Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PROGRAMA NA ESCOLA PROFESSOR ANTONIO BENVINDO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, GEOGRAFIA, PIBID Comunicação Oral (CO) GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39265
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 73
    "inscrito_id" => 357
    "titulo" => "O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PROGRAMA NA ESCOLA PROFESSOR ANTONIO BENVINDO"
    "resumo" => "A discussão sobre a formação inicial de professores tem estado no centro das questões mais relevantes do contexto educacional brasileiro nas ultimas décadas. Diante dos constantes processos, fenômenos e transformações, característicos da sociedade contemporânea, a demanda e os desafios atribuídos acerca do trabalho docente só se elevam, assim, como a necessidade de uma formação inicial mais eficaz e de qualidade. Dentre os saberes mais relevantes a serem lecionados e adquiridos pelo homem, a Geografia foi e é essencial para a construção de um senso crítico, compreensivo e, para a vivência de forma cidadã, transformadora e atuante no espaço ao seu redor. Entretanto, para que o ensino de Geografia e a educação alcance sua finalidade de transformadora da sociedade, o processo de formação de professores deve ser discutido e incentivado na expectativa de seu melhoramento e, neste cenário, o PIBID vem desempenhando um papel de extrema importância no aperfeiçoamento deste processo formativo. Nesse contexto, a presente pesquisa vem abordar a importância do PIBID no processo de formação inicial de professores de Geografia, tendo como estudo de caso a atuação do programa e todos os agentes que nele estão envolvidos na Escola Professor Antonio Benvindo na cidade de Guarabira - PB. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se na revisão bibliográfica de alguns autores que tratam a respeito do tema e em análises de atividades planejadas e desenvolvidas na própria escola onde o programa ocorre. Os resultados obtidos demonstram que o PIBID tem sido uma política pública fundamental no âmbito da formação docente. O contato com o espaço escolar e as atividades desenvolvidas pelos licenciandos no decorrer da atuação do projeto, tem enriquecido a formação dos graduandos que o aplicam na Escola Prof. Antonio Benvindo e, em todas as outras escolas onde o programa acontece. No caso dos licenciandos em Geografia, além da convivência com o espaço escolar, o mesmo tem contribuído em uma formação equilibrada, onde a teoria dos conteúdos técnico-científicos e das discussões das disciplinas didático-(psico)pedagógicas aprendidos em sala, somadas as experiências e saberes adquiridos diariamente na aplicação do programa na escola, tem gerado nos bolsistas participantes do PIBID uma formação mais completa e eficiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, GEOGRAFIA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA5_ID357_22112017161215.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO VINICIUS FRANÇA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "pedrovinicius.sax@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39265
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 73
    "inscrito_id" => 357
    "titulo" => "O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PROGRAMA NA ESCOLA PROFESSOR ANTONIO BENVINDO"
    "resumo" => "A discussão sobre a formação inicial de professores tem estado no centro das questões mais relevantes do contexto educacional brasileiro nas ultimas décadas. Diante dos constantes processos, fenômenos e transformações, característicos da sociedade contemporânea, a demanda e os desafios atribuídos acerca do trabalho docente só se elevam, assim, como a necessidade de uma formação inicial mais eficaz e de qualidade. Dentre os saberes mais relevantes a serem lecionados e adquiridos pelo homem, a Geografia foi e é essencial para a construção de um senso crítico, compreensivo e, para a vivência de forma cidadã, transformadora e atuante no espaço ao seu redor. Entretanto, para que o ensino de Geografia e a educação alcance sua finalidade de transformadora da sociedade, o processo de formação de professores deve ser discutido e incentivado na expectativa de seu melhoramento e, neste cenário, o PIBID vem desempenhando um papel de extrema importância no aperfeiçoamento deste processo formativo. Nesse contexto, a presente pesquisa vem abordar a importância do PIBID no processo de formação inicial de professores de Geografia, tendo como estudo de caso a atuação do programa e todos os agentes que nele estão envolvidos na Escola Professor Antonio Benvindo na cidade de Guarabira - PB. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se na revisão bibliográfica de alguns autores que tratam a respeito do tema e em análises de atividades planejadas e desenvolvidas na própria escola onde o programa ocorre. Os resultados obtidos demonstram que o PIBID tem sido uma política pública fundamental no âmbito da formação docente. O contato com o espaço escolar e as atividades desenvolvidas pelos licenciandos no decorrer da atuação do projeto, tem enriquecido a formação dos graduandos que o aplicam na Escola Prof. Antonio Benvindo e, em todas as outras escolas onde o programa acontece. No caso dos licenciandos em Geografia, além da convivência com o espaço escolar, o mesmo tem contribuído em uma formação equilibrada, onde a teoria dos conteúdos técnico-científicos e das discussões das disciplinas didático-(psico)pedagógicas aprendidos em sala, somadas as experiências e saberes adquiridos diariamente na aplicação do programa na escola, tem gerado nos bolsistas participantes do PIBID uma formação mais completa e eficiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, GEOGRAFIA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA5_ID357_22112017161215.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO VINICIUS FRANÇA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "pedrovinicius.sax@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

A discussão sobre a formação inicial de professores tem estado no centro das questões mais relevantes do contexto educacional brasileiro nas ultimas décadas. Diante dos constantes processos, fenômenos e transformações, característicos da sociedade contemporânea, a demanda e os desafios atribuídos acerca do trabalho docente só se elevam, assim, como a necessidade de uma formação inicial mais eficaz e de qualidade. Dentre os saberes mais relevantes a serem lecionados e adquiridos pelo homem, a Geografia foi e é essencial para a construção de um senso crítico, compreensivo e, para a vivência de forma cidadã, transformadora e atuante no espaço ao seu redor. Entretanto, para que o ensino de Geografia e a educação alcance sua finalidade de transformadora da sociedade, o processo de formação de professores deve ser discutido e incentivado na expectativa de seu melhoramento e, neste cenário, o PIBID vem desempenhando um papel de extrema importância no aperfeiçoamento deste processo formativo. Nesse contexto, a presente pesquisa vem abordar a importância do PIBID no processo de formação inicial de professores de Geografia, tendo como estudo de caso a atuação do programa e todos os agentes que nele estão envolvidos na Escola Professor Antonio Benvindo na cidade de Guarabira - PB. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se na revisão bibliográfica de alguns autores que tratam a respeito do tema e em análises de atividades planejadas e desenvolvidas na própria escola onde o programa ocorre. Os resultados obtidos demonstram que o PIBID tem sido uma política pública fundamental no âmbito da formação docente. O contato com o espaço escolar e as atividades desenvolvidas pelos licenciandos no decorrer da atuação do projeto, tem enriquecido a formação dos graduandos que o aplicam na Escola Prof. Antonio Benvindo e, em todas as outras escolas onde o programa acontece. No caso dos licenciandos em Geografia, além da convivência com o espaço escolar, o mesmo tem contribuído em uma formação equilibrada, onde a teoria dos conteúdos técnico-científicos e das discussões das disciplinas didático-(psico)pedagógicas aprendidos em sala, somadas as experiências e saberes adquiridos diariamente na aplicação do programa na escola, tem gerado nos bolsistas participantes do PIBID uma formação mais completa e eficiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.