O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para o processo de formação inicial de alunas bolsistas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bem como para os alunos de uma escola pública conveniada ao programa. Desse modo, no presente trabalho faremos um relato sucinto do desenvolvimento do Projeto de intervenção didática intitulado “ Jogando e brincando: ler e escrever fica mais divertido” desenvolvido numa turma de 2º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. Severino Cruz, Campina Grande/PB. A realização de tal projeto visou reforçar práticas de letramento através da realização de atividades diversas de leitura e escrita a partir de atividades lúdicas. Para realizar as análises e discussões foram utilizados como subsídios teóricos: Antunes (2006); Galvão (2007); Pimenta (2004); Sartori (2011), dentre outros. Dessa forma, é possível constatar que o PIBID exerce fundamental importância para a formação acadêmica dos bolsistas além de contribuir para melhoria da educação básica pública.