A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS NA PARCERIA ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39132 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 92 "inscrito_id" => 73 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS NA PARCERIA ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR" "resumo" => "Pesquisa mostra queda no interesse por cursos de licenciatura. Como podemos observar essa queda de interesse pelos cursos de Licenciatura acredito que seja por diversos fatores, como por exemplo: o crescente aumento da violência na educação, o magistério mal remunerado, alunos desinteressados, professores ficam desmotivados e muitas vezes, abandonam a profissão, ou ainda, os discentes não conseguem acompanhar e compreender bem a proposta do curso. Diversos são os fatores que dificultam a arte de ensinar. Desde então, vem ocorrendo discussões sobre o papel dos professores de química nas escolas e os obstáculos encontrados no sistema ensino-aprendizagem. Dentro dessa perspectiva de formação qualificada de professores, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID vem com uma grande contribuição para que os discentes possam vivenciar a realidade dentro da sala de aula. O PIBID foi instituído a partir da Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007, com o intuito de fomentar a iniciação à docência de estudantes de licenciatura plena das instituições de educação superior, para atuarem na educação básica pública. O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões e experiências das práticas de acadêmicos ao participarem do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – os conhecimentos adquiridos durante essa atuação e, o quão significativo esse programa se torna na formação inicial do professor de Química. A partir desse relato, é possível concluir, que programa consegue atingir mais um dos seus objetivos. O contato com o ambiente escolar foi de extrema importância para que os pibidianos pudessem perceber antes da atuação profissional a realidade dentro da sala de aula, contribuindo assim, para a formação inicial por meio da prática e contato com os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "LICENCIATURA, QUÍMICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA12_ID73_22112017214720.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELE DOS SANTOS BATISTA FLÔR" "autor_nome_curto" => "RAFAELE FLÔR" "autor_email" => "rafaelesbflor@yahoo.com.b" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39132 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 92 "inscrito_id" => 73 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS NA PARCERIA ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR" "resumo" => "Pesquisa mostra queda no interesse por cursos de licenciatura. Como podemos observar essa queda de interesse pelos cursos de Licenciatura acredito que seja por diversos fatores, como por exemplo: o crescente aumento da violência na educação, o magistério mal remunerado, alunos desinteressados, professores ficam desmotivados e muitas vezes, abandonam a profissão, ou ainda, os discentes não conseguem acompanhar e compreender bem a proposta do curso. Diversos são os fatores que dificultam a arte de ensinar. Desde então, vem ocorrendo discussões sobre o papel dos professores de química nas escolas e os obstáculos encontrados no sistema ensino-aprendizagem. Dentro dessa perspectiva de formação qualificada de professores, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID vem com uma grande contribuição para que os discentes possam vivenciar a realidade dentro da sala de aula. O PIBID foi instituído a partir da Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007, com o intuito de fomentar a iniciação à docência de estudantes de licenciatura plena das instituições de educação superior, para atuarem na educação básica pública. O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões e experiências das práticas de acadêmicos ao participarem do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – os conhecimentos adquiridos durante essa atuação e, o quão significativo esse programa se torna na formação inicial do professor de Química. A partir desse relato, é possível concluir, que programa consegue atingir mais um dos seus objetivos. O contato com o ambiente escolar foi de extrema importância para que os pibidianos pudessem perceber antes da atuação profissional a realidade dentro da sala de aula, contribuindo assim, para a formação inicial por meio da prática e contato com os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "LICENCIATURA, QUÍMICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA12_ID73_22112017214720.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELE DOS SANTOS BATISTA FLÔR" "autor_nome_curto" => "RAFAELE FLÔR" "autor_email" => "rafaelesbflor@yahoo.com.b" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }