Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O EMPREGO DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II MULTISSERIADO

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, , CARTOGRAFIA TEMÁTICA, , ENSINO MULTISSERIADO. Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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      A ideia central deste trabalho é dotar de instrumentos os profissionais docentes para que haja um melhor aproveitamento do tempo em sala, evitar conflitos entre as séries e também colocar o educando na posição de “produtor” do conhecimento a ser estudado. No ensino multisseriado o tempo é a principal barreira tanto para a qualidade quanto para quantidade dos assuntos estudados, outro ponto abordado é a utilização, de forma positiva, da diferença de idades entre os alunos com o intuito de aprofundar os debates em sala. Respeitar as possibilidades mentais de cada indivíduo e fomentar o espírito crítico de cada educando oferecendo possibilidades para que estes possam expressar suas visões de mundo de uma maneira sistêmica, neste processo de ensino e aprendizagem tanto o aluno quanto o professor aprendem e ensinam em uma inter-relação que tende a produzir múltiplas possibilidades educacionais. Através da aplicação de questionários com o objetivo de conhecer como o educando enxerga sua realidade, selecionaremos as questões mais relevantes para a turma, de forma coordenada pelo professor. Os alunos pesquisaram em sites, livros didáticos, textos acadêmicos, mapas e/ou na sabedoria popular as respostas para as questões levantadas a fim de construirmos uma relação de interdependência professor/aluno, assim diz Freire “saber que devo respeito à autonomia e à identidade do educando exige de mim uma prática em tudo coerente com este saber.” E de posse destas informações construiremos um croqui geográfico capaz de materializar diante de seus olhos a pesquisa feita estimulando assim a curiosidade do educando. Usar mapas oficiais para produzir textos informativos e também notas de esclarecimento do que se vê em determinada coordenada geográfica, fazendo o caminho inverso podemos partir do mapa para o texto aguçando a capacidade do educando de gerar redações melhorando consequentemente sua capacidade de argumentação, memorização/incorporação do conteúdo programático, evitando a “decoreba”.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO A ideia central deste trabalho é dotar de instrumentos os profissionais docentes para que haja um melhor aproveitamento do tempo em sala, evitar conflitos entre as séries e também colocar o educando na posição de “produtor” do conhecimento a ser estudado. No ensino multisseriado o tempo é a principal barreira tanto para a qualidade quanto para quantidade dos assuntos estudados, outro ponto abordado é a utilização, de forma positiva, da diferença de idades entre os alunos com o intuito de aprofundar os debates em sala. Respeitar as possibilidades mentais de cada indivíduo e fomentar o espírito crítico de cada educando oferecendo possibilidades para que estes possam expressar suas visões de mundo de uma maneira sistêmica, neste processo de ensino e aprendizagem tanto o aluno quanto o professor aprendem e ensinam em uma inter-relação que tende a produzir múltiplas possibilidades educacionais. Através da aplicação de questionários com o objetivo de conhecer como o educando enxerga sua realidade, selecionaremos as questões mais relevantes para a turma, de forma coordenada pelo professor. Os alunos pesquisaram em sites, livros didáticos, textos acadêmicos, mapas e/ou na sabedoria popular as respostas para as questões levantadas a fim de construirmos uma relação de interdependência professor/aluno, assim diz Freire “saber que devo respeito à autonomia e à identidade do educando exige de mim uma prática em tudo coerente com este saber.” E de posse destas informações construiremos um croqui geográfico capaz de materializar diante de seus olhos a pesquisa feita estimulando assim a curiosidade do educando. Usar mapas oficiais para produzir textos informativos e também notas de esclarecimento do que se vê em determinada coordenada geográfica, fazendo o caminho inverso podemos partir do mapa para o texto aguçando a capacidade do educando de gerar redações melhorando consequentemente sua capacidade de argumentação, memorização/incorporação do conteúdo programático, evitando a “decoreba”.

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