O ensino de ciências nos últimos anos vem ganhando espaço nas discussões acadêmicas, em função da necessidade de utilização de estratégias e métodos mais atrativos para os alunos. O lúdico através do ensino pode ser uma das práticas utilizadas como promotoras da aprendizagem nas atividades escolares, possibilitando a aproximação dos alunos ao conhecimento científico. Pensando-se na situação da Educação nos primeiros anos do ensino fundamental, tendo em vista a aprovação da Lei 11.274/2006, onde se institui o ensino fundamental de nove anos de duração com a inclusão das crianças de seis anos de idade e pensou-se também na importância de um trabalho que garanta à criança aquilo que ela considera importante, o seu corpo relacionado ao meio. O lúdico é uma estratégia insubstituível para ser usada como estímulo na construção do conhecimento humano e na progressão das diferentes habilidades operatórias, além disso, é uma importante ferramenta de progresso pessoal e de alcance de objetivos institucionais. Tendo também em vista que é grande a responsabilidade do educador para alcançar a aprendizagem dos educandos fazendo-se a integração dos conteúdos curriculares propostos com o lúdico (jogos, brinquedos e brincadeiras), mas todos têm o direito de aprender e aprender com prazer o resultado será bem melhor. O presente trabalho objetivou-se a avaliar o conhecimento dos estudantes do ensino fundamental II da rede pública estadual, sobre a disciplina de Ciências e seu ensino, tomando como base de tema o bioma da Caatinga, as plantas e os animais endêmicos da região, usando um jogo em forma de baralho como ferramenta lúdica. O trabalho foi desenvolvido por um grupo de discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE