ESTÁGIO DE MONITORIA: AS PRÁTICAS DO ENSINO DE LITERATURA EM SALA DE AULA E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO BÁSICO
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39218 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 130 "inscrito_id" => 449 "titulo" => "ESTÁGIO DE MONITORIA: AS PRÁTICAS DO ENSINO DE LITERATURA EM SALA DE AULA E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO BÁSICO" "resumo" => "O presente artigo tem o objetivo de apresentar a didática utilizada nas aulas de Literatura observadas no estágio supervisionado I, em uma escola Estadual da rede pública de Ensino, em turmas de 8º e 9º anos do Ensino fundamental, e 1º e 3º anos do Ensino médio. Nosso trabalho apresenta como base teórica, para fins de críticas e reflexões, os escritos de Rildo Cosson (2016) e Tzvetan Todorov (2012), com algumas diretrizes governamentais como textos auxiliares. O estágio foi realizado com o intuito de analisar as práticas utilizadas em sala de aula no ensino de Literatura, sobretudo, rever tais métodos com a finalidade de observar e repensar sobre quais são os problemas que podem impedir o desenvolvimento do letramento literário nos alunos dessa escola especificamente, e acima de tudo, refletir sobre o ensino de Literatura no Ensino Básico. Iremos expor, igualmente, a experiência de monitoria no estágio, as observações feitas ao presenciar as aulas de um profissional da educação em seu ambiente de trabalho, a sala de aula. Serão apresentados alguns dos vários percalços enfrentados tanto por alunos, quanto pelo professor de língua, no processo de ensino / aprendizagem, como o constante apego ás práticas tradicionais e o trabalho inadequado com os gêneros textuais, que acabam causando problemas no aprendizado do aluno. Visto a importância da disciplina de língua portuguesa, a responsabilidade desse professor adquire grande peso, pois é necessário que ele planeje e adapte a sua aula de acordo com a necessidade dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, LETRAMENTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID449_27112017172452.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISIS DE FATIMA HENRIQUE PONTES TAVARES" "autor_nome_curto" => "ISIS" "autor_email" => "isistavarespb@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39218 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 130 "inscrito_id" => 449 "titulo" => "ESTÁGIO DE MONITORIA: AS PRÁTICAS DO ENSINO DE LITERATURA EM SALA DE AULA E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO BÁSICO" "resumo" => "O presente artigo tem o objetivo de apresentar a didática utilizada nas aulas de Literatura observadas no estágio supervisionado I, em uma escola Estadual da rede pública de Ensino, em turmas de 8º e 9º anos do Ensino fundamental, e 1º e 3º anos do Ensino médio. Nosso trabalho apresenta como base teórica, para fins de críticas e reflexões, os escritos de Rildo Cosson (2016) e Tzvetan Todorov (2012), com algumas diretrizes governamentais como textos auxiliares. O estágio foi realizado com o intuito de analisar as práticas utilizadas em sala de aula no ensino de Literatura, sobretudo, rever tais métodos com a finalidade de observar e repensar sobre quais são os problemas que podem impedir o desenvolvimento do letramento literário nos alunos dessa escola especificamente, e acima de tudo, refletir sobre o ensino de Literatura no Ensino Básico. Iremos expor, igualmente, a experiência de monitoria no estágio, as observações feitas ao presenciar as aulas de um profissional da educação em seu ambiente de trabalho, a sala de aula. Serão apresentados alguns dos vários percalços enfrentados tanto por alunos, quanto pelo professor de língua, no processo de ensino / aprendizagem, como o constante apego ás práticas tradicionais e o trabalho inadequado com os gêneros textuais, que acabam causando problemas no aprendizado do aluno. Visto a importância da disciplina de língua portuguesa, a responsabilidade desse professor adquire grande peso, pois é necessário que ele planeje e adapte a sua aula de acordo com a necessidade dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, LETRAMENTO LITERÁRIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID449_27112017172452.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISIS DE FATIMA HENRIQUE PONTES TAVARES" "autor_nome_curto" => "ISIS" "autor_email" => "isistavarespb@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }