O DISCURSO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39253 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 32 "inscrito_id" => 62 "titulo" => "O DISCURSO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho é fruto de um projeto de pesquisa sobre as contribuições do discurso para a aprendizagem na sala de aula de matemática e tem como objetivo analisar como o aluno do ensino médio compreende o discurso do professor na sala de aula de matemática. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de gravações em vídeos realizadas com alunos do 1º do ensino médio e também por observações em sala de aula. Ao todo foram observadas um total de 8 aulas onde, ao final de cada uma delas, foram feitas perguntas a professor e a dois alunos, para que fosse possível ouvir suas opiniões sobre como a professora realiza seu discurso em sala de aula e sobre como os alunos compreendem esse discurso. Os resultados apontam que situações de interações discursivas que podem favorecer a compreensão do aluno dependem do gênero de discurso utilizado pelo professor, em uma das situações isso foi observado, quando a professora relativiza o rigor com a linguagem matemática. É possível afirmar que nos momentos destacados nos resultados da pesquisa, ocorrem situações que podem trazer implicações no processo de compreensão dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "DISCURSO, COMPREENSÃO, SALA DE AULA DE MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA10_ID62_21112017225758.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILSON LOURENÇO DE PONTES" "autor_nome_curto" => "JAILSON" "autor_email" => "jail21.jlo@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39253 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 32 "inscrito_id" => 62 "titulo" => "O DISCURSO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho é fruto de um projeto de pesquisa sobre as contribuições do discurso para a aprendizagem na sala de aula de matemática e tem como objetivo analisar como o aluno do ensino médio compreende o discurso do professor na sala de aula de matemática. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de gravações em vídeos realizadas com alunos do 1º do ensino médio e também por observações em sala de aula. Ao todo foram observadas um total de 8 aulas onde, ao final de cada uma delas, foram feitas perguntas a professor e a dois alunos, para que fosse possível ouvir suas opiniões sobre como a professora realiza seu discurso em sala de aula e sobre como os alunos compreendem esse discurso. Os resultados apontam que situações de interações discursivas que podem favorecer a compreensão do aluno dependem do gênero de discurso utilizado pelo professor, em uma das situações isso foi observado, quando a professora relativiza o rigor com a linguagem matemática. É possível afirmar que nos momentos destacados nos resultados da pesquisa, ocorrem situações que podem trazer implicações no processo de compreensão dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10: Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "DISCURSO, COMPREENSÃO, SALA DE AULA DE MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA10_ID62_21112017225758.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILSON LOURENÇO DE PONTES" "autor_nome_curto" => "JAILSON" "autor_email" => "jail21.jlo@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }