O experimento exposto para os alunos foi de imensa importância para o seu desenvolvimento, pois teve a capacidade de incentivar-los tanto na ciência química, quanto em fatos ocorridos ao meio ambiente, levando em consideração onde foi abordada primeira de uma forma ilustrativa, em que se apontou com as diversas maneiras o assunto apresentado, no qual se procederam aos processos reversíveis no conteúdo de equilíbrio químico, onde trouxe o tema central, a água e a nossa saúde, demonstrando os diversos fatores de poluições nas águas com suas doenças patogênicas e/ao acumulo de lixos presentes no nosso dia a dia, com uma abordagem por uma forma de combater todos esses desperdícios, e em diversas maneiras de como a água pode ser tratadas pelos tipos de saneamentos, como os de floculação, filtração e entre outros. E a segunda forma foi através do experimento conhecido como água furiosa, no qual os alunos tiveram o privilégio de poderem exercer o experimento, desfrutando de suas investigações, explicações e reflexões da prática realizada, desenvolvendo a sua curiosidade epistemológica, infalível para o conhecimento perscrutador. Sendo assim, aplica-se o conteúdo de maneira primorosa para os estudantes para as suas aprendizagens de seus conhecimentos, e também, de maneira que eles possam passar algumas informações para orientar outras pessoas sobre o assunto acompanhado para a nossa saúde. Esta prática foi realizada pelo programa PIBID, em uma turma de 2º ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Luiz Gonzaga Fernandes, que se localiza na cidade de Campina Grande-PB.