A PROVA BRASIL: UM TRABALHO PEDAGÓGICO COM A TURMA DO QUINTO ANO DA ESCOLA AUGUSTO DOS ANJOS
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39161 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 341 "titulo" => "A PROVA BRASIL: UM TRABALHO PEDAGÓGICO COM A TURMA DO QUINTO ANO DA ESCOLA AUGUSTO DOS ANJOS" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência realizada em sala de aula, na E.E.E.F. Augusto dos Anjos localizado na cidade de Campina Grande- PB, com os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental II. No qual foi trabalhada as questões da Prova Brasil, com foco na resolução de problemas. Este trabalho foi realizado pelos alunos bolsistas do PIBID/UEPB, juntamente com a professora de matemática da escola, que também é supervisora do PIBID/UEPB. Em seu desenvolvimento ocorreu a aplicação de simulados, estes retirados de provas de anos anteriores, e posteriormente correções dos mesmos com os alunos, onde eles puderam participar resolvendo questões no momento das correções. Teve como objetivo preparar os alunos para, futuramente, fazer a Prova Brasil. Por meio da mesma é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por meio desse índice, o ministério da educação avalia e procura desenvolver novas metodologias de ensino nas escolas públicas de todo o Brasil. Produzindo assim informações sobre a qualidade do Ensino Público. O trabalho aqui apresentado foi embasado na resolução de problemas com questões aparentes no cotidiano, para mostrar a presença da matemática no dia a dia dos alunos, como também o desenvolvimento, por meio da resolução de problemas: do raciocínio, da capacidade de interpretação e do aprimoramento do ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos por meio da interação em sala de aula por parte do professor e do aluno. E em particular o despertar do interesse por parte dos alunos, pela matemática, a vendo como uma ciência dinâmica e interativa. Durante a prova todos se mostraram envolvidos e interessados pelo processo, comentando sobre as questões uns com os outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "RACIOCÍNIO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PROVA BRASIL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA10_ID341_21112017184016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA ROCHANA DE AGUIAR BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CAMILA ROCHANA" "autor_email" => "camila_rochana@hotmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39161 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 341 "titulo" => "A PROVA BRASIL: UM TRABALHO PEDAGÓGICO COM A TURMA DO QUINTO ANO DA ESCOLA AUGUSTO DOS ANJOS" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência realizada em sala de aula, na E.E.E.F. Augusto dos Anjos localizado na cidade de Campina Grande- PB, com os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental II. No qual foi trabalhada as questões da Prova Brasil, com foco na resolução de problemas. Este trabalho foi realizado pelos alunos bolsistas do PIBID/UEPB, juntamente com a professora de matemática da escola, que também é supervisora do PIBID/UEPB. Em seu desenvolvimento ocorreu a aplicação de simulados, estes retirados de provas de anos anteriores, e posteriormente correções dos mesmos com os alunos, onde eles puderam participar resolvendo questões no momento das correções. Teve como objetivo preparar os alunos para, futuramente, fazer a Prova Brasil. Por meio da mesma é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por meio desse índice, o ministério da educação avalia e procura desenvolver novas metodologias de ensino nas escolas públicas de todo o Brasil. Produzindo assim informações sobre a qualidade do Ensino Público. O trabalho aqui apresentado foi embasado na resolução de problemas com questões aparentes no cotidiano, para mostrar a presença da matemática no dia a dia dos alunos, como também o desenvolvimento, por meio da resolução de problemas: do raciocínio, da capacidade de interpretação e do aprimoramento do ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos por meio da interação em sala de aula por parte do professor e do aluno. E em particular o despertar do interesse por parte dos alunos, pela matemática, a vendo como uma ciência dinâmica e interativa. Durante a prova todos se mostraram envolvidos e interessados pelo processo, comentando sobre as questões uns com os outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "RACIOCÍNIO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PROVA BRASIL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA10_ID341_21112017184016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA ROCHANA DE AGUIAR BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CAMILA ROCHANA" "autor_email" => "camila_rochana@hotmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }