EXPERIÊNCIAS NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39224 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 193 "inscrito_id" => 224 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente artigo relata experiências didático-pedagógicas realizadas durante a regência docente a na condição de bolsista do subprojeto de Geografia/PIBID/UEPB realizada mediante intervenções na turma do 8º ano “D” do ensino fundamental da Escola Estadual Maria Emília de Oliveira de Almeida, localizada no bairro Presidente Médici - Zona Sul da cidade de Campina Grande PB. Baseando-se no contexto geral do ensino de geografia na escola e principalmente mediante observações no espaço escolar objeto dessa pesquisa, refletimos sobre a falta de interesses e dificuldades de compreensão de determinados conteúdos por parte de alguns alunos. Assim, este trabalho discorre sobre a problematização de como motivar os estudantes e despertar o interesse nas aulas da ciência de Geografia. Com o objetivo de atender o proposto, buscou-se mediar a construção de conhecimentos, no processo de ensino-aprendizagem, a partir do desenvolvimento de atividades lúdicas. Para tanto, fez-se uso de mapas mudos; quis e jogos. A abordagem metodológica, a luz da pesquisa-ação, resultou em três procedimentos relacionados entre si: no primeiro momento a observação direta das aulas de Geografia, em segundo, a prática da regência na iniciação a docência atuante na escola e por último a inserção das atividades lúdicas no ensino de Geografia. Deste modo, foi possível compreender o quanto é importante a inserção de práticas lúdicas no ensino de Geografia e que estas contribuem promovendo o crescimento intelectual e dos rendimentos dos aluno à medida que se envolvem com e nas atividades sugeridas nas aulas. Assim, promovendo a construção de conhecimentos e rompendo paradigmas oriundos da Geografia clássica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, ENSINO DE GEOGRAFIA, PIBID, ATIVIDADES LÚDICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA5_ID224_29112017200038.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALMIR BRUNO DE SOUZA AGUIAR" "autor_nome_curto" => "VALMIR" "autor_email" => "brunoaguiar515@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39224 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 193 "inscrito_id" => 224 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente artigo relata experiências didático-pedagógicas realizadas durante a regência docente a na condição de bolsista do subprojeto de Geografia/PIBID/UEPB realizada mediante intervenções na turma do 8º ano “D” do ensino fundamental da Escola Estadual Maria Emília de Oliveira de Almeida, localizada no bairro Presidente Médici - Zona Sul da cidade de Campina Grande PB. Baseando-se no contexto geral do ensino de geografia na escola e principalmente mediante observações no espaço escolar objeto dessa pesquisa, refletimos sobre a falta de interesses e dificuldades de compreensão de determinados conteúdos por parte de alguns alunos. Assim, este trabalho discorre sobre a problematização de como motivar os estudantes e despertar o interesse nas aulas da ciência de Geografia. Com o objetivo de atender o proposto, buscou-se mediar a construção de conhecimentos, no processo de ensino-aprendizagem, a partir do desenvolvimento de atividades lúdicas. Para tanto, fez-se uso de mapas mudos; quis e jogos. A abordagem metodológica, a luz da pesquisa-ação, resultou em três procedimentos relacionados entre si: no primeiro momento a observação direta das aulas de Geografia, em segundo, a prática da regência na iniciação a docência atuante na escola e por último a inserção das atividades lúdicas no ensino de Geografia. Deste modo, foi possível compreender o quanto é importante a inserção de práticas lúdicas no ensino de Geografia e que estas contribuem promovendo o crescimento intelectual e dos rendimentos dos aluno à medida que se envolvem com e nas atividades sugeridas nas aulas. Assim, promovendo a construção de conhecimentos e rompendo paradigmas oriundos da Geografia clássica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, ENSINO DE GEOGRAFIA, PIBID, ATIVIDADES LÚDICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA5_ID224_29112017200038.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALMIR BRUNO DE SOUZA AGUIAR" "autor_nome_curto" => "VALMIR" "autor_email" => "brunoaguiar515@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }