Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA–LICENCIATURA DO AGRESTE PERNAMBUCANO

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, TIC Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38500
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1022
    "inscrito_id" => 7037
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA–LICENCIATURA DO AGRESTE PERNAMBUCANO"
    "resumo" => "As tecnologias estão cada dia mais presente nas salas de aula, seja pelo uso de smartphones, notebooks e/ou redes sociais, as pessoas estão sempre conectadas. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na sociedade contemporânea são essenciais no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, pois possibilitam inúmeras práticas pedagógicas. No entanto, se verifica certa resistência dos docentes em inseri-las em suas aulas, geralmente por não estarem capacitados para seu uso objetivo e consciente. Assim, o presente estudo, oriundo de um trabalho de conclusão de curso, apresenta uma pesquisa realizada com discentes e docentes de um Curso de formação inicial de professores de Química do Agreste de Pernambuco, com fins de identificar como as TIC têm sido abordadas (ou exploradas) no curso e quais as concepções destes sujeitos sobre os recursos advindos das tecnologias. no entanto, observou-se que essa abordagem não tem ocorrido no curso pesquisado. Sendo importante então, que essas ferramentas das TIC sejam trabalhadas nestes cursos de formação inicial de professor, pois o sujeito só poderá usá-las quando conhece-las e souber manuseá-las de forma adequada para que ela de fato seja um recurso pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, TIC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7037_08092017140857.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO ALVES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO LIMA"
    "autor_email" => "renatolima04@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38500
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1022
    "inscrito_id" => 7037
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA–LICENCIATURA DO AGRESTE PERNAMBUCANO"
    "resumo" => "As tecnologias estão cada dia mais presente nas salas de aula, seja pelo uso de smartphones, notebooks e/ou redes sociais, as pessoas estão sempre conectadas. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na sociedade contemporânea são essenciais no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, pois possibilitam inúmeras práticas pedagógicas. No entanto, se verifica certa resistência dos docentes em inseri-las em suas aulas, geralmente por não estarem capacitados para seu uso objetivo e consciente. Assim, o presente estudo, oriundo de um trabalho de conclusão de curso, apresenta uma pesquisa realizada com discentes e docentes de um Curso de formação inicial de professores de Química do Agreste de Pernambuco, com fins de identificar como as TIC têm sido abordadas (ou exploradas) no curso e quais as concepções destes sujeitos sobre os recursos advindos das tecnologias. no entanto, observou-se que essa abordagem não tem ocorrido no curso pesquisado. Sendo importante então, que essas ferramentas das TIC sejam trabalhadas nestes cursos de formação inicial de professor, pois o sujeito só poderá usá-las quando conhece-las e souber manuseá-las de forma adequada para que ela de fato seja um recurso pedagógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, TIC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID7037_08092017140857.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO ALVES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO LIMA"
    "autor_email" => "renatolima04@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As tecnologias estão cada dia mais presente nas salas de aula, seja pelo uso de smartphones, notebooks e/ou redes sociais, as pessoas estão sempre conectadas. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na sociedade contemporânea são essenciais no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, pois possibilitam inúmeras práticas pedagógicas. No entanto, se verifica certa resistência dos docentes em inseri-las em suas aulas, geralmente por não estarem capacitados para seu uso objetivo e consciente. Assim, o presente estudo, oriundo de um trabalho de conclusão de curso, apresenta uma pesquisa realizada com discentes e docentes de um Curso de formação inicial de professores de Química do Agreste de Pernambuco, com fins de identificar como as TIC têm sido abordadas (ou exploradas) no curso e quais as concepções destes sujeitos sobre os recursos advindos das tecnologias. no entanto, observou-se que essa abordagem não tem ocorrido no curso pesquisado. Sendo importante então, que essas ferramentas das TIC sejam trabalhadas nestes cursos de formação inicial de professor, pois o sujeito só poderá usá-las quando conhece-las e souber manuseá-las de forma adequada para que ela de fato seja um recurso pedagógico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.