A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE:DO CAMINHAR NO EIXO TEMÁTICO DIVERSIDADE CULTURAL PARA UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR E INTERCULTURAL
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39139 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 158 "inscrito_id" => 78 "titulo" => "A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE:DO CAMINHAR NO EIXO TEMÁTICO DIVERSIDADE CULTURAL PARA UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR E INTERCULTURAL" "resumo" => "O presente trabalho refere a um relato de experiência de um projeto piloto que teve a colaboração de bolsistas PIBID, para dar base a um projeto didático a ser trabalhado em cada eixo temático sugerido pela Secretaria Municipal de Campina Grande tendo iniciado o primeiro eixo cujo tema foi Diversidade Cultural com uma proposta baseada na apreciação de um filme seguido com conteúdos conectados as disciplinas em consonância com os temas do eixo sugerido.Com a proposta de trabalhar o filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate” foi proporcionado aulas que possibilitou desenvolver um conjunto de conhecimentos, habilidades, formas de comportamento e hábitos de estudo relacionados aos objetivos e organizados pedagógica e didaticamente na perspectiva das três dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal no qual se deteve seguir a risca com uma sequência didática programada; entretanto com abertura para flexibilizar caso fosse necessário; porem além de ter seguido como o programado percebeu-se que os escolares apresentaram interesse de buscar aprender mais, trazendo informações complementares sobre os autores do filme que nos possibilitou ampliar o conhecimento com dramatizações cujo roteiros foram preparados por eles. Essa estratégia de ensino possibilitou desenvolvermos atividades pedagógicas na perspectiva da Pedagogia Libertadora no qual propõe o conteúdo programático a partir da investigação interdisciplinar e de um mínimo de conhecimentos da realidade; os conteúdos não devem ser impostos aos estudantes, mas partir de suas experiências e necessidades. Freire (1967) considera a prática educativa como uma totalidade e por isso não separa conteúdo de método, professor de aluno, dizendo que o professor progressista se preocupa com a totalidade da prática educativa procurando descobrir os momentos parciais que compõem essa totalidade. E nessa concepção foi possível alcançar os objetivos proposto bastante relevante para os escolares que apresentaram autonomia de buscar mais, e para o professor que encontrou um caminho com várias possibilidades interdisciplinar e intercultural que pôde ver o escolar como um ser holístico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "EIXO TEMÁTICO, INTERCULTURALIDADE, INTERDISDIPLINARIDADE, PEDAGOGIA DA AUTONOMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID78_29112017002920.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEMARY ROQUE DE AQUINO" "autor_nome_curto" => "ROSE" "autor_email" => "aquinorosemary@yahoo.com." "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL PREFEITURA DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39139 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 158 "inscrito_id" => 78 "titulo" => "A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE:DO CAMINHAR NO EIXO TEMÁTICO DIVERSIDADE CULTURAL PARA UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR E INTERCULTURAL" "resumo" => "O presente trabalho refere a um relato de experiência de um projeto piloto que teve a colaboração de bolsistas PIBID, para dar base a um projeto didático a ser trabalhado em cada eixo temático sugerido pela Secretaria Municipal de Campina Grande tendo iniciado o primeiro eixo cujo tema foi Diversidade Cultural com uma proposta baseada na apreciação de um filme seguido com conteúdos conectados as disciplinas em consonância com os temas do eixo sugerido.Com a proposta de trabalhar o filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate” foi proporcionado aulas que possibilitou desenvolver um conjunto de conhecimentos, habilidades, formas de comportamento e hábitos de estudo relacionados aos objetivos e organizados pedagógica e didaticamente na perspectiva das três dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal no qual se deteve seguir a risca com uma sequência didática programada; entretanto com abertura para flexibilizar caso fosse necessário; porem além de ter seguido como o programado percebeu-se que os escolares apresentaram interesse de buscar aprender mais, trazendo informações complementares sobre os autores do filme que nos possibilitou ampliar o conhecimento com dramatizações cujo roteiros foram preparados por eles. Essa estratégia de ensino possibilitou desenvolvermos atividades pedagógicas na perspectiva da Pedagogia Libertadora no qual propõe o conteúdo programático a partir da investigação interdisciplinar e de um mínimo de conhecimentos da realidade; os conteúdos não devem ser impostos aos estudantes, mas partir de suas experiências e necessidades. Freire (1967) considera a prática educativa como uma totalidade e por isso não separa conteúdo de método, professor de aluno, dizendo que o professor progressista se preocupa com a totalidade da prática educativa procurando descobrir os momentos parciais que compõem essa totalidade. E nessa concepção foi possível alcançar os objetivos proposto bastante relevante para os escolares que apresentaram autonomia de buscar mais, e para o professor que encontrou um caminho com várias possibilidades interdisciplinar e intercultural que pôde ver o escolar como um ser holístico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "EIXO TEMÁTICO, INTERCULTURALIDADE, INTERDISDIPLINARIDADE, PEDAGOGIA DA AUTONOMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID78_29112017002920.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEMARY ROQUE DE AQUINO" "autor_nome_curto" => "ROSE" "autor_email" => "aquinorosemary@yahoo.com." "autor_ies" => "ESCOLA MUNICIPAL PREFEITURA DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }