Este artigo tem como objetivo relatar as experiências das alunas de graduação do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba – Campus III, Guarabira-PB, obtidas através do programa PIBID na EEEF. Des. Pedro Bandeira e mostrar a importância do lúdico, dos jogos e brincadeiras para o crescimento dos alunos em seu aprendizado quanto à conservação do ambiente em que vivemos. Considerando as dificuldades dos alunos referentes à leitura e escrita, propomos uma metodologia diferenciada, que redimensione o fazer pedagógico, assegurando a aprendizagem, melhorando assim o desempenho escolar dos alunos. Nesse contexto buscou-se contribuir como a educação na escola, uma vez que no contexto do ensino aprendizagem nos tempos atuais devemos estar sempre atentos e à procura de estratégias capazes de garantir o aprendizado de forma lúdica e prazerosa. Este trabalho configura-se como um relato de experiência. As bolsistas que atuaram no 3º ano procuraram criar atividades pedagógicas, propiciando a participação ativa dos alunos, através da compreensão destes como sujeitos ativos de sua aprendizagem e de sua formação sociocultural privilegiando atividades lúdicas. Nesta perspectiva o PIBID entra na escola, na intenção de ajudar as crianças a superar suas dificuldades de maneira lúdica, prazerosa e significativa.