A discussão sobre a formação inicial de professores tem estado no centro das questões mais relevantes do contexto educacional brasileiro nas ultimas décadas. Diante dos constantes processos, fenômenos e transformações, característicos da sociedade contemporânea, a demanda e os desafios atribuídos acerca do trabalho docente só se elevam, assim, como a necessidade de uma formação inicial mais eficaz e de qualidade. Dentre os saberes mais relevantes a serem lecionados e adquiridos pelo homem, a Geografia foi e é essencial para a construção de um senso crítico, compreensivo e, para a vivência de forma cidadã, transformadora e atuante no espaço ao seu redor. Entretanto, para que o ensino de Geografia e a educação alcance sua finalidade de transformadora da sociedade, o processo de formação de professores deve ser discutido e incentivado na expectativa de seu melhoramento e, neste cenário, o PIBID vem desempenhando um papel de extrema importância no aperfeiçoamento deste processo formativo. Nesse contexto, a presente pesquisa vem abordar a importância do PIBID no processo de formação inicial de professores de Geografia, tendo como estudo de caso a atuação do programa e todos os agentes que nele estão envolvidos na Escola Professor Antonio Benvindo na cidade de Guarabira - PB. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se na revisão bibliográfica de alguns autores que tratam a respeito do tema e em análises de atividades planejadas e desenvolvidas na própria escola onde o programa ocorre. Os resultados obtidos demonstram que o PIBID tem sido uma política pública fundamental no âmbito da formação docente. O contato com o espaço escolar e as atividades desenvolvidas pelos licenciandos no decorrer da atuação do projeto, tem enriquecido a formação dos graduandos que o aplicam na Escola Prof. Antonio Benvindo e, em todas as outras escolas onde o programa acontece. No caso dos licenciandos em Geografia, além da convivência com o espaço escolar, o mesmo tem contribuído em uma formação equilibrada, onde a teoria dos conteúdos técnico-científicos e das discussões das disciplinas didático-(psico)pedagógicas aprendidos em sala, somadas as experiências e saberes adquiridos diariamente na aplicação do programa na escola, tem gerado nos bolsistas participantes do PIBID uma formação mais completa e eficiente.