A “CULTURA NERD” COMO EIXO TEMÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39170 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 134 "inscrito_id" => 172 "titulo" => "A “CULTURA NERD” COMO EIXO TEMÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "No atual cenário educacional, a adoção de uma prática docente mais atrativa e que dialogue com o contexto dos alunos se torna de fundamental importância. O estudo de língua portuguesa, considerado chato e enfadonho, recebe esse “rótulo” de grande parte dos estudantes porque é reflexo da “tradição” que se propaga há décadas no nosso sistema educacional. Nesse contexto, acreditamos que a temática da “cultura nerd”, através do desenvolvimento de um trabalho com plano de atividades sequenciadas, cria subsídios necessários para um ensino de língua que dialogue mais facilmente com a realidade dos educandos e possibilite a adoção de uma prática diferenciada, haja vista a utilização de linguagens próximas à realidade dos alunos, como a das redes sociais e do gênero HQ (histórias em quadrinhos). Sob essa perspectiva, o projeto Base Artística e Reflexiva, pertencente ao PIBID/Letras, da Universidade Estadual da Paraíba, desenvolveu, no semestre 2017.2, um plano de atividades sequenciadas, com a temática citada, para alunos do ensino fundamental da Escola Estadual de José Pinheiro, em Campina Grande-PB. Nesse sentido, este trabalho objetiva refletir sobre uma experiência de ensino que utiliza a linguagem das redes sociais através da escrita, a competência de leitura e produção textual a partir do gênero HQ, os aspectos da oralidade na construção do gênero e, ainda, a análise das variantes linguísticas pertencentes ao grupo dos “nerds”, mostrando o quanto a prática educacional com a linguagem coloquial se faz necessária para a formação do cidadão crítico e criativo. Percebemos que, através dos meios virtuais, o ensino/aprendizagem d¬¬¬¬¬e língua portuguesa torna-se muito mais atrativo e dinâmico para professores e alunos. Como aporte teórico, nos embasamos nas perspectivas da sociolinguística, dando ênfase à variação linguística; em documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases (1996) e Parâmetros Curriculares Nacionais (1998); e também em Marcuschi (2005), Barbosa (2009), Kleiman (2009), que, dentre outros estudiosos, auxiliam na construção e efetivação da prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, LÍNGUA PORTUGUESA, CULTURA NERD" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID172_28112017001214.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE TICIANA DE ANDRADE DANTAS" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alineandraded@yahoo.com.b" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39170 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 134 "inscrito_id" => 172 "titulo" => "A “CULTURA NERD” COMO EIXO TEMÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "No atual cenário educacional, a adoção de uma prática docente mais atrativa e que dialogue com o contexto dos alunos se torna de fundamental importância. O estudo de língua portuguesa, considerado chato e enfadonho, recebe esse “rótulo” de grande parte dos estudantes porque é reflexo da “tradição” que se propaga há décadas no nosso sistema educacional. Nesse contexto, acreditamos que a temática da “cultura nerd”, através do desenvolvimento de um trabalho com plano de atividades sequenciadas, cria subsídios necessários para um ensino de língua que dialogue mais facilmente com a realidade dos educandos e possibilite a adoção de uma prática diferenciada, haja vista a utilização de linguagens próximas à realidade dos alunos, como a das redes sociais e do gênero HQ (histórias em quadrinhos). Sob essa perspectiva, o projeto Base Artística e Reflexiva, pertencente ao PIBID/Letras, da Universidade Estadual da Paraíba, desenvolveu, no semestre 2017.2, um plano de atividades sequenciadas, com a temática citada, para alunos do ensino fundamental da Escola Estadual de José Pinheiro, em Campina Grande-PB. Nesse sentido, este trabalho objetiva refletir sobre uma experiência de ensino que utiliza a linguagem das redes sociais através da escrita, a competência de leitura e produção textual a partir do gênero HQ, os aspectos da oralidade na construção do gênero e, ainda, a análise das variantes linguísticas pertencentes ao grupo dos “nerds”, mostrando o quanto a prática educacional com a linguagem coloquial se faz necessária para a formação do cidadão crítico e criativo. Percebemos que, através dos meios virtuais, o ensino/aprendizagem d¬¬¬¬¬e língua portuguesa torna-se muito mais atrativo e dinâmico para professores e alunos. Como aporte teórico, nos embasamos nas perspectivas da sociolinguística, dando ênfase à variação linguística; em documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases (1996) e Parâmetros Curriculares Nacionais (1998); e também em Marcuschi (2005), Barbosa (2009), Kleiman (2009), que, dentre outros estudiosos, auxiliam na construção e efetivação da prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, LÍNGUA PORTUGUESA, CULTURA NERD" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID172_28112017001214.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE TICIANA DE ANDRADE DANTAS" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alineandraded@yahoo.com.b" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }