Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DO CAMPO NA AMAZÔNIA PARAENSE

Palavra-chaves: PRÁXIS, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL AMBIENTAL, EDUCAÇÃO DO CAMPO Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Esta pesquisa apresenta resultados das investigações sobre aprendizados em Educação Patrimonial Ambiental (EPA) no processo de ensino e aprendizagem em uma escola do campo na Amazônia. O principal objetivo foi avaliar o desenvolvimento de práticas de EPA no campo, utilizando recursos naturais e experiências de vida dos alunos. Para encontrar resposta à investigação analisaram-se as contribuições que a epistemologia da EPA traz às práticas de um professor do campo no sentido da formação de um olhar crítico. A análise dos resultados segue a abordagem qualitativa, em que os investigadores e os sujeitos investigados são sujeitos do mesmo lócus espacial e temporal com objetivos comuns. As propostas seguem fundamentadas na EPA com o propósito de provocar mudanças de concepções ingênuas sobre ambiente e viabilizar educação e formação cidadã baseadas em práticas constituídas pelas relações do ser humano com o seu ambiente. Os resultados mostram a necessidade de valorização do meio como patrimônio e o fortalecimento de uma consciência ética e ecológica que reforçou os sentidos dos valores, contribuiu e instigou os estudantes a preservar e manter um bom relacionamento com seu bem estar, tanto para o presente quanto para as futuras gerações.

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