SANTOS, Cláudia Santana. As marcas do professor na formação do aluno. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35937>. Acesso em: 05/11/2024 05:01
Dentro da perspectiva de Vigotsky, desde a mais tenra idade a criança desenvolve, através da presença do outro e os processos de significação. Assim cada criança se singulariza, formada pelo significado cultural dado pelo outro a seus comportamento e ações. Sabendo do papel do outro na singularização dos sujeitos, esse trabalho se propõe a refletir sobre as marcas do professor na formação de seus alunos já na educação infantil. Trata-se de um estudo de caso do tipo observacional explicativo, para este trabalho foi selecionado um episódio ocorrido em uma sala de educação infantil em um município do interior do estado de Sergipe. Os resultados revelam presença de marcas do professor no discurso do aluno, a partir das significações dadas em sua prática pedagógica, com relação ao que é considerado erro ou acerto, reforçando a perspectiva de vários autores quanto as significações que acontecem dentro do ambiente escolar, e colocando o professor como referência na formação desse sujeito aluno. Com isso, propõe-se um (re)pensar das práticas, considerando essa posição do professor como referência e sabendo que suas ações refletem de forma significativa na formação dos alunos.