Grande parte dos teóricos que abordam questões educacionais, bem como os principais documentos norteadores do ensino designam à escola o papel de desenvolver nos discentes não apenas o seu lado intelectual, mas também o senso crítico, trabalhando temas transversais que vão além do conhecimento científico, como orientam os PCN´s (BRASIL, 1998). Tendo em vista esse pressuposto e a relevância da abordagem transversal em Língua Portuguesa, o presente estudo buscou observar a importância de se trabalhar em sala de aula com o tema patrimônios, buscando desenvolver nos discentes sua visão crítica/reflexiva acerca da preservação dos mesmos, em especial do escolar. Apresentando experiências vivenciadas em sala de aula e realizando uma revisão bibliográfica, tendo por base VIANA (2009) que em sua dissertação para o mestrado apresentou uma análise acerca do processo de ensino/aprendizagem na abordagem dos patrimônios e as autoras SANTOS & VIEIRA (2013), as mesmas apresentam reflexões acerca da abordagem do tema preservação do Patrimônio escolar. Os relatos de experiência são referentes a aplicação do projeto PIBID 2016.2 Educação e Patrimônio: O papel do aluno na preservação da escola, desenvolvido na escola Estadual Cidadã Integral Obdúlia Dantas situada na cidade de Catolé do Rocha interior da Paraíba. A partir dos estudos realizados e das experiências vivenciadas tornou-se perceptível que trabalhar a presente temática em sala de aula constitui-se algo relevante, visto que, mesmo tendo alguma consciência acerca da importância da preservação patrimonial, os discentes necessitam de uma maior conscientização, oportunizando o aperfeiçoamento da capacidade crítico/reflexiva dos mesmos, promovendo, assim, o exercício de sua cidadania de forma ativa tendo consciência de alguns dos seus direitos e deveres.