Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UTILIZANDO A HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA DISCUTIR FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: UM RECORTE SOBRE O CONCEITO DE CALOR E A ATUAÇÃO DA MULHER NA CIÊNCIA

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA CIÊNCIA, MULHER NA CIÊNCIA, CONCEITO DE CALOR, MÁQUINAS TÉRMICAS Comunicação Oral (CO) GT-04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39340
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 123
    "titulo" => """
      UTILIZANDO A HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA DISCUTIR FÍSICA NO ENSINO\r\n
      MÉDIO: UM RECORTE SOBRE O CONCEITO DE CALOR E A ATUAÇÃO DA\r\n
      MULHER NA CIÊNCIA
      """
    "resumo" => """
      Resumo: Diante das dificuldades percebidas para o ensino de Física no ensino básico, a busca pela\r\n
      melhoria da prática educativa e de metodologias que propiciem uma aprendizagem mais eficaz é o\r\n
      objetivo de muitas pesquisas atuais voltadas para essa área. Diante disso, este trabalho tem como\r\n
      objetivo relatar o desenvolvimento de uma proposta realizada com estudantes do ensino básico\r\n
      utilizando como abordagem a História da Ciência no ensino de Física para trabalhar o papel da mulher\r\n
      na sociedade e na ciência a partir dos estudos sobre Marie Curie e sobre o desenvolvimento do\r\n
      conceito de calor, a partir do estudo das maquinas térmicas, com a Revolução Industrial, dois temas\r\n
      distintos, mas que envolvem a relação entre a ciência e a sociedade. Na primeira etapa foram\r\n
      discutidos o conceito de calor e aspectos relacionados à Revolução Industrial a partir do\r\n
      desenvolvimento das máquinas térmicas, mostrando como os estudos da termodinâmica tiveram\r\n
      implicações ao longo da história. Na segunda etapa discutimos conceitos de Física moderna, mas com\r\n
      um olhar sobre a atuação da pesquisadora Marie Curie no desenvolvimento das teorias, buscando dar\r\n
      ênfase à importância do papel da mulher no cenário científico. A perspectiva do trabalho em sala de\r\n
      aula foi o principal elemento de estudo de todo nosso processo de ensino. O público alvo da atividade\r\n
      foram estudantes do segundo ano do ensino médio regular de uma escola pública estadual da cidade de\r\n
      Campina Grande – PB. Com a realização da atividade foi possível alcançar os objetivos inicialmente\r\n
      delimitados, além de perceber a efetividade do uso da historia da ciência para discutir temas de Física.\r\n
      Os estudantes conseguiram, além de construir os conceitos Físicos pretendidos, relacioná-los as\r\n
      questões sociais discutidas a partir da abordagem histórica utilizada, bem como formar opiniões\r\n
      consistentes embasadas nos fatos apresentados a partir da proposta. Avaliamos como bastante\r\n
      promissora a utilização de tal abordagem, para discutir os temas propostos aqui, bem como outros\r\n
      temas da Ciência, permitindo ao estudante aprofundar seu conhecimento diante de uma teoria ou\r\n
      conceito, relacionando-o as diversas vertentes as quais está relacionado.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA CIÊNCIA, MULHER NA CIÊNCIA, CONCEITO DE CALOR, MÁQUINAS TÉRMICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA4_ID123_22112017102616.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDERLAN FERREIRA JACINTO"
    "autor_nome_curto" => "VALDERLAN"
    "autor_email" => "darlan_fjacinto@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39340
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 123
    "titulo" => """
      UTILIZANDO A HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA DISCUTIR FÍSICA NO ENSINO\r\n
      MÉDIO: UM RECORTE SOBRE O CONCEITO DE CALOR E A ATUAÇÃO DA\r\n
      MULHER NA CIÊNCIA
      """
    "resumo" => """
      Resumo: Diante das dificuldades percebidas para o ensino de Física no ensino básico, a busca pela\r\n
      melhoria da prática educativa e de metodologias que propiciem uma aprendizagem mais eficaz é o\r\n
      objetivo de muitas pesquisas atuais voltadas para essa área. Diante disso, este trabalho tem como\r\n
      objetivo relatar o desenvolvimento de uma proposta realizada com estudantes do ensino básico\r\n
      utilizando como abordagem a História da Ciência no ensino de Física para trabalhar o papel da mulher\r\n
      na sociedade e na ciência a partir dos estudos sobre Marie Curie e sobre o desenvolvimento do\r\n
      conceito de calor, a partir do estudo das maquinas térmicas, com a Revolução Industrial, dois temas\r\n
      distintos, mas que envolvem a relação entre a ciência e a sociedade. Na primeira etapa foram\r\n
      discutidos o conceito de calor e aspectos relacionados à Revolução Industrial a partir do\r\n
      desenvolvimento das máquinas térmicas, mostrando como os estudos da termodinâmica tiveram\r\n
      implicações ao longo da história. Na segunda etapa discutimos conceitos de Física moderna, mas com\r\n
      um olhar sobre a atuação da pesquisadora Marie Curie no desenvolvimento das teorias, buscando dar\r\n
      ênfase à importância do papel da mulher no cenário científico. A perspectiva do trabalho em sala de\r\n
      aula foi o principal elemento de estudo de todo nosso processo de ensino. O público alvo da atividade\r\n
      foram estudantes do segundo ano do ensino médio regular de uma escola pública estadual da cidade de\r\n
      Campina Grande – PB. Com a realização da atividade foi possível alcançar os objetivos inicialmente\r\n
      delimitados, além de perceber a efetividade do uso da historia da ciência para discutir temas de Física.\r\n
      Os estudantes conseguiram, além de construir os conceitos Físicos pretendidos, relacioná-los as\r\n
      questões sociais discutidas a partir da abordagem histórica utilizada, bem como formar opiniões\r\n
      consistentes embasadas nos fatos apresentados a partir da proposta. Avaliamos como bastante\r\n
      promissora a utilização de tal abordagem, para discutir os temas propostos aqui, bem como outros\r\n
      temas da Ciência, permitindo ao estudante aprofundar seu conhecimento diante de uma teoria ou\r\n
      conceito, relacionando-o as diversas vertentes as quais está relacionado.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA CIÊNCIA, MULHER NA CIÊNCIA, CONCEITO DE CALOR, MÁQUINAS TÉRMICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA4_ID123_22112017102616.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDERLAN FERREIRA JACINTO"
    "autor_nome_curto" => "VALDERLAN"
    "autor_email" => "darlan_fjacinto@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: Diante das dificuldades percebidas para o ensino de Física no ensino básico, a busca pela melhoria da prática educativa e de metodologias que propiciem uma aprendizagem mais eficaz é o objetivo de muitas pesquisas atuais voltadas para essa área. Diante disso, este trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento de uma proposta realizada com estudantes do ensino básico utilizando como abordagem a História da Ciência no ensino de Física para trabalhar o papel da mulher na sociedade e na ciência a partir dos estudos sobre Marie Curie e sobre o desenvolvimento do conceito de calor, a partir do estudo das maquinas térmicas, com a Revolução Industrial, dois temas distintos, mas que envolvem a relação entre a ciência e a sociedade. Na primeira etapa foram discutidos o conceito de calor e aspectos relacionados à Revolução Industrial a partir do desenvolvimento das máquinas térmicas, mostrando como os estudos da termodinâmica tiveram implicações ao longo da história. Na segunda etapa discutimos conceitos de Física moderna, mas com um olhar sobre a atuação da pesquisadora Marie Curie no desenvolvimento das teorias, buscando dar ênfase à importância do papel da mulher no cenário científico. A perspectiva do trabalho em sala de aula foi o principal elemento de estudo de todo nosso processo de ensino. O público alvo da atividade foram estudantes do segundo ano do ensino médio regular de uma escola pública estadual da cidade de Campina Grande – PB. Com a realização da atividade foi possível alcançar os objetivos inicialmente delimitados, além de perceber a efetividade do uso da historia da ciência para discutir temas de Física. Os estudantes conseguiram, além de construir os conceitos Físicos pretendidos, relacioná-los as questões sociais discutidas a partir da abordagem histórica utilizada, bem como formar opiniões consistentes embasadas nos fatos apresentados a partir da proposta. Avaliamos como bastante promissora a utilização de tal abordagem, para discutir os temas propostos aqui, bem como outros temas da Ciência, permitindo ao estudante aprofundar seu conhecimento diante de uma teoria ou conceito, relacionando-o as diversas vertentes as quais está relacionado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.