Resumo: A pesquisa que originou este trabalho buscou estimular a criatividade e o ensino-aprendizagem dos jovens estudantes no que tange a disseminação de idéias que desenvolvam mudanças de atitudes diante das questões ambientais. Sabendo a necessidade desse contexto optamos em realizar uma oficina ecológica como uma pratica educativa, visando uma ressignificância dos conhecimentos prévios diante do meio ambiente, bem como o redimensionamento da sua percepção ambiental. Desenvolvemos uma folha intitulada (Você é um ambientalista). Nesta folha constavam informações sobre como o estudante deveria elaborar soluções para o problema detectado em detrimento das observações do lugar. A partir disso o grupo construiu uma Oficina Ecológica com o propósito de disseminar idéias ecológicas e ambientais entre os colegas da turma. Nesta oficina utilizamos estratégias como à dramatização, a construção de paródias, a preparação de palestra, coreografias ecológicas, dentre outras estratégias que façam parte do repertório de interesses dos estudantes. È importante o professor enfatizar na sala de aula sobre a questão ambiental e propor um olhar mais sensível por parte dos alunos para com o meio ambiente. Isso abre caminhos para incrementar o potencial educativo do espaço dentro e fora da escola, que pode se tornar contexto de possíveis diálogos democráticos e ensino-aprendizagem, a partir da mediação das experiências diversificadas por protagonistas locais na construção de oficinas coletivas. Portanto, nossa pretensão despertou nos estudantes tomadas de decisões no que concerne aos problemas ambientais que vivenciamos cotidianamente e que deste modo colaborou na disseminação de idéias ecológicas e, sobretudo sustentáveis em prol da preservação dos recursos naturais e da saúde humana, além disso percebemos que os estudantes se empenharam em desenvolver esta didática tornando-a interativa e compartilhada com toda a turma.