso de atividades atrativas, lúdicas, divertidas e criativas, possibilitando a participação e inserção dos alunos nesta prática que consideramos primordial para o crescimento intelectual de qualquer pessoa e consequentemente de todo estudante. Dessa maneira, o gosto pelo ler, bem como, a necessidade da leitura em nosso cotidiano, que podem ser representadas por meio de ações e atitudes, apenas ressalta ainda mais a importância da leitura para a construção social, individual, coletiva e a ampliação do repertório linguístico dos indivíduos, dando oportunidades para que os mesmos possam transformar o ato de ler em uma condição essencial para a sua formação como um cidadão crítico, reflexivo, autônomo e participativo, pois, na medida em que estes indivíduos se tornam instruídos, compreendendo o significado dos discursos que estão à sua volta, neste momento, poderão se pronunciar, através de um diálogo bem feito, surpreendente, verdadeiro e com frases bem colocadas. Por esta razão, analisar o papel da leitura em suas inúmeras particularidades e possibilidades, visto que, a sociedade necessita de uma maior conscientização, incentivo, acesso à informação por intermédio da leitura. Este estudo se constituiu através de uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública da cidade de Campina Grande – PB, tendo como objetivo gerar uma reflexão na busca de atitudes em relação a deficiência de leitura presente entre a comunidade estudantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LEITURA, EDUCAÇÃO, SOCIEDADE, LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID125_29112017175344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTHYA MAYARA MENEZES DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "CINTHYA MAYARA" "autor_email" => "cinthya_mayara@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39249 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 125 "titulo" => "O ATO DE LER E A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR" "resumo" => "Sabemos que o desenvolvimento da leitura deve ser estimulado bem antes das crianças ingressarem nos espaços educativos, contando em especial com a participação da família para que estas possam criar desde cedo nas crianças o hábito de leitura. Seguindo esse contexto, a escola como instituição da educação formal, tem como objetivo contribuir para o progresso dos alunos, fazendo uso de atividades atrativas, lúdicas, divertidas e criativas, possibilitando a participação e inserção dos alunos nesta prática que consideramos primordial para o crescimento intelectual de qualquer pessoa e consequentemente de todo estudante. Dessa maneira, o gosto pelo ler, bem como, a necessidade da leitura em nosso cotidiano, que podem ser representadas por meio de ações e atitudes, apenas ressalta ainda mais a importância da leitura para a construção social, individual, coletiva e a ampliação do repertório linguístico dos indivíduos, dando oportunidades para que os mesmos possam transformar o ato de ler em uma condição essencial para a sua formação como um cidadão crítico, reflexivo, autônomo e participativo, pois, na medida em que estes indivíduos se tornam instruídos, compreendendo o significado dos discursos que estão à sua volta, neste momento, poderão se pronunciar, através de um diálogo bem feito, surpreendente, verdadeiro e com frases bem colocadas. Por esta razão, analisar o papel da leitura em suas inúmeras particularidades e possibilidades, visto que, a sociedade necessita de uma maior conscientização, incentivo, acesso à informação por intermédio da leitura. Este estudo se constituiu através de uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública da cidade de Campina Grande – PB, tendo como objetivo gerar uma reflexão na busca de atitudes em relação a deficiência de leitura presente entre a comunidade estudantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "LEITURA, EDUCAÇÃO, SOCIEDADE, LEITORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID125_29112017175344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINTHYA MAYARA MENEZES DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "CINTHYA MAYARA" "autor_email" => "cinthya_mayara@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }