UM ESTUDO SOBRE ENERGIA POR MEIO DE UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL NA EJA: A PILHA DE BATATA
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39334 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 120 "inscrito_id" => 192 "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE ENERGIA POR MEIO DE UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL NA EJA: A PILHA DE BATATA" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que consiste na reintegração escolar, para pessoas que, por razões diversas, não tiveram oportunidade de concluir a Educação Básica em seu tempo regular. À vista disso o docente em atividade precisar ter alguns cuidados, pois a metodologia de ensino precisa ser diversificada e contextualizada na realidade cultural e social em que os alunos estão inseridos, como forma de estimulá-los a continuar os estudos. Este trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), cujo objetivo foi mostrar as estratégias dinâmicas para o ensino de ciências, em turmas da EJA a partir de uma abordagem problematizadora em atividades experimentais. A intervenção foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lions Prata, localizada em Campina Grande e relata as atividades desenvolvidas diante da temática: Tipos e transformações de Energia. Dentro desse contexto, a proposta utilizou-se da metodologia dos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti, que são divididos em: Problematização inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento, e foi desenvolvida a partir de recursos didáticos alternativos em uma atividade experimental das pilhas de batatas. A realização da atividade permitiu que os estudantes participassem da aula motivados e empenhados em realizar as etapas propostas, desenvolvendo suas ideias e construindo o conhecimento de forma efetiva, o que permitiu perceber a importância da intervenção pedagógica e a participação do PIBID, através da ação dos bolsistas e desse programa no ensino da EJA, em que os alunos precisam ser continuamente motivados a permanecer em sala de aula e na vivência da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ATIVIDADE EXPERIMENTAL, EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA13_ID192_26112017222818.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCIMAR ARAÚJO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "ALCIMAR" "autor_email" => "alcymarmedeiros12@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39334 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 120 "inscrito_id" => 192 "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE ENERGIA POR MEIO DE UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL NA EJA: A PILHA DE BATATA" "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que consiste na reintegração escolar, para pessoas que, por razões diversas, não tiveram oportunidade de concluir a Educação Básica em seu tempo regular. À vista disso o docente em atividade precisar ter alguns cuidados, pois a metodologia de ensino precisa ser diversificada e contextualizada na realidade cultural e social em que os alunos estão inseridos, como forma de estimulá-los a continuar os estudos. Este trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), cujo objetivo foi mostrar as estratégias dinâmicas para o ensino de ciências, em turmas da EJA a partir de uma abordagem problematizadora em atividades experimentais. A intervenção foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lions Prata, localizada em Campina Grande e relata as atividades desenvolvidas diante da temática: Tipos e transformações de Energia. Dentro desse contexto, a proposta utilizou-se da metodologia dos três momentos pedagógicos de Delizoicov e Angotti, que são divididos em: Problematização inicial, Organização do conhecimento e Aplicação do conhecimento, e foi desenvolvida a partir de recursos didáticos alternativos em uma atividade experimental das pilhas de batatas. A realização da atividade permitiu que os estudantes participassem da aula motivados e empenhados em realizar as etapas propostas, desenvolvendo suas ideias e construindo o conhecimento de forma efetiva, o que permitiu perceber a importância da intervenção pedagógica e a participação do PIBID, através da ação dos bolsistas e desse programa no ensino da EJA, em que os alunos precisam ser continuamente motivados a permanecer em sala de aula e na vivência da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-13: Educação de Pessoas Jovens e Adultas" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ATIVIDADE EXPERIMENTAL, EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA13_ID192_26112017222818.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALCIMAR ARAÚJO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "ALCIMAR" "autor_email" => "alcymarmedeiros12@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }