O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PROGRAMA NA ESCOLA PROFESSOR ANTONIO BENVINDO
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39265 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 73 "inscrito_id" => 357 "titulo" => "O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PROGRAMA NA ESCOLA PROFESSOR ANTONIO BENVINDO" "resumo" => "A discussão sobre a formação inicial de professores tem estado no centro das questões mais relevantes do contexto educacional brasileiro nas ultimas décadas. Diante dos constantes processos, fenômenos e transformações, característicos da sociedade contemporânea, a demanda e os desafios atribuídos acerca do trabalho docente só se elevam, assim, como a necessidade de uma formação inicial mais eficaz e de qualidade. Dentre os saberes mais relevantes a serem lecionados e adquiridos pelo homem, a Geografia foi e é essencial para a construção de um senso crítico, compreensivo e, para a vivência de forma cidadã, transformadora e atuante no espaço ao seu redor. Entretanto, para que o ensino de Geografia e a educação alcance sua finalidade de transformadora da sociedade, o processo de formação de professores deve ser discutido e incentivado na expectativa de seu melhoramento e, neste cenário, o PIBID vem desempenhando um papel de extrema importância no aperfeiçoamento deste processo formativo. Nesse contexto, a presente pesquisa vem abordar a importância do PIBID no processo de formação inicial de professores de Geografia, tendo como estudo de caso a atuação do programa e todos os agentes que nele estão envolvidos na Escola Professor Antonio Benvindo na cidade de Guarabira - PB. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se na revisão bibliográfica de alguns autores que tratam a respeito do tema e em análises de atividades planejadas e desenvolvidas na própria escola onde o programa ocorre. Os resultados obtidos demonstram que o PIBID tem sido uma política pública fundamental no âmbito da formação docente. O contato com o espaço escolar e as atividades desenvolvidas pelos licenciandos no decorrer da atuação do projeto, tem enriquecido a formação dos graduandos que o aplicam na Escola Prof. Antonio Benvindo e, em todas as outras escolas onde o programa acontece. No caso dos licenciandos em Geografia, além da convivência com o espaço escolar, o mesmo tem contribuído em uma formação equilibrada, onde a teoria dos conteúdos técnico-científicos e das discussões das disciplinas didático-(psico)pedagógicas aprendidos em sala, somadas as experiências e saberes adquiridos diariamente na aplicação do programa na escola, tem gerado nos bolsistas participantes do PIBID uma formação mais completa e eficiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, GEOGRAFIA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA5_ID357_22112017161215.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO VINICIUS FRANÇA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedrovinicius.sax@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39265 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 73 "inscrito_id" => 357 "titulo" => "O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA ATUAÇÃO DO PROGRAMA NA ESCOLA PROFESSOR ANTONIO BENVINDO" "resumo" => "A discussão sobre a formação inicial de professores tem estado no centro das questões mais relevantes do contexto educacional brasileiro nas ultimas décadas. Diante dos constantes processos, fenômenos e transformações, característicos da sociedade contemporânea, a demanda e os desafios atribuídos acerca do trabalho docente só se elevam, assim, como a necessidade de uma formação inicial mais eficaz e de qualidade. Dentre os saberes mais relevantes a serem lecionados e adquiridos pelo homem, a Geografia foi e é essencial para a construção de um senso crítico, compreensivo e, para a vivência de forma cidadã, transformadora e atuante no espaço ao seu redor. Entretanto, para que o ensino de Geografia e a educação alcance sua finalidade de transformadora da sociedade, o processo de formação de professores deve ser discutido e incentivado na expectativa de seu melhoramento e, neste cenário, o PIBID vem desempenhando um papel de extrema importância no aperfeiçoamento deste processo formativo. Nesse contexto, a presente pesquisa vem abordar a importância do PIBID no processo de formação inicial de professores de Geografia, tendo como estudo de caso a atuação do programa e todos os agentes que nele estão envolvidos na Escola Professor Antonio Benvindo na cidade de Guarabira - PB. Os procedimentos metodológicos adotados pautaram-se na revisão bibliográfica de alguns autores que tratam a respeito do tema e em análises de atividades planejadas e desenvolvidas na própria escola onde o programa ocorre. Os resultados obtidos demonstram que o PIBID tem sido uma política pública fundamental no âmbito da formação docente. O contato com o espaço escolar e as atividades desenvolvidas pelos licenciandos no decorrer da atuação do projeto, tem enriquecido a formação dos graduandos que o aplicam na Escola Prof. Antonio Benvindo e, em todas as outras escolas onde o programa acontece. No caso dos licenciandos em Geografia, além da convivência com o espaço escolar, o mesmo tem contribuído em uma formação equilibrada, onde a teoria dos conteúdos técnico-científicos e das discussões das disciplinas didático-(psico)pedagógicas aprendidos em sala, somadas as experiências e saberes adquiridos diariamente na aplicação do programa na escola, tem gerado nos bolsistas participantes do PIBID uma formação mais completa e eficiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, GEOGRAFIA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA5_ID357_22112017161215.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO VINICIUS FRANÇA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "pedrovinicius.sax@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }