Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ESTIMULANDO A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE OFICINAS ECOLÓGICAS.

Palavra-chaves: PRÁTICAS EDUCATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, INTERDISCIPLINARIDADE Comunicação Oral (CO) GT-01: A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39220
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 121
    "inscrito_id" => 227
    "titulo" => "ESTIMULANDO A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE OFICINAS ECOLÓGICAS."
    "resumo" => "Resumo: A pesquisa que originou este trabalho buscou estimular a criatividade e o ensino-aprendizagem dos jovens estudantes no que tange a disseminação de idéias que desenvolvam mudanças de atitudes diante das questões ambientais. Sabendo a necessidade desse contexto  optamos em realizar uma oficina ecológica como uma pratica educativa, visando uma ressignificância dos conhecimentos prévios diante do meio ambiente, bem como o redimensionamento da sua percepção ambiental. Desenvolvemos uma folha  intitulada (Você é um ambientalista). Nesta folha constavam informações sobre como o estudante deveria elaborar soluções para o problema detectado em detrimento das observações do lugar. A partir disso o grupo construiu uma Oficina Ecológica com o propósito de disseminar idéias ecológicas e ambientais entre os colegas da turma. Nesta oficina utilizamos estratégias como à dramatização, a construção de paródias, a preparação de palestra, coreografias ecológicas, dentre outras estratégias que façam parte do repertório de interesses dos estudantes. È importante o professor enfatizar  na sala de aula sobre a questão ambiental e propor um olhar mais sensível por parte dos alunos para com o meio ambiente. Isso abre caminhos para incrementar o potencial educativo do espaço dentro e fora da escola, que pode se tornar contexto de possíveis diálogos democráticos e ensino-aprendizagem, a partir da mediação das experiências diversificadas por protagonistas locais na construção de oficinas coletivas. Portanto, nossa pretensão despertou  nos estudantes tomadas de decisões no que concerne aos problemas ambientais que vivenciamos cotidianamente e que deste modo colaborou na disseminação de idéias ecológicas e, sobretudo sustentáveis em prol da preservação dos recursos naturais e da saúde humana, além disso percebemos que os estudantes se empenharam em desenvolver esta didática tornando-a interativa e compartilhada com toda a turma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01: A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA1_ID227_26112017232653.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CATARINA PEREIRA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "CATARINA"
    "autor_email" => "catperi555@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39220
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 121
    "inscrito_id" => 227
    "titulo" => "ESTIMULANDO A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE OFICINAS ECOLÓGICAS."
    "resumo" => "Resumo: A pesquisa que originou este trabalho buscou estimular a criatividade e o ensino-aprendizagem dos jovens estudantes no que tange a disseminação de idéias que desenvolvam mudanças de atitudes diante das questões ambientais. Sabendo a necessidade desse contexto  optamos em realizar uma oficina ecológica como uma pratica educativa, visando uma ressignificância dos conhecimentos prévios diante do meio ambiente, bem como o redimensionamento da sua percepção ambiental. Desenvolvemos uma folha  intitulada (Você é um ambientalista). Nesta folha constavam informações sobre como o estudante deveria elaborar soluções para o problema detectado em detrimento das observações do lugar. A partir disso o grupo construiu uma Oficina Ecológica com o propósito de disseminar idéias ecológicas e ambientais entre os colegas da turma. Nesta oficina utilizamos estratégias como à dramatização, a construção de paródias, a preparação de palestra, coreografias ecológicas, dentre outras estratégias que façam parte do repertório de interesses dos estudantes. È importante o professor enfatizar  na sala de aula sobre a questão ambiental e propor um olhar mais sensível por parte dos alunos para com o meio ambiente. Isso abre caminhos para incrementar o potencial educativo do espaço dentro e fora da escola, que pode se tornar contexto de possíveis diálogos democráticos e ensino-aprendizagem, a partir da mediação das experiências diversificadas por protagonistas locais na construção de oficinas coletivas. Portanto, nossa pretensão despertou  nos estudantes tomadas de decisões no que concerne aos problemas ambientais que vivenciamos cotidianamente e que deste modo colaborou na disseminação de idéias ecológicas e, sobretudo sustentáveis em prol da preservação dos recursos naturais e da saúde humana, além disso percebemos que os estudantes se empenharam em desenvolver esta didática tornando-a interativa e compartilhada com toda a turma."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01: A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM, INTERDISCIPLINARIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA1_ID227_26112017232653.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CATARINA PEREIRA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "CATARINA"
    "autor_email" => "catperi555@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: A pesquisa que originou este trabalho buscou estimular a criatividade e o ensino-aprendizagem dos jovens estudantes no que tange a disseminação de idéias que desenvolvam mudanças de atitudes diante das questões ambientais. Sabendo a necessidade desse contexto optamos em realizar uma oficina ecológica como uma pratica educativa, visando uma ressignificância dos conhecimentos prévios diante do meio ambiente, bem como o redimensionamento da sua percepção ambiental. Desenvolvemos uma folha intitulada (Você é um ambientalista). Nesta folha constavam informações sobre como o estudante deveria elaborar soluções para o problema detectado em detrimento das observações do lugar. A partir disso o grupo construiu uma Oficina Ecológica com o propósito de disseminar idéias ecológicas e ambientais entre os colegas da turma. Nesta oficina utilizamos estratégias como à dramatização, a construção de paródias, a preparação de palestra, coreografias ecológicas, dentre outras estratégias que façam parte do repertório de interesses dos estudantes. È importante o professor enfatizar na sala de aula sobre a questão ambiental e propor um olhar mais sensível por parte dos alunos para com o meio ambiente. Isso abre caminhos para incrementar o potencial educativo do espaço dentro e fora da escola, que pode se tornar contexto de possíveis diálogos democráticos e ensino-aprendizagem, a partir da mediação das experiências diversificadas por protagonistas locais na construção de oficinas coletivas. Portanto, nossa pretensão despertou nos estudantes tomadas de decisões no que concerne aos problemas ambientais que vivenciamos cotidianamente e que deste modo colaborou na disseminação de idéias ecológicas e, sobretudo sustentáveis em prol da preservação dos recursos naturais e da saúde humana, além disso percebemos que os estudantes se empenharam em desenvolver esta didática tornando-a interativa e compartilhada com toda a turma.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.