EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO: PROPOSTA DE ABORDAGEM TRANSVERSAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39209 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 288 "titulo" => "EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO: PROPOSTA DE ABORDAGEM TRANSVERSAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Grande parte dos teóricos que abordam questões educacionais, bem como os principais documentos norteadores do ensino designam à escola o papel de desenvolver nos discentes não apenas o seu lado intelectual, mas também o senso crítico, trabalhando temas transversais que vão além do conhecimento científico, como orientam os PCN´s (BRASIL, 1998). Tendo em vista esse pressuposto e a relevância da abordagem transversal em Língua Portuguesa, o presente estudo buscou observar a importância de se trabalhar em sala de aula com o tema patrimônios, buscando desenvolver nos discentes sua visão crítica/reflexiva acerca da preservação dos mesmos, em especial do escolar. Apresentando experiências vivenciadas em sala de aula e realizando uma revisão bibliográfica, tendo por base VIANA (2009) que em sua dissertação para o mestrado apresentou uma análise acerca do processo de ensino/aprendizagem na abordagem dos patrimônios e as autoras SANTOS & VIEIRA (2013), as mesmas apresentam reflexões acerca da abordagem do tema preservação do Patrimônio escolar. Os relatos de experiência são referentes a aplicação do projeto PIBID 2016.2 Educação e Patrimônio: O papel do aluno na preservação da escola, desenvolvido na escola Estadual Cidadã Integral Obdúlia Dantas situada na cidade de Catolé do Rocha interior da Paraíba. A partir dos estudos realizados e das experiências vivenciadas tornou-se perceptível que trabalhar a presente temática em sala de aula constitui-se algo relevante, visto que, mesmo tendo alguma consciência acerca da importância da preservação patrimonial, os discentes necessitam de uma maior conscientização, oportunizando o aperfeiçoamento da capacidade crítico/reflexiva dos mesmos, promovendo, assim, o exercício de sua cidadania de forma ativa tendo consciência de alguns dos seus direitos e deveres." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "TRANSVERSALIDADE;, ENSINO;, PRESERVAÇÃO;, PATRIMÔNIOS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID288_22112017144403.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO SOARES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "TIAGO" "autor_email" => "thyagosoares07@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39209 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 66 "inscrito_id" => 288 "titulo" => "EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO: PROPOSTA DE ABORDAGEM TRANSVERSAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Grande parte dos teóricos que abordam questões educacionais, bem como os principais documentos norteadores do ensino designam à escola o papel de desenvolver nos discentes não apenas o seu lado intelectual, mas também o senso crítico, trabalhando temas transversais que vão além do conhecimento científico, como orientam os PCN´s (BRASIL, 1998). Tendo em vista esse pressuposto e a relevância da abordagem transversal em Língua Portuguesa, o presente estudo buscou observar a importância de se trabalhar em sala de aula com o tema patrimônios, buscando desenvolver nos discentes sua visão crítica/reflexiva acerca da preservação dos mesmos, em especial do escolar. Apresentando experiências vivenciadas em sala de aula e realizando uma revisão bibliográfica, tendo por base VIANA (2009) que em sua dissertação para o mestrado apresentou uma análise acerca do processo de ensino/aprendizagem na abordagem dos patrimônios e as autoras SANTOS & VIEIRA (2013), as mesmas apresentam reflexões acerca da abordagem do tema preservação do Patrimônio escolar. Os relatos de experiência são referentes a aplicação do projeto PIBID 2016.2 Educação e Patrimônio: O papel do aluno na preservação da escola, desenvolvido na escola Estadual Cidadã Integral Obdúlia Dantas situada na cidade de Catolé do Rocha interior da Paraíba. A partir dos estudos realizados e das experiências vivenciadas tornou-se perceptível que trabalhar a presente temática em sala de aula constitui-se algo relevante, visto que, mesmo tendo alguma consciência acerca da importância da preservação patrimonial, os discentes necessitam de uma maior conscientização, oportunizando o aperfeiçoamento da capacidade crítico/reflexiva dos mesmos, promovendo, assim, o exercício de sua cidadania de forma ativa tendo consciência de alguns dos seus direitos e deveres." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "TRANSVERSALIDADE;, ENSINO;, PRESERVAÇÃO;, PATRIMÔNIOS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID288_22112017144403.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO SOARES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "TIAGO" "autor_email" => "thyagosoares07@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }