Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ESTUDANDO AS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS DA BANDEIRA BRASILEIRA COM AUXILIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS

Palavra-chaves: FIGURAS PLANAS, MATERIAIS MANIPULÁVEIS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39222
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 97
    "inscrito_id" => 193
    "titulo" => "ESTUDANDO AS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS DA BANDEIRA BRASILEIRA COM AUXILIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS"
    "resumo" => "Diante de algumas conturbações por parte do cenário político-social brasileiro, nada mais conveniente do que usufruir-se da semana da independência, em especifico a Bandeira Nacional, para aplicarmos conceitos matemáticos em algo real. Com isso, nós, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), decidimos desenvolver uma oficina que envolvesse a Geometria Plana juntamente com Materiais Manipuláveis através dos Mosaicos. O motivo primordial por termos optado pela Geometria foi devido sua abrangência para outras áreas da matemática e, também pela importância no aprendizado de tal conteúdo. Selecionamos os conteúdos que achávamos pertinentes a serem trabalhados, que foram: área, perímetro, ampliação e redução. Em seguida, produzimos uma lista de exercício contendo questões que relacionavam esses assuntos com as figuras geométricas planas contidas na Bandeira do Brasil, são elas: retângulo, losango e circunferência. Propomos aos alunos a confecção da Bandeira do Brasil com papel milímetrado de acordo como as informações dispostas na lista de exercício. A aplicação da oficina dividiu-se em quatro dias, no início da oficina, os alunos demonstraram curiosidade e inquietude por saber que iriam construir, eles, a bandeira, e indagaram-se sobre a confecção, pois acharam que não conseguiriam fazer com as medições exatas. Entretanto, após explicarmos todos os procedimentos necessários para a construção do Símbolo Nacional de forma clara e objetiva, eles notaram não era tão difícil o quanto parecia ser. Pudemos observar que os alunos detinham de várias dúvidas sobre os assuntos trabalhados na lista de exercício, e mais, tais dificuldades agravaram-se quando utilizaram o papel milímetrado. Entretanto, no decorrer das confecções das bandeiras foi possível vê os educandos dominando os conteúdos estudados no momento anterior. A realização desta oficina foi bastante positiva tanto para os alunos, como para nós pibidianos, pois foi notório o prazer dos educandos em estudar matemática e em aprender com o auxílio dos Materiais Manipuláveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "FIGURAS PLANAS, MATERIAIS MANIPULÁVEIS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA10_ID193_23112017010027.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDDA MAYARA ARAÚJO FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "AMANDDA"
    "autor_email" => "amanddamacedo@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39222
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 97
    "inscrito_id" => 193
    "titulo" => "ESTUDANDO AS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS DA BANDEIRA BRASILEIRA COM AUXILIO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS"
    "resumo" => "Diante de algumas conturbações por parte do cenário político-social brasileiro, nada mais conveniente do que usufruir-se da semana da independência, em especifico a Bandeira Nacional, para aplicarmos conceitos matemáticos em algo real. Com isso, nós, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), decidimos desenvolver uma oficina que envolvesse a Geometria Plana juntamente com Materiais Manipuláveis através dos Mosaicos. O motivo primordial por termos optado pela Geometria foi devido sua abrangência para outras áreas da matemática e, também pela importância no aprendizado de tal conteúdo. Selecionamos os conteúdos que achávamos pertinentes a serem trabalhados, que foram: área, perímetro, ampliação e redução. Em seguida, produzimos uma lista de exercício contendo questões que relacionavam esses assuntos com as figuras geométricas planas contidas na Bandeira do Brasil, são elas: retângulo, losango e circunferência. Propomos aos alunos a confecção da Bandeira do Brasil com papel milímetrado de acordo como as informações dispostas na lista de exercício. A aplicação da oficina dividiu-se em quatro dias, no início da oficina, os alunos demonstraram curiosidade e inquietude por saber que iriam construir, eles, a bandeira, e indagaram-se sobre a confecção, pois acharam que não conseguiriam fazer com as medições exatas. Entretanto, após explicarmos todos os procedimentos necessários para a construção do Símbolo Nacional de forma clara e objetiva, eles notaram não era tão difícil o quanto parecia ser. Pudemos observar que os alunos detinham de várias dúvidas sobre os assuntos trabalhados na lista de exercício, e mais, tais dificuldades agravaram-se quando utilizaram o papel milímetrado. Entretanto, no decorrer das confecções das bandeiras foi possível vê os educandos dominando os conteúdos estudados no momento anterior. A realização desta oficina foi bastante positiva tanto para os alunos, como para nós pibidianos, pois foi notório o prazer dos educandos em estudar matemática e em aprender com o auxílio dos Materiais Manipuláveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "FIGURAS PLANAS, MATERIAIS MANIPULÁVEIS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA10_ID193_23112017010027.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDDA MAYARA ARAÚJO FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "AMANDDA"
    "autor_email" => "amanddamacedo@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

Diante de algumas conturbações por parte do cenário político-social brasileiro, nada mais conveniente do que usufruir-se da semana da independência, em especifico a Bandeira Nacional, para aplicarmos conceitos matemáticos em algo real. Com isso, nós, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), decidimos desenvolver uma oficina que envolvesse a Geometria Plana juntamente com Materiais Manipuláveis através dos Mosaicos. O motivo primordial por termos optado pela Geometria foi devido sua abrangência para outras áreas da matemática e, também pela importância no aprendizado de tal conteúdo. Selecionamos os conteúdos que achávamos pertinentes a serem trabalhados, que foram: área, perímetro, ampliação e redução. Em seguida, produzimos uma lista de exercício contendo questões que relacionavam esses assuntos com as figuras geométricas planas contidas na Bandeira do Brasil, são elas: retângulo, losango e circunferência. Propomos aos alunos a confecção da Bandeira do Brasil com papel milímetrado de acordo como as informações dispostas na lista de exercício. A aplicação da oficina dividiu-se em quatro dias, no início da oficina, os alunos demonstraram curiosidade e inquietude por saber que iriam construir, eles, a bandeira, e indagaram-se sobre a confecção, pois acharam que não conseguiriam fazer com as medições exatas. Entretanto, após explicarmos todos os procedimentos necessários para a construção do Símbolo Nacional de forma clara e objetiva, eles notaram não era tão difícil o quanto parecia ser. Pudemos observar que os alunos detinham de várias dúvidas sobre os assuntos trabalhados na lista de exercício, e mais, tais dificuldades agravaram-se quando utilizaram o papel milímetrado. Entretanto, no decorrer das confecções das bandeiras foi possível vê os educandos dominando os conteúdos estudados no momento anterior. A realização desta oficina foi bastante positiva tanto para os alunos, como para nós pibidianos, pois foi notório o prazer dos educandos em estudar matemática e em aprender com o auxílio dos Materiais Manipuláveis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.