CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39197 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 140 "inscrito_id" => 64 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este artigo se trata de um relato de experiência no qual contamos algumas situações que vivenciamos a partir da nossa participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Para embasar nossa experiência, utilizamos além das informações pertinentes ao programa e seu funcionamento presentes no site da Capes, documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB/1994 Lei nº 9.394 e buscamos apoio nos ensinamento de Paulo Freire (2015). Em tempos de desvalorização docente e do exercício do magistério, o Pibid vem como um forte aliado à educação para que, seu desgaste dê lugar à esperança e à criatividade. Para que a educação receba uma “injeção de ânimo”, a gestão que estava à frente do Governo Federal, antes do golpe, investiu, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- Capes, na formação docente inicial. Assim, em conjunto com os graduandos de licenciaturas e professores da educação básica que atuam como supervisores, possibilitando a aprendizagem mútua, a partir de um processo de formação junto as Universidades. O Pibid é um programa extremamente importante para o processo de formação docente inicial, pois dá oportunidade ao aluno graduando de conhecer de forma sistemática num período maior de tempo, o cotidiano da escola e os elementos que compõe, como: os alunos, professores, processo de planejamento, bem como as dificuldades e buscas de superação dessas dificuldades. A vivência no cotidiano da escola provoca no professor em processo de formação a compreensão de que as dificuldades enfrentadas diariamente na escola, por muitas vezes provoca desânimo, mas também oportuniza o fazer e o saber coletivo na construção de propostas pedagógicas que visem à efetivação de maior e melhor aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "PIBID, EXPERIÊNCIAS, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID64_28112017093536.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANDA HELENA BEZERRA SOBRAL" "autor_nome_curto" => "HELENA" "autor_email" => "evandahelena2011@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39197 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 140 "inscrito_id" => 64 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este artigo se trata de um relato de experiência no qual contamos algumas situações que vivenciamos a partir da nossa participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Para embasar nossa experiência, utilizamos além das informações pertinentes ao programa e seu funcionamento presentes no site da Capes, documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação- LDB/1994 Lei nº 9.394 e buscamos apoio nos ensinamento de Paulo Freire (2015). Em tempos de desvalorização docente e do exercício do magistério, o Pibid vem como um forte aliado à educação para que, seu desgaste dê lugar à esperança e à criatividade. Para que a educação receba uma “injeção de ânimo”, a gestão que estava à frente do Governo Federal, antes do golpe, investiu, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- Capes, na formação docente inicial. Assim, em conjunto com os graduandos de licenciaturas e professores da educação básica que atuam como supervisores, possibilitando a aprendizagem mútua, a partir de um processo de formação junto as Universidades. O Pibid é um programa extremamente importante para o processo de formação docente inicial, pois dá oportunidade ao aluno graduando de conhecer de forma sistemática num período maior de tempo, o cotidiano da escola e os elementos que compõe, como: os alunos, professores, processo de planejamento, bem como as dificuldades e buscas de superação dessas dificuldades. A vivência no cotidiano da escola provoca no professor em processo de formação a compreensão de que as dificuldades enfrentadas diariamente na escola, por muitas vezes provoca desânimo, mas também oportuniza o fazer e o saber coletivo na construção de propostas pedagógicas que visem à efetivação de maior e melhor aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "PIBID, EXPERIÊNCIAS, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID64_28112017093536.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANDA HELENA BEZERRA SOBRAL" "autor_nome_curto" => "HELENA" "autor_email" => "evandahelena2011@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }