Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A PROVA BRASIL: UM TRABALHO PEDAGÓGICO COM A TURMA DO QUINTO ANO DA ESCOLA AUGUSTO DOS ANJOS

Palavra-chaves: RACIOCÍNIO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PROVA BRASIL. Comunicação Oral (CO) GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39161
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 23
    "inscrito_id" => 341
    "titulo" => "A PROVA BRASIL: UM TRABALHO PEDAGÓGICO COM A TURMA DO QUINTO ANO DA ESCOLA AUGUSTO DOS ANJOS"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência realizada em sala de aula, na E.E.E.F. Augusto dos Anjos localizado na cidade de Campina Grande- PB, com os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental II. No qual foi trabalhada as questões da Prova Brasil, com foco na resolução de problemas. Este trabalho foi realizado pelos alunos bolsistas do PIBID/UEPB, juntamente com a professora de matemática da escola, que também é supervisora do PIBID/UEPB. Em seu desenvolvimento ocorreu a aplicação de simulados, estes retirados de provas de anos anteriores, e posteriormente correções dos mesmos com os alunos, onde eles puderam participar resolvendo questões no momento das correções. Teve como objetivo preparar os alunos para, futuramente, fazer a Prova Brasil. Por meio da mesma é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por meio desse índice, o ministério da educação avalia e procura desenvolver novas metodologias de ensino nas escolas públicas de todo o Brasil. Produzindo assim informações sobre a qualidade do Ensino Público. O trabalho aqui apresentado foi embasado na resolução de problemas com questões aparentes no cotidiano, para mostrar a presença da matemática no dia a dia dos alunos, como também o desenvolvimento, por meio da resolução de problemas: do raciocínio, da capacidade de interpretação e do aprimoramento do ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos por meio da interação em sala de aula por parte do professor e do aluno. E em particular o despertar do interesse por parte dos alunos, pela matemática, a vendo como uma ciência dinâmica e interativa. Durante a prova todos se mostraram envolvidos e interessados pelo processo,  comentando sobre as questões uns com os outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "RACIOCÍNIO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PROVA BRASIL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA10_ID341_21112017184016.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA ROCHANA DE AGUIAR BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA ROCHANA"
    "autor_email" => "camila_rochana@hotmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39161
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 23
    "inscrito_id" => 341
    "titulo" => "A PROVA BRASIL: UM TRABALHO PEDAGÓGICO COM A TURMA DO QUINTO ANO DA ESCOLA AUGUSTO DOS ANJOS"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência realizada em sala de aula, na E.E.E.F. Augusto dos Anjos localizado na cidade de Campina Grande- PB, com os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental II. No qual foi trabalhada as questões da Prova Brasil, com foco na resolução de problemas. Este trabalho foi realizado pelos alunos bolsistas do PIBID/UEPB, juntamente com a professora de matemática da escola, que também é supervisora do PIBID/UEPB. Em seu desenvolvimento ocorreu a aplicação de simulados, estes retirados de provas de anos anteriores, e posteriormente correções dos mesmos com os alunos, onde eles puderam participar resolvendo questões no momento das correções. Teve como objetivo preparar os alunos para, futuramente, fazer a Prova Brasil. Por meio da mesma é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por meio desse índice, o ministério da educação avalia e procura desenvolver novas metodologias de ensino nas escolas públicas de todo o Brasil. Produzindo assim informações sobre a qualidade do Ensino Público. O trabalho aqui apresentado foi embasado na resolução de problemas com questões aparentes no cotidiano, para mostrar a presença da matemática no dia a dia dos alunos, como também o desenvolvimento, por meio da resolução de problemas: do raciocínio, da capacidade de interpretação e do aprimoramento do ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos por meio da interação em sala de aula por parte do professor e do aluno. E em particular o despertar do interesse por parte dos alunos, pela matemática, a vendo como uma ciência dinâmica e interativa. Durante a prova todos se mostraram envolvidos e interessados pelo processo,  comentando sobre as questões uns com os outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "RACIOCÍNIO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, PROVA BRASIL."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA10_ID341_21112017184016.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA ROCHANA DE AGUIAR BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA ROCHANA"
    "autor_email" => "camila_rochana@hotmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência realizada em sala de aula, na E.E.E.F. Augusto dos Anjos localizado na cidade de Campina Grande- PB, com os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental II. No qual foi trabalhada as questões da Prova Brasil, com foco na resolução de problemas. Este trabalho foi realizado pelos alunos bolsistas do PIBID/UEPB, juntamente com a professora de matemática da escola, que também é supervisora do PIBID/UEPB. Em seu desenvolvimento ocorreu a aplicação de simulados, estes retirados de provas de anos anteriores, e posteriormente correções dos mesmos com os alunos, onde eles puderam participar resolvendo questões no momento das correções. Teve como objetivo preparar os alunos para, futuramente, fazer a Prova Brasil. Por meio da mesma é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), por meio desse índice, o ministério da educação avalia e procura desenvolver novas metodologias de ensino nas escolas públicas de todo o Brasil. Produzindo assim informações sobre a qualidade do Ensino Público. O trabalho aqui apresentado foi embasado na resolução de problemas com questões aparentes no cotidiano, para mostrar a presença da matemática no dia a dia dos alunos, como também o desenvolvimento, por meio da resolução de problemas: do raciocínio, da capacidade de interpretação e do aprimoramento do ensino-aprendizagem dos conteúdos matemáticos por meio da interação em sala de aula por parte do professor e do aluno. E em particular o despertar do interesse por parte dos alunos, pela matemática, a vendo como uma ciência dinâmica e interativa. Durante a prova todos se mostraram envolvidos e interessados pelo processo, comentando sobre as questões uns com os outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.