SILVA, Carolane Diomar Da et al.. . Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38937>. Acesso em: 22/11/2024 00:16
Atividades diferenciadas vêm fazendo parte da metodologia para se trabalhar em sala de aula com os jovens no intuito de auxiliar o ensino de Química. Portanto, o professor deve fazer uso de praticas em sala que contribuam com a construção do conhecimento do aluno e sua formação cidadã. O trabalho “Quem chega lá” foi aplicado no dia do Químico, na II Mostra de Química, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Campus Floresta, para alunos do ensino médio e superior, com o objetivo de revisar os conceitos de Química básica de forma interativa. O referido trabalho teve como base principal os conteúdos básicos do ensino médio, como: matéria, misturas, tipos de separações, tabela periódica, modelo atômico, ligações químicas e reações químicas. A trilha foi feita em um isopor, com duas linhas de partida, foi elaborado em tiras de papel perguntas relacionadas ao conteúdo, que foram colocadas numa caixa. Em seguida dois participantes sorteavam uma pergunta onde teriam que acertar para seguir na trilha. O que chegasse primeiro era o vencedor da atividade, e assim se seguiu com todos os alunos que quiseram participar do jogo.