Este trabalho é fruto de um projeto de pesquisa sobre as contribuições do discurso para a aprendizagem na sala de aula de matemática e tem como objetivo analisar como o aluno do ensino médio compreende o discurso do professor na sala de aula de matemática. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de gravações em vídeos realizadas com alunos do 1º do ensino médio e também por observações em sala de aula. Ao todo foram observadas um total de 8 aulas onde, ao final de cada uma delas, foram feitas perguntas a professor e a dois alunos, para que fosse possível ouvir suas opiniões sobre como a professora realiza seu discurso em sala de aula e sobre como os alunos compreendem esse discurso. Os resultados apontam que situações de interações discursivas que podem favorecer a compreensão do aluno dependem do gênero de discurso utilizado pelo professor, em uma das situações isso foi observado, quando a professora relativiza o rigor com a linguagem matemática. É possível afirmar que nos momentos destacados nos resultados da pesquisa, ocorrem situações que podem trazer implicações no processo de compreensão dos alunos.