O presente trabalho discute além do caráter da identidade dos professores de Filosofia, faz um mapeamento das especialidades da mesma na educação, bem como seus conceitos tradicionais e também a criação de novos como uma de suas finalidades. A maneira como a Filosofia deve integrar a construção do indivíduo ao que se refere à educação vem abrindo inúmeros debates ao longo do tempo. Uma vez que se aparenta um descontentamento de sua consolidação por campos mais favoráveis da sociedade. Uma abordagem a esse respeito se faz necessária ao passo de que suas controvérsias estão intrinsecamente ligadas a tomada das ciências práticas em que se traduz como técnicas e que tendem a inibir as expressões subjetivas/reflexivas/práticas a que a Filosofia se propõe. Neste sentido, há uma abordagem do porquê do surgimento de algumas modificações perante a educação no Brasil. Ao longo do trabalho, é desenvolvido a questão da formação dos docentes e após as referidas mudanças, quais as consequências para o mesmo, da qual resulta também consequências no meio social. As recorrentes implicações tomam proporções diárias na vida dos indivíduos que de maneira sutil abarca a futura geração a qual caberá a responsabilidade de desenvolver o meio em que vive, muito embora seja a partir do conhecimento dos fatores históricos de total necessidade, e que aja uma compreensão daquilo que se espera que caminhe a humanidade. Esses fatores agregados à uma didática leal aos conteúdos são as vias pelas quais o entendimento humano desenvolve, que em outras palavras se chama reflexão.