Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O USO DO JOGO DO BINGO NO ENSINO DE GEOGRAFIA, APRENDENDO BRINCANDO, A PARTIR DO SUBPROJETO GEOGRAFIA PIBID/UEPB

Palavra-chaves: BINGO, ATIVIDADE LÚDICA, ENSINO DE GEOGRAFIA Comunicação Oral (CO) GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39288
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 14
    "inscrito_id" => 90
    "titulo" => "O USO DO JOGO DO BINGO NO ENSINO DE GEOGRAFIA, APRENDENDO BRINCANDO, A PARTIR DO SUBPROJETO GEOGRAFIA PIBID/UEPB"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo principal apresentar a experiência construída a partir da utilização da estratégia de usar o jogo do bingo no ensino geográfico, no ensino médio, a partir das intervenções no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/ CAPES/ UEPB, realizada na Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, Campina Grande – PB, na turma do 1° ano C. Nas intervenções realizadas na turma, no segundo semestre foi visto que com a utilização de diferentes recursos didáticos os alunos tinham interesse maior em estudar e aprender a geografia, portanto procurando estimular os alunos a ter um maior desempenho e aprender com facilidade, foi aplicada em sala de aula o jogo do bingo de acordo com o conteúdo desenvolvido, o tempo meteorológico e os elementos do clima, fatores do clima e tipos climáticos, climas do Brasil e o clima semiárido. O bingo é jogo na qual tem que completar a cartela para ganhar o prêmio, esse recurso foi utilizado na aula de geografia com o objetivo de desenvolver as habilidades e ativar o raciocínio logico dos alunos fazendo com eles aprendam brincando. O desenvolvimento do trabalho se deu a partir das técnicas da pesquisa ação, materializada pelo desenvolvimento de um projeto de intervenção didático-pedagógica em sala de aula. Os resultados permitiram afirmar que a metodologia possibilitou que os alunos pudessem brincar e estudar ao mesmo tempo, aumentado seu interesse em aprender sobre os conteúdos geográfico e tornando assim as aulas de geografia diferentes e prazerosas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "BINGO, ATIVIDADE LÚDICA, ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA5_ID90_21112017120901.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA OLIVEIRA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "TATIANA"
    "autor_email" => "tatianaoli_ramos@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39288
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 14
    "inscrito_id" => 90
    "titulo" => "O USO DO JOGO DO BINGO NO ENSINO DE GEOGRAFIA, APRENDENDO BRINCANDO, A PARTIR DO SUBPROJETO GEOGRAFIA PIBID/UEPB"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo principal apresentar a experiência construída a partir da utilização da estratégia de usar o jogo do bingo no ensino geográfico, no ensino médio, a partir das intervenções no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/ CAPES/ UEPB, realizada na Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, Campina Grande – PB, na turma do 1° ano C. Nas intervenções realizadas na turma, no segundo semestre foi visto que com a utilização de diferentes recursos didáticos os alunos tinham interesse maior em estudar e aprender a geografia, portanto procurando estimular os alunos a ter um maior desempenho e aprender com facilidade, foi aplicada em sala de aula o jogo do bingo de acordo com o conteúdo desenvolvido, o tempo meteorológico e os elementos do clima, fatores do clima e tipos climáticos, climas do Brasil e o clima semiárido. O bingo é jogo na qual tem que completar a cartela para ganhar o prêmio, esse recurso foi utilizado na aula de geografia com o objetivo de desenvolver as habilidades e ativar o raciocínio logico dos alunos fazendo com eles aprendam brincando. O desenvolvimento do trabalho se deu a partir das técnicas da pesquisa ação, materializada pelo desenvolvimento de um projeto de intervenção didático-pedagógica em sala de aula. Os resultados permitiram afirmar que a metodologia possibilitou que os alunos pudessem brincar e estudar ao mesmo tempo, aumentado seu interesse em aprender sobre os conteúdos geográfico e tornando assim as aulas de geografia diferentes e prazerosas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "BINGO, ATIVIDADE LÚDICA, ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA5_ID90_21112017120901.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA OLIVEIRA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "TATIANA"
    "autor_email" => "tatianaoli_ramos@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal apresentar a experiência construída a partir da utilização da estratégia de usar o jogo do bingo no ensino geográfico, no ensino médio, a partir das intervenções no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/ CAPES/ UEPB, realizada na Escola Estadual Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, Campina Grande – PB, na turma do 1° ano C. Nas intervenções realizadas na turma, no segundo semestre foi visto que com a utilização de diferentes recursos didáticos os alunos tinham interesse maior em estudar e aprender a geografia, portanto procurando estimular os alunos a ter um maior desempenho e aprender com facilidade, foi aplicada em sala de aula o jogo do bingo de acordo com o conteúdo desenvolvido, o tempo meteorológico e os elementos do clima, fatores do clima e tipos climáticos, climas do Brasil e o clima semiárido. O bingo é jogo na qual tem que completar a cartela para ganhar o prêmio, esse recurso foi utilizado na aula de geografia com o objetivo de desenvolver as habilidades e ativar o raciocínio logico dos alunos fazendo com eles aprendam brincando. O desenvolvimento do trabalho se deu a partir das técnicas da pesquisa ação, materializada pelo desenvolvimento de um projeto de intervenção didático-pedagógica em sala de aula. Os resultados permitiram afirmar que a metodologia possibilitou que os alunos pudessem brincar e estudar ao mesmo tempo, aumentado seu interesse em aprender sobre os conteúdos geográfico e tornando assim as aulas de geografia diferentes e prazerosas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.