Resumo: Diante das dificuldades percebidas para o ensino de Física no ensino básico, a busca pela
melhoria da prática educativa e de metodologias que propiciem uma aprendizagem mais eficaz é o
objetivo de muitas pesquisas atuais voltadas para essa área. Diante disso, este trabalho tem como
objetivo relatar o desenvolvimento de uma proposta realizada com estudantes do ensino básico
utilizando como abordagem a História da Ciência no ensino de Física para trabalhar o papel da mulher
na sociedade e na ciência a partir dos estudos sobre Marie Curie e sobre o desenvolvimento do
conceito de calor, a partir do estudo das maquinas térmicas, com a Revolução Industrial, dois temas
distintos, mas que envolvem a relação entre a ciência e a sociedade. Na primeira etapa foram
discutidos o conceito de calor e aspectos relacionados à Revolução Industrial a partir do
desenvolvimento das máquinas térmicas, mostrando como os estudos da termodinâmica tiveram
implicações ao longo da história. Na segunda etapa discutimos conceitos de Física moderna, mas com
um olhar sobre a atuação da pesquisadora Marie Curie no desenvolvimento das teorias, buscando dar
ênfase à importância do papel da mulher no cenário científico. A perspectiva do trabalho em sala de
aula foi o principal elemento de estudo de todo nosso processo de ensino. O público alvo da atividade
foram estudantes do segundo ano do ensino médio regular de uma escola pública estadual da cidade de
Campina Grande – PB. Com a realização da atividade foi possível alcançar os objetivos inicialmente
delimitados, além de perceber a efetividade do uso da historia da ciência para discutir temas de Física.
Os estudantes conseguiram, além de construir os conceitos Físicos pretendidos, relacioná-los as
questões sociais discutidas a partir da abordagem histórica utilizada, bem como formar opiniões
consistentes embasadas nos fatos apresentados a partir da proposta. Avaliamos como bastante
promissora a utilização de tal abordagem, para discutir os temas propostos aqui, bem como outros
temas da Ciência, permitindo ao estudante aprofundar seu conhecimento diante de uma teoria ou
conceito, relacionando-o as diversas vertentes as quais está relacionado.