Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA CONTEMPORÂNEA

Palavra-chaves: CRIANÇA, MÍDIA, CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido em conjunto pelas discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Dedicando ao estudo da influência midiática na construção da identidade da criança contemporânea, buscando compreender como nós, futuras profissionais da educação podemos trabalhar as múltiplas realidades e como podemos estimular a discussão no âmbito educacional sobre a importância da mídia na constituição das identidades infantis. Precisamos em nível individual e coletivo buscar uma reforma no pensamento social e educacional para que assim possamos dar conta da problemática que envolve a influência da mídia na educação infantil. Este estudo se debruçou na analise de dois vídeos disponibilizados na internet, os quais mostram a formação da identidade infantil, influenciadas pelo meio midiático, para embasamento teórico também realizamos uma pesquisa documental, através de livros e artigos relacionados à temática em questão. Buscamos esclarecer por meio desse estudo a importância de conscientizar as pessoas acerca dos problemas que existem e os que podem ser evitados na construção da identidade da criança contemporânea através das mídias. Será abordada no decorrer do artigo a perspectiva negativa que a mídia tem na fase da infância, tendo em vista que é nesta fase que são desenvolvidas as funções cognitivas, realizadas por meio da assimilação e repetição de imagens, gestos e atitudes observadas através das mídias. Foi possível perceber ao longo do estudo realizado a existente relação entre mídia e infância, levando em consideração o visível prazer e atração que as crianças tem com os dispositivos midiáticos que são disponibilizados diariamente, muitas vezes como forma de “ocupação” que os adultos repassam para as crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.