O TRABALHO COM OS PROJETOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PEDAGOGIA DE PROJETO, OS TEMAS TRANSVERSAIS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E DOS ALUNOS
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39279 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 209 "inscrito_id" => 212 "titulo" => "O TRABALHO COM OS PROJETOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PEDAGOGIA DE PROJETO, OS TEMAS TRANSVERSAIS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E DOS ALUNOS" "resumo" => "Conscientes de que toda ação pedagógica reflete o conjunto de princípios teóricos que norteiam um processo de elaboração de material didático, bem como de condução da ação docente, apresentamos, neste artigo, a proposta didático-pedagógica que subjaz as práticas desenvolvidas no Projeto “Nas Trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco” (NLPT), que está vinculado ao subprojeto Letras – Língua Portuguesa, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Partindo da ânsia e necessidade de tornar o ensino de Língua Portuguesa, na educação básica, mais atrativo, inovador, significativo, produtivo e eficaz, por concordarmos que, no processo de ensino aprendizagem, é primordial levar os alunos a se envolverem cada vez mais nas atividades, instigando o protagonismo juvenil, nesta pesquisa, objetivamos, refletir sobre a importância do trabalho com projetos para o ensino de Língua Portuguesa e analisar as contribuições de uma experiência vivenciada no projeto supracitado para a formação do professor. Para tanto, apresentaremos o relato de uma experiência vivenciada no âmbito do NLPT, no primeiro semestre de 2017, por meio da execução de uma sequência didática de estudo do artigo de opinião. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa-interpretativista, situada na Linguística Aplicada e que tem como embasamento teórico as orientações dos documentos oficiais que regulam o ensino de língua portuguesa, a saber: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental - PCN - (1998), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCN+ - (2000), Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM - (2006), bem como as contribuições de Valente (2000), a respeito do trabalho com projetos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DE PROJETOS, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID212_29112017223837.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO RIBEIRO TAVARES" "autor_nome_curto" => "JP TAVARES" "autor_email" => "jprtservodosenhor@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39279 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 209 "inscrito_id" => 212 "titulo" => "O TRABALHO COM OS PROJETOS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: A PEDAGOGIA DE PROJETO, OS TEMAS TRANSVERSAIS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E DOS ALUNOS" "resumo" => "Conscientes de que toda ação pedagógica reflete o conjunto de princípios teóricos que norteiam um processo de elaboração de material didático, bem como de condução da ação docente, apresentamos, neste artigo, a proposta didático-pedagógica que subjaz as práticas desenvolvidas no Projeto “Nas Trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco” (NLPT), que está vinculado ao subprojeto Letras – Língua Portuguesa, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Partindo da ânsia e necessidade de tornar o ensino de Língua Portuguesa, na educação básica, mais atrativo, inovador, significativo, produtivo e eficaz, por concordarmos que, no processo de ensino aprendizagem, é primordial levar os alunos a se envolverem cada vez mais nas atividades, instigando o protagonismo juvenil, nesta pesquisa, objetivamos, refletir sobre a importância do trabalho com projetos para o ensino de Língua Portuguesa e analisar as contribuições de uma experiência vivenciada no projeto supracitado para a formação do professor. Para tanto, apresentaremos o relato de uma experiência vivenciada no âmbito do NLPT, no primeiro semestre de 2017, por meio da execução de uma sequência didática de estudo do artigo de opinião. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, de natureza qualitativa-interpretativista, situada na Linguística Aplicada e que tem como embasamento teórico as orientações dos documentos oficiais que regulam o ensino de língua portuguesa, a saber: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental - PCN - (1998), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCN+ - (2000), Orientações Curriculares para o Ensino Médio – OCEM - (2006), bem como as contribuições de Valente (2000), a respeito do trabalho com projetos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DE PROJETOS, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID212_29112017223837.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO RIBEIRO TAVARES" "autor_nome_curto" => "JP TAVARES" "autor_email" => "jprtservodosenhor@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }